Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Pele seca: O que devo fazer?!

A pele seca é caracterizada pela falta da quantidade de água necessária na camada mais superficial da pele, a epiderme. Tanto homens quanto mulheres podem ter esse tipo de pele, mas com o avançar da idade esse é o tipo que mais predomina, pois nessa faixa etária a tendência é diminuir a quantidade de óleos naturalmente produzidos na pele.


Esse tipo de pele é bem delicada e com tendência a descamar e apresentar linhas de expressão, porque a pele seca não retém muito bem a umidade. Após a lavagem ela pode apresentar coceira ou sensação de pele "esticando". Em alguns casos, se a pele seca não for bem tratada, pode resultar em eczema, psoríase, fissuras e infecções.

De modo geral, é uma característica genética, mas torna-se muito comum no envelhecimento, como citei anteriormente.

Outro fator que devemos levar em consideração é o clima. Um tempo frio, seco, assim como no inverno podem piorar muito a pele seca. Além disso, o tipo de sabão, as roupas e até mesmo o hidratante inadequado pode agravar esse tipo de pele. E sem esquecer que alguns medicamentos também podem causar o ressecamento.

Principais sintomas da pele seca

O principal sintoma é o prurido. É possível encontrar manchas ásperas, ressecadas e avermelhadas na pele, e essas manchas geralmente causam coceiras. As áreas mais afetadas são: braços, mãos, pernas, abdômen e áreas de fricção como tornozelos e sola dos pés, podendo causar fendas e fissuras.

O melhor tratamento para a pele seca é a lubrificação diária com um emoliente, que vai inibir a evaporação da água. O uso de hidratantes suaves, corporais e faciais, também ajuda no controle e restauração da pele.

Tenho a pele do rosto seca, e agora?!

Quem tem esse tipo de pele sabe o quanto é difícil domar a descamação e a falta de viço. Dessa forma é preciso focar em produtos adequados para ajudem na recuperação. Opte sempre pelos sem álcool e sem fragrâncias.

Assim como os demais tipos de pele, recomenda-se uma rotina de cuidados diários com o rosto em 4 passos: limpeza, tonificação, prevenção e proteção, sempre com produtos específicos e recomendados para o seu caso.

Limpeza: opte por sabonete hidratante com componentes restauradores, que ativam as enzimas e proteínas. Quando lavar o rosto (vale para o corpo também), retire todos os resíduos com água morna, evite a quente pois ela remove os óleos naturais que mantém a hidratação. E faça esfoliação uma vez na semana, para remover as células mortas.

Tonificação: O produto não deve conter álcool para não agredir a pele, pois ao evaporar leva junto uma boa quantidade de água.

Anti-idade (por volta dos 25 anos): deve ser bem hidratante.

Protetor solar: Assim como o anti-idade, deve ser bem hidratante também.

Como reage o rosto com a pele seca?
  • TESTA: Marcas visíveis como rugas e linhas de expressão.
  • BOCHECHAS: Assim como a linha do cabelo, essa área é suscetível a apresentar pele manchada, seca e inflamada.
  • PONTA DO NARIZ: As narinas podem ficar bastante secas, especialmente no frio.
  • ÁREA DOS OLHOS: É a parte mais delicada, menos resistente e elástica. Também é propensa a inchaço e marcas de expressão.
  • TOPO DO NARIZ: Poros invisíveis. Talvez esse seja o único benefício da pele seca, se comparado aos outros tipos de pele.
  • QUEIXO: Geralmente é a parte mais seca, e piora com o frio e/ou uso de sabonetes.

DICA CASEIRA para tratamento: Use óleo de coco virgem para tratar todos os problemas de pele e melhorar a saúde dela. Experimente aplicá-lo duas vezes por dia para aliviar a inflamação e reduzir a perda de água. Estudos revelam que ele ajuda a tratar a dermatite atópica (reação alérgica que deixa a pele seca e inflamada).


RECEITA CASEIRA: Hidratante de Argan - Creme nutritivo que retém a umidade. O óleo de argan é conhecido pelas propriedades hidratantes e nutritivas. A manteiga de carité também ajuda a nutrir e o óleo de abacate alivia a pele ressecada.

Ingredientes: Rende 100g
  • 1 colher de chá de manteiga de carité
  • 2 colheres de chá de óleo de argan
  • 1 colher de chá de óleo de abacate
  • 1 colher de chá de cera de abelha
  • 4 colheres de sopa de água mineral
  • 1 colher de sopa de cera emulsificante
  • 1 colher de chá de glicerina
  • 5 gotas de óleo essencial de olíbano
  • 2 gotas de óleo essencial de néroli
  • 1 gota de óleo essencial de bergamota
Como fazer:
  1. Prepare uma emulsão derretendo a manteiga, os óleos e a cera de abelha em banho-maria. Retire do fogo assim que a cera derreter.
  2. Aqueça a água mineral em uma panela a 80°C. Acrescente a cera emulsificante e a glicerina, e mexa até a primeira dissolver por completo.
  3. Acrescente a mistura quente de óleo à mistura quente de água. Com uma batedeira manual ou um mixer, bata continuamente até uniformizar.
  4. Continue mexendo um pouco enquanto esfria. Acrescente os óleos essenciais e mexa bem. Transfira para um recipiente limpo e deixe esfriar antes de tampar. Armazene na geladeira. Conserva-se por 6 semanas.

DICA DE FARMÁCIA: Que eu amo e uso =) - Bepantol Derma (versão baratinha dele é o Bepantriz) e Creme Nívea da latinha azul. Sobre o bepantol já falei aqui no blog (primeiro post), e também aqui (segundo post). Quanto ao creme Nívea já fazia muito tempo que não usava (muito mesmo), e voltei a pouco já pensando em ir introduzindo uma rotina com essa linha nos meus cuidados com a pele (visto que meus cremes estão acabando e vou mudar), mas vou falar sobre ele por aqui também.

O Bepantol passo à noite na área dos olhos e lábios, uma camada bem generosa (principalmente nos lábios). Já o creme Nívea, uso durante o dia.




E você, reconhece seu tipo de pele? Como você cuida dela?

Até a próxima!


Fonte:
O livro de receitas da beleza natural.
A bíblia da beleza para o século XXI.

Imagens: Reprodução.


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE