Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Banha de porco e seus benefícios

Antigamente a banha de porco era muito utilizada para preparar os alimentos pois além de ser de fácil acesso, seu custo era bem menor do que os óleos vegetais. Com o passar do tempo, mitos foram espalhados dizendo que o melhor seria consumir os óleos vegetais e não a banha, dessa forma eles tiveram seus preços reduzidos e passaram a ser mais consumidos no mundo.


Antes de qualquer coisa é preciso entender que as gorduras são essenciais para nosso organismo, independente se você está ou não de dieta. Uma alimentação saudável e balanceada deve conter 30%  do teor calórico total em gorduras, pois elas contribuem para o processo de produção de hormônios, transporte de vitaminas e gerar energia.

"Até meados do século 20 muitas pessoas utilizavam a banha no preparo dos alimentos, diz Dr. Rocha. Felizmente o uso está voltando e o motivo é que a banha é livre de gordura trans, o que é muito abundante nos óleos vegetais comercializados e muito prejudicial à saúde.

Embora seja muito criticada, a banha de porco tem aproximadamente 40% de gordura saturada, sendo o resto da composição dividida em gorduras monoinsaturada e poliinsaturada.

Durante muito tempo, as gorduras saturadas foram vistas como as principais vilãs para as doenças cardiovasculares. "Baseado no fato de termos reduzido demais a ingestão das gorduras animais (e usado as gorduras vegetais) nos últimos anos, não se verificou a diminuição da prevalência de doenças cardíacas. Na realidade, essa colocação é verdadeira, porém devemos levar em consideração outras modificações nos hábitos e estilo de vida da população, que também se relacionam com o desenvolvimento de tais doenças", afirmou Mariana Maciel, nutricionista da rede de centros médicos dr.consulta.

Segundo Rocha, "para quem tem diabetes a banha de porco se torna uma aliada poderosa que ajuda a diminuir os efeitos da doença, e em alguns casos pode até reverter."

Como o post de hoje é sobre os benefícios da banha para a saúde, ao invés dos mitos criados sobre ela, veja a seguir porque devemos preparar os alimentos utilizando essa gordura.
  1. Um dos melhores óleos para cozinhar: A banha de porco quando atinge altas temperaturas não liberam compostos tóxicos, o contrário acontece com os óleos vegetais, que quando aquecidos liberam uma série de toxinas prejudiciais para a nossa saúde, além de favorecer a produção de radicais livres que ao ser consumido por muito tempo podem ser cancerígenos.
  2. Extremamente nutritiva: A banha de porco possui uma série de nutrientes que trazem benefícios para a saúde. Em sua composição encontramos as vitaminas B e C, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro. Além disso não há sódio ou conservantes, principalmente se você produzir a banha em casa ao invés de comprar pronta no supermercado. Dessa forma, a banha é ideal para pessoas com hipertensão arterial, diabetes e até mesmo AVC.
  3. Saudável para o coração: Embora "alguns profissionais da saúde pregam, a banha de porco é uma gordura saturada, porém esse tipo de gordura não faz mal ao coração", diz Dr. Rocha. Ele ainda complementa dizendo que "a gordura saturada é um alimento natural, que tem capacidade de promover o aumento do bom colesterol (HDL) e diminuir os níveis do mal colesterol (LDL oxidado). Portanto, pode trazer uma série de benefícios a quem a consumir com frequência". Outros especialistas também defendem a banha de porco alegando que esse tipo de gordura só é problemática quando está desbalanceada em relação às insaturadas, o que não acontece aqui. Dessa forma, há uma diminuição das placas de gordura em vasos e artérias, além do percentual de gordura corporal.
  4. Altas doses de ômega 3: Segundo estudos científicos, quando a banha vem de animais criados soltos, ela contém altas doses de ômega 3, proporcionando dessa forma a oxidação do colesterol ruim, o que previne uma série de doenças cardiovasculares.
  5. Importante no combate à depressão: Por ser rica em ácido oleico, o consumo da banha está diretamente relacionada ao menor risco de depressão. Independente da forma como a banha seja consumida (crua, cozinhando alimentos ou até mesmo preparando os deliciosos torresmos) você estará ingerindo o ácido oleico.
  6. Rica em vitamina D: Isso mesmo, a banha de porco é a segunda fonte alimentícia mais rica em vitamina D, logo em seguida do óleo de fígado de bacalhau. Isso acontece devido à grande capacidade que os porcos tem de sintetizar a vitamina D e armazená-las no seu tecido adiposo.

Por ter um sabor suave, textura delicada e agradável sensação na boca, a banha de porco é uma excelente escolha para preparar e assar alimentos como biscoitos, tortas, além de frituras como batatas e carnes. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, por ter esse sabor bem suave ela não interfere no gosto da comida, como acontece por exemplo com o óleo de côco.

Como eu falei no post sobre o Torresmo à moda antiga, a banha se torna muito mais barata do que os óleos vegetais e até mesmo da banha de porco comprada em supermercado, visto que ao preparar em casa você terá a banha e o torresmo. De qualquer forma, caso prefira comprar pronta, é preciso ter muita atenção à banha escolhida, pois a maioria destes produtos são hidrogenados para que durem mais tempo, o que prejudica a qualidade da gordura ao gerar gordura trans. 

É importante lembrar também que, assim como qualquer alimento a banha deve ser consumida sem exageros.

E você, usa banha de porco na hora de cozinhar?

Até a próxima!



Fonte:
Dr. Rocha, Mundo Boa Forma, Minha Vida


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE