Banha de porco e seus benefícios

Antigamente a banha de porco era muito utilizada para preparar os alimentos pois além de ser de fácil acesso, seu custo era bem menor do que os óleos vegetais. Com o passar do tempo, mitos foram espalhados dizendo que o melhor seria consumir os óleos vegetais e não a banha, dessa forma eles tiveram seus preços reduzidos e passaram a ser mais consumidos no mundo.

Bolinho de chuva assado

Quer uma receita super fácil e deliciosa para comer a qualquer momento?! Então olha só o que eu trouxe hoje para você, bolinho de chuva assado. Isso mesmo, sabe aquela receita da avó que tanto amamos? Então, a receita de hoje é na versão assada, para quem não gosta ou não pode comer frituras.


 Você vai precisar de poucos ingredientes, anote aí:

  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga
  • 2 ovos inteiros
  • 2 xícaras de leite morno
  • 4 xícaras de farinha de trigo (eu fiz com farinha integral)
  • 2 colheres de sopa de fermento para bolo
  • açúcar e canela à gosto para finalizar

Essa quantidade é para uma receita dupla e rendeu 27 bolinhos.


Modo de preparo:

Bata na batedeira ou no liquidificador os 3 primeiros ingredientes da lista (açúcar, margarina ou manteiga e os ovos). Em seguida acrescente o leite morno e volte a bater.

Caso tenha batido no liquidificador transfira a mistura para outro recipiente, acrescente aos poucos a farinha e vai mexendo com um fuê, colher ou espátula. Quando a massa estiver parecida com a de um bolo, acrescente o fermento e continue batendo.

Coloque a massa em formas de cupcake ou empada até a metade, pois irão crescer no forno. Se a forma for de silicone não precisa untar, se for de alumínio unte com manteiga e farinha.

Pré aqueça o forno a 180°C por uns 15 minutos, e depois de preparada as forminhas, leve ao forno por 20-30 minutos ou até dourar.

Logo em seguida que retirar do forno, passe os bolinhos na mistura do açúcar com a canela. Caso não esteja grudando no bolinho, pincele um pouco de manteiga antes.

E agora é só servir com um chá ou café bem quentinho e aproveitar essa delícia.

No vídeo abaixo está o passo a passo da receita que fiz durante o vlog dessa semana, é só clicar que ele irá começar no tempo certo da preparação.



Como disse no vídeo, essa foi a primeira vez que fiz essa receita e ela deu super certo, eu amei e recomendo que experimente. Se fizer aí em casa já sabe, me conta depois o que achou =).

Não espere que fique com o gosto de bolinho de chuva frito, porque o gosto é um pouco diferente. No dia seguinte até fica mais parecido, mas no dia eu não achei, embora seja bem gostoso. Talvez seja por eu fiz com farinha integral e também por ele ser assado. Se você fizer com farinha branca me diz nos comentários se ficou parecido com o original.

Até a próxima!



RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE