Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Manchas na pele: Como elas se formam + prevenção e tratamento

Segundo uma enquete que realizei lá na Fanpage no Facebook, o que mais incomoda nas mulheres são as manchas que aparecem na pele, sendo mais específica, no rosto. Então hoje vou falar sobre as manchas, e também mostrar os 7 tipos mais comuns que podem aparecer.


Vale lembrar que uma visita ao médico é sempre importante, principalmente se você notar que a aparência da sua mancha não é muito comum. “É importante para descartar câncer de pele, mas existem outras razões. O surgimento abrupto de melasma também pode estar relacionado a fatores hormonais e a ajuda médica é imprescindível”, diz Dra. Alessandra Drummond, médica dermatologista.

Antes de conhecermos os 7 tipos de manchas, vamos entender resumidamente como funciona o processo natural de pigmentação.

Na nossa pele existem células chamadas melanócitos, que se encontram na junção da derme com a epiderme. Esses melanócitos são responsáveis pela produção de melanina, que por sua vez é um pigmento fundamental para a célula, porque ela a envolve protegendo o seu núcleo das radiações solares. Em um processo natural, a melanina é a responsável pela tonalidade e coloração da pele de maneira homogênea.



Mas como se formam as manchas? 

A melanina é produzida com o auxílio da enzima tirosinase. Quando essa enzima está em desequilíbrio acontece o processo de formação das manchas, ocorrendo assim o aumento na produção de melanina e consequentemente o acúmulo desordenado de pigmentos na célula, gerando o aparecimento de manchas, tom não homogêneo e opacidade da pele.

Mas é válido saber que temos tanto fatores internos quanto externos que favorecem o aparecimento das manchas. 

FATORES INTERNOS
  1. Idade: Os sinais de idade são potencializados após os 40 anos, normalmente nas áreas mais expostas ao sol como: rosto, colo, braços e mãos.
  2. Acne: Podem deixar sequelas de manchas na pele.
  3. Gravidez: Cerca de 70% das mulheres adquirem manchas na pele devido às alterações hormonais que ocorrem na gravidez.
  4. Dieta: O baixo nível de cálcio, vitaminas A, B e E podem causar problemas na pigmentação da pele.

FATORES EXTERNOS
  1. Exposição ao sol: Longos períodos de exposição ao sol sem o uso de protetor solar adequado podem contribuir para as manchas na pele. Mas não exclua o uso do protetor em dias nublados, pois é muito importante o uso dele também.
  2. Exposição às luzes em ambientes fechados: Também podem causar manchas com o passar do tempo, por isso recomenda-se usar protetor solar todos os dias.
  3. Poluição: A poluição oxida os óleos naturais da pele causando inflamação, anulando a função de barreira da pele e ativando uma série de eventos prejudiciais ao DNA, como a produção de uma enzima chamada COX2. Como essa enzima ativa a produção de melanina, acaba acontecendo a formação de manchas escuras na pele.

Então o que precisamos fazer para reverter todo esse quadro de produção de manchas é restabelecer o equilíbrio destes melanócitos afetados. 

Uma vez que você já apresenta manchas na pele, independente do tratamento que faça, é necessário cuidar e proteger a sua pele diariamente para que estímulos internos e externos não hiperativem novamente o melanócito, causando novamente a produção de melanina e o reaparecimento da mancha.

De forma geral, vamos conhecer os 7 tipos de manchas mais comuns.


1 -  Manchas de sol

Esse tipo de mancha é visto como uma defesa natural da pele quando ela está sendo exposta aos raios ultravioletas do sol durante muito tempo.

Geralmente essas manchas são acastanhadas e aparecem nas áreas do corpo onde ficam mais expostas ao sol, como o rosto, colo, braços e mãos. sem estar usando um filtro solar.

A melhor prevenção para esse tipo de mancha é o uso diário de proteção solar. Para peles morenas mínimo FPS 30, e para as peles mais claras mínimo FPS 50, e com proteção contra raios UVA. Também é importante não se expor ao sol nos horários entre 10h e 16h.

2 - Melasma

São hiperpigmentações da pele causada por alta liberação de melanina. As cores desse tipo de mancha pode ir do castanho claro até o marrom escuro, e aparece com mais frequência no rosto. Aqui o sol também aparece como um dos fatores que desencadeia o surgimento do melasma, mas também contamos com a prédisposição genética e o uso prolongado de anticoncepcionais hormonais.

3 - Manchas vermelhas

Pode ser desde uma alergia até doenças de pele, como rosácea e dermatite.

A causa da rosácea é desconhecida, mas é muito comum que esse tipo de mancha apareça no fim do dia, depois do banho, de consumir bebida alcoólica ou comer algo apimentado. O sol e o calor também podem pior a aparência pois provoca uma vasodilatação local.

Quanto à dermatite, pode ser consequência de uma alergia, seja ela alimentar, a uma bijuteria, creme, perfumes....

4 - Fitofotodermatites

Esse tipo de mancha é causado pela exposição da pele com algum elemento cítrico ao sol, como por exemplo quando espirra limão na pele e você a expõe ao sol.

5 - Manchas de câncer de pele

Manchas e / ou pintas muito escuras que crescem ou mudam de formato ao longo do tempo precisam ser vista por um médico, pois pode ser câncer de pele. Geralmente elas são assimétricas e tem bordas irregulares ou indefinidas. Esse câncer é causado pelos raios ultravioletas do sol e caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele, em especial nas áreas expostas aos raios solares sem proteção de um filtro solar.

6 - Manchas de diabetes

São manchas escuras de cor avermelhada ou marron, são aveludadas e aparecem principalmente atrás do pescoço, nas axilas, nas dobras da região interna dos braços e na parte da frente das pernas. Elas são causadas pela quantidade de insulina no organismo.

7 - Manchas brancas

A causa é a infecção por fungos e elas se alastram pela pele se não forem tratadas. Mas também podem ser um quadro de sardas brancas causadas pela exposição contínua ao sol sem protetor solar.


PREVENÇÃO e TRATAMENTO

Como pode perceber, em boa parte a exposição ao sol sem o uso de um bom filtro solar é uma das causas dos vários tipos de manchas na pele. Então reforço o que todo mundo diz... USE FILTRO SOLAR, mesmo em dias nublados e mesmo se não for sair de casa.

O Défense Total da L'Bel é um protetor solar especializado contra todos os tipos de radiação solar e pode ser usado no rosto e no corpo. Outro benefício dele é que todos os integrantes da familia poderão usar, independente da idade, ou seja, já não será preciso comprar um protetor para as crianças e outro para os adultos.

E não pense que ele é para ser usado somente quando você se expõe ao sol, porque ele te protege até mesmo em ambientes fechados, seja dentro de casa ou no trabalho, veja só quanta proteção em um só produto:
  • FPS 60, alta proteção UVB
  • Proteção UVA
  • FPR, 99% de proteção contra radicais livres
  • Proteção Infravermelha IV-A, B e C
  • Proteção contra luz visível (L.V)
Além disso, o Défense Total tem proteção anti-idade pois previne o fotoenvelhecimento precoce da pele graças a seus protetores de colágeno.

Para adquirir o Défense Total da L'Bel clique AQUI.

E como estamos falando de manchas, além de proteger e prevenir com o produto indicado acima, podemos clarear as que já estão visíveis na nossa pele usando cremes específicos para esse fim, como essa dupla maravilhosa que é o Clarifique Dermo Radiance Dia&Noite.


Veja só quantos benefícios tem nos dois produtos:
  • Clareia a pele
  • Minimiza as manchas
  • Uniformiza o tom de pele
  • Ilumina o rosto
  • Protege contra a poluição
  • FPS 30 - protege contra os raios solares
  • Hidrata e nutre a pele.

O produto DIA é uma loção clareadora que ilumina, hidrata e protege a pele contra os raios solares e poluição (FPS 30). A tecnologia desse produto conta, além do FPS 30, com a Bio-película natural. Essa Bio-película faz um efeito de segunda pele, ou seja, ela cria uma barreira na superfície da pele, impedindo que as partículas de poluição penetrem nos poros. Elas são formadas por polissacarídeos de algas marinhas, ricas em minerais como cálcio, ferro e iodo, além de serem consideradas fontes de proteínas, carboidrato e vitamina A. Sua ação é também de criar uma barreira, porém ela permite que a pele respire normalmente sem obstruir os poros.

Já o produto NOITE é um sérum clareador para o rosto, que além de clarear também ilumina e nutre a pele. A sua tecnologia conta com o Biocomplex Bright, que é uma combinação de ativos de origem natural, obtido do extrato de semente de Vigna Aconitifolia, que é uma leguminosa muito resistente à seca na região árida e semiárida da India. Elas são ricas em proteínas e podem ser consumidas cozidas ou fritas. O extrato dessa semente possui ativos que aumentam a renovação celular da pele, sendo assim, as células que já estão muito pigmentadas são eliminadas mais rapidamente. E também conta com um potente clareador de vanguarda altamente eficaz e seguro, chamado Chromabright™, que é uma molécula de última geração que combate sem irritar nem agredir a pele, o processo de hiperpigmentação, ao inibir a enzima tirosinase.

Então esses dois produtos juntos é o mais indicado no tratamento de manchas para pessoas de todas as idades e tipos de pele. São duas fórmulas diferentes que atuam de maneira específicas porém que se complementam.

Mais informações sobre os produtos:
  • Clareador e anti-mancha
  • Dermatologicamente testado
  • Hipoalergênico
  • Não comedogênico (não obstrui os poros)
  • Livre de parabenos
  • pH balanceado para a pele
  • Livre de fragrâncias
  • Selo da Skin Cancer Foundation 
Atenção!!!

Esse produto não é recomendado para:
  • Mulheres grávidas
  • Peles danificadas
  • Pele em condição dermatológica que requer atenção médica.
Para adquirir o Clarifique Dermo Radiance clique AQUI.

Para agendar uma consultoria ONLINE clique AQUI e fale comigo.

Até a próxima!


Quer ser uma consultora L'Bel? Clique AQUI e preencha seu cadastro, ou FALE COMIGO.


Fonte: 
Material didático de Consultora L'Bel, M de Mulher

Imagens: Reprodução


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE