Banha de porco e seus benefícios

Antigamente a banha de porco era muito utilizada para preparar os alimentos pois além de ser de fácil acesso, seu custo era bem menor do que os óleos vegetais. Com o passar do tempo, mitos foram espalhados dizendo que o melhor seria consumir os óleos vegetais e não a banha, dessa forma eles tiveram seus preços reduzidos e passaram a ser mais consumidos no mundo.

Pele seca: O que devo fazer?!

A pele seca é caracterizada pela falta da quantidade de água necessária na camada mais superficial da pele, a epiderme. Tanto homens quanto mulheres podem ter esse tipo de pele, mas com o avançar da idade esse é o tipo que mais predomina, pois nessa faixa etária a tendência é diminuir a quantidade de óleos naturalmente produzidos na pele.


Esse tipo de pele é bem delicada e com tendência a descamar e apresentar linhas de expressão, porque a pele seca não retém muito bem a umidade. Após a lavagem ela pode apresentar coceira ou sensação de pele "esticando". Em alguns casos, se a pele seca não for bem tratada, pode resultar em eczema, psoríase, fissuras e infecções.

De modo geral, é uma característica genética, mas torna-se muito comum no envelhecimento, como citei anteriormente.

Outro fator que devemos levar em consideração é o clima. Um tempo frio, seco, assim como no inverno podem piorar muito a pele seca. Além disso, o tipo de sabão, as roupas e até mesmo o hidratante inadequado pode agravar esse tipo de pele. E sem esquecer que alguns medicamentos também podem causar o ressecamento.

Principais sintomas da pele seca

O principal sintoma é o prurido. É possível encontrar manchas ásperas, ressecadas e avermelhadas na pele, e essas manchas geralmente causam coceiras. As áreas mais afetadas são: braços, mãos, pernas, abdômen e áreas de fricção como tornozelos e sola dos pés, podendo causar fendas e fissuras.

O melhor tratamento para a pele seca é a lubrificação diária com um emoliente, que vai inibir a evaporação da água. O uso de hidratantes suaves, corporais e faciais, também ajuda no controle e restauração da pele.

Tenho a pele do rosto seca, e agora?!

Quem tem esse tipo de pele sabe o quanto é difícil domar a descamação e a falta de viço. Dessa forma é preciso focar em produtos adequados para ajudem na recuperação. Opte sempre pelos sem álcool e sem fragrâncias.

Assim como os demais tipos de pele, recomenda-se uma rotina de cuidados diários com o rosto em 4 passos: limpeza, tonificação, prevenção e proteção, sempre com produtos específicos e recomendados para o seu caso.

Limpeza: opte por sabonete hidratante com componentes restauradores, que ativam as enzimas e proteínas. Quando lavar o rosto (vale para o corpo também), retire todos os resíduos com água morna, evite a quente pois ela remove os óleos naturais que mantém a hidratação. E faça esfoliação uma vez na semana, para remover as células mortas.

Tonificação: O produto não deve conter álcool para não agredir a pele, pois ao evaporar leva junto uma boa quantidade de água.

Anti-idade (por volta dos 25 anos): deve ser bem hidratante.

Protetor solar: Assim como o anti-idade, deve ser bem hidratante também.

Como reage o rosto com a pele seca?
  • TESTA: Marcas visíveis como rugas e linhas de expressão.
  • BOCHECHAS: Assim como a linha do cabelo, essa área é suscetível a apresentar pele manchada, seca e inflamada.
  • PONTA DO NARIZ: As narinas podem ficar bastante secas, especialmente no frio.
  • ÁREA DOS OLHOS: É a parte mais delicada, menos resistente e elástica. Também é propensa a inchaço e marcas de expressão.
  • TOPO DO NARIZ: Poros invisíveis. Talvez esse seja o único benefício da pele seca, se comparado aos outros tipos de pele.
  • QUEIXO: Geralmente é a parte mais seca, e piora com o frio e/ou uso de sabonetes.

DICA CASEIRA para tratamento: Use óleo de coco virgem para tratar todos os problemas de pele e melhorar a saúde dela. Experimente aplicá-lo duas vezes por dia para aliviar a inflamação e reduzir a perda de água. Estudos revelam que ele ajuda a tratar a dermatite atópica (reação alérgica que deixa a pele seca e inflamada).


RECEITA CASEIRA: Hidratante de Argan - Creme nutritivo que retém a umidade. O óleo de argan é conhecido pelas propriedades hidratantes e nutritivas. A manteiga de carité também ajuda a nutrir e o óleo de abacate alivia a pele ressecada.

Ingredientes: Rende 100g
  • 1 colher de chá de manteiga de carité
  • 2 colheres de chá de óleo de argan
  • 1 colher de chá de óleo de abacate
  • 1 colher de chá de cera de abelha
  • 4 colheres de sopa de água mineral
  • 1 colher de sopa de cera emulsificante
  • 1 colher de chá de glicerina
  • 5 gotas de óleo essencial de olíbano
  • 2 gotas de óleo essencial de néroli
  • 1 gota de óleo essencial de bergamota
Como fazer:
  1. Prepare uma emulsão derretendo a manteiga, os óleos e a cera de abelha em banho-maria. Retire do fogo assim que a cera derreter.
  2. Aqueça a água mineral em uma panela a 80°C. Acrescente a cera emulsificante e a glicerina, e mexa até a primeira dissolver por completo.
  3. Acrescente a mistura quente de óleo à mistura quente de água. Com uma batedeira manual ou um mixer, bata continuamente até uniformizar.
  4. Continue mexendo um pouco enquanto esfria. Acrescente os óleos essenciais e mexa bem. Transfira para um recipiente limpo e deixe esfriar antes de tampar. Armazene na geladeira. Conserva-se por 6 semanas.

DICA DE FARMÁCIA: Que eu amo e uso =) - Bepantol Derma (versão baratinha dele é o Bepantriz) e Creme Nívea da latinha azul. Sobre o bepantol já falei aqui no blog (primeiro post), e também aqui (segundo post). Quanto ao creme Nívea já fazia muito tempo que não usava (muito mesmo), e voltei a pouco já pensando em ir introduzindo uma rotina com essa linha nos meus cuidados com a pele (visto que meus cremes estão acabando e vou mudar), mas vou falar sobre ele por aqui também.

O Bepantol passo à noite na área dos olhos e lábios, uma camada bem generosa (principalmente nos lábios). Já o creme Nívea, uso durante o dia.




E você, reconhece seu tipo de pele? Como você cuida dela?

Até a próxima!


Fonte:
O livro de receitas da beleza natural.
A bíblia da beleza para o século XXI.

Imagens: Reprodução.


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE