Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Testei: Pó Matificante Corretivo Zanphy

Uma das reclamações mais frequentes das mulheres é que a pele, depois de algum tempo maquiada, começa a mostrar aquele brilho oleoso e indesejado. Eu não sou muito diferente de você, e foi por isso que resolvi testar o pó matificante da Zanphy, que promete manter o aspecto sequinho por mais tempo, além de outras 'cositas'. Será que realmente cumpre o que promete?!



Para quem ainda não conhece, a Zanphy é uma marca de cosméticos brasileira, fundada em 1998 com sede em São José dos Campos (SP). Ela oferece uma gama de produtos para você reproduzir uma maquiagem completa, com qualidade e preços bem acessíveis, e você pode encontrar em várias lugares (físico e online).

Eu a conheci na loja Bay Beauty aqui na cidade (antiga Leo Cosméticos). Estava à procura de um pó translúcido (aquele bem fininho) e me apresentaram esse pó matificante corretivo, que tem várias funções, e que mesmo sendo compacto ele é extremamente fino. 

Segundo a marca, o pó matificante corretivo:



Esse pó matificante é um mosaico com cores corretivas que ajudam a camuflar imperfeições da pele, e você encontra em duas embalagens, uma mais simples e a Special Line (essa da foto) que traz espelho e esponja, o que facilita uma possível reaplicação durante o dia aonde quer que você esteja, caso seja necessário.

Conforme me orientaram na loja, esse pó pode ser aplicado antes da base onde irá atuar como primer e corretivo para algumas imperfeições da pele, ou depois da base como um pó compacto.

Então seguindo essas recomendações, comecei a testar, e a primeira aplicação foi antes da base.

Primeiro fiz a preparação de pele (limpeza, hidratação), depois apliquei o pó matificante logo em seguida do protetor solar e com a esponja que veio na embalagem. Ele fez uma leve cobertura nas manchas e olheiras, mas nada que me faça dispensar o uso do corretivo habitual (talvez para uma pele mais jovem ele seja o suficiente). Notei nesse primeiro momento que a minha pele ficou levemente esbranquiçada, e após a aplicação da base (do tom da minha pele e que não oxida) continuei com essa mesma sensação, o que me fez pensar se isso também não aconteceria em uma pele morena, visto que ele é recomendado para todos os tons de pele. Pode até ser impressão minha, mas se você tiver a pele morena, e puder testar o produto antes de comprar, eu recomendo que o faça. Mas a cobertura após a finalização da maquiagem fica perfeita, pele lisa e sem brilho.


Como fiquei com essa "pulguinha" esbranquiçada atrás da orelha, testei também aplicando com o pincel, para ver como seria.

Com a esponja notei uma maior cobertura nos poros, linhas de expressão e nas manchas, porém esse lado realmente ficou mais esbranquiçado do que o outro (embora na foto não apareça tanto).

Atenção: Quando digo que a pele fica esbranquiçada, não é nada muito exagerado, nada que vá me impedir de usar, talvez as pessoas nem notem, mas eu percebo que está por conhecer bem a minha pele. E como disse, quando aplico com a esponja eu noto mais do que quando aplico com o pincel.

No teste seguinte, eu apliquei depois da base do tom da minha pele mas que oxida bem pouco (ou seja, ela escurece depois de aplicada), e não usei nenhum outro tipo de correção, apenas o pó matificante.

Assim como na foto anterior, também apliquei com uma esponja e com um pincel.

Com a esponja a uniformização da pele foi maior, tanto nas manchas quanto nas linhas de expressão. Já com o pincel, a pele ficou mais natural, com uma leve cobertura.

O que gostei bastante é que, tanto antes quanto depois da base, a pele não fica com sensação de ressecada (tipo repuxando, sabe?!), e ao toque fica muito sedosa.

Dica 1: Você pode aplicar por cima do matificante o pó compacto/solto da cor da sua pele, se achar necessário.

Dica 2: Eu gostei mais de aplicar o pó matificante com o pincel, assim o efeito fica mais natural. E aplicar nas áreas que tem mais oleosidade, geralmente na zona T (queixo, nariz e testa). OBS: nos testes eu apliquei no rosto inteiro.

Quanto ao manter a pele com a aparência sequinha, realmente ele cumpre o que promete. Mesmo que ao toque você sinta que a oleosidade continua na pele, na aparência não se nota, e você fica com a maquiagem "intacta" por mais tempo. Se for preciso, você também pode reaplicar ao longo do dia porque ele não tem cor, embora seja colorido (é estranho dizer isso, mas é verdade!), não precisa ter medo de usar esse pó por ele ter todas essas cores, ao misturá-las ele fica praticamente translúcido - fino e "transparente".


E digo mais, eu até indico para os homens que acham desagradável ter a pele com aparência oleosa, mas espalhem muuuuuuuuuuito bem, e lembre-se que com o pincel de pó fica muito mais natural. Além disso ele vai uniformizar a sua pele.

Vale lembrar que, mesmo utilizando somente o pó matificante na pele, seja mulher ou homem, é preciso limpar bem o rosto no final do dia, ok?!

Eu paguei no Pó Matificante Corretivo da Zanphy R$30,50. Então para quem gosta de uma pele sem brilho e uma maquiagem com acabamento mate, fica a dica desse produto.

E você, já conhecia essa marca? Já usou algum produto? Comenta qual você me indica para testar...

Até a próxima!



RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE