Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

16 Dicas de como usar o vinagre de maçã

No post anterior fiz o teste do vinagre de maçã na pele e fiquei surpreendida com o resultado. Então pensando nisso, listei mais alguns benefícios desse vinagre para compartilhar com você, seja para pele, cabelo, dentes, perder peso, e acredite, dá até para temperar salada rssss. Confira!



Cabelo
  1. Tratamento de caspa: Muitas vezes a caspa pode ser proveniente de fungos ou células mortas. Como o vinagre de maçã tem propriedades antifúngicas, quando aliada à sua acidez torna eficaz a eliminação das caspas por mais persistentes que elas sejam.
  2. Para dar brilho: Misture em um copo de água uma colher de sopa do vinagre de maçã. Depois de lavar e condicionar o cabelo, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.
  3. Equilibra o pH do cabelo: O vinagre de maçã é excelente para equilibrar o pH dos fios.
  4. Limpeza do couro cabeludo: Misture uma quantidade de vinagre de maçã e água que seja suficiente para limpar o couro cabeludo, os dois na mesma proporção. Faça uma pré-lavagem massageando com movimentos circulares, e enxágue. Depois é só lavar o cabelo normalmente com seus produtos.
  5. Para fechar as cutículas dos fios: Lave seu cabelo normalmente com o shampoo de sua preferência. Separe uma quantidade de condicionador somente para aquele uso e adicione uma colher de vinagre de maçã (a quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador). Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.
  6. Oleosidade do couro cabeludo: Adicione no seu shampoo uma colher de sopa de vinagre de maçã,  isso irá equilibrar o pH do shampoo, e consequentemente irá melhorar a oleosidade.
  7. Queda de cabelo: Por ter propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Para isso basta aplicar com um algodão o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.
Atenção! Cuidado se o couro cabeludo estiver machucado porque vai arder, e não deixe escorrer nos olhos.



Mais utilidades
  1. Perda de peso: O vinagre de maçã ajuda a reduzir o peso porque inibe a ação de enzimas que digerem carboidratos, reduzindo a absorção de pães, massas, doces e leites. Sendo assim, se consumir 1 colher de sopa antes do almoço e jantar poderá ajudar a reduzir a quantidade de calorias absorvidas pelo intestino.
  2. Dor de garganta: A ação antibactericida e anti-inflamatória desse vinagre irão atuar causando um alívio nos sintomas da dor.
  3. Placas bacterianas e mau hálito: Fazer bochechos com vinagre e água poderá acabar com as placas bacterianas e as bactérias causadoras do mau hálito.
  4. Coceira e ferimentos: Por ser bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.
  5. Mãos ressecadas: Como já vimos, esse vinagre equilibra o pH da pele e melhora o ressecamento. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.
  6. Como desodorante e clareador das axilas: Você sabia que também dá para usar o vinagre de maçã como desodorante? Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Use o vinagre de maçã diretamente nas axilas aplicando com um algodão.
Pés
  1. Pés cansados: Quer aliviar dores e cansaços nos pés? Então em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos. 
  2. Chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleuca ou de tomilho, isso ajudará a eliminar o odor. Também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos. 
  3. Fungos na unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos todos os dias, até quando for necessário.

Assim como tudo na vida, faça o uso do vinagre de maçã com moderação. Devido ao seu alto teor ácido, é preciso ter certos cuidados para não ter problema ao invés de solução, como:
  • Desgastar o esmalte dos dentes, aumentando o risco de surgir cáries;
  • Ferir a garganta, especialmente em casos de refluxo e lesões no esôfago e no estômago;
  • Interferir no funcionamento de medicamentos para diabetes e hipertensão, especialmente diuréticos;
  • Queimar a pele e causar vermelhidão e ardor quando o ácido é colocado diretamente, sem diluir ou com grande frequência. 

E você, já conhecia essas funcionalidades do vinagre de maçã?

Até a próxima!

Fontes:



RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE