Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Água Termal e seus benefícios + 20 formas de uso

Hoje em dia a água termal faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres pelo mundo, embora para algumas pessoas seja "frescura". Ela se tornou queridinha devido aos inúmeros benefícios que proporciona tanto para a pele quanto para o cabelo, e que vou mostrar para você nesse post.


Para quem não conhece, a água termal é uma água enriquecida de minerais, com uma concentração maior do que a água que consumimos. Proveniente das estações termais francesas, ela se diferencia por ter um pH neutro e alcalino, o da água que usamos diariamente é ácido, e por não ser tratada quimicamente.

"A água termal é considerada um tipo particular de água subterrânea, enriquecida por minerais como sódio, magnésio, zinco, boro e manganês, contidos nas rochas que emergem na superfície na forma de fontes. Ela é considerada como água termal quando a temperatura exceder em 5°C a média ambiente da região onde ocorrem", diz a Renata Domingues - Dermatologista.

Essa água tem benefícios antiinflamatórios, cicatrizantes e combate os radicais livres que são gerados pela poluição, cigarro e raios solares.

"No seu país de origem, e em outras partes do mundo, ela é utilizada com fins terapêuticos e ajudam a controlar até mesmo a dermatite atópica, doença que provoca uma inflamação crônica na pele", diz Daniela Petri, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.


Segundo a cosmetóloga Tatiane Galhanone, "além de hidratar e nutrir a pele, ela também auxilia na sua recuperação após procedimentos como laser, depilação, limpeza de pele e até o uso excessivo de maquiagem ou exposição solar".

Os principais benefícios da água termal são:

1 - Refrescar a pele.
2 - Hidratar a pele.
3 - Acalmar a pele.
4 - Aliviar vermelhidão e ardor da pele.
5 - Purificar a pele.
6 - Equilibrar o pH da pele.

Para que serve a água termal

1 - Usar como um tônico:
A água termal é rica em selênio e silicato, e juntos trabalham para purificar e acalmar a pele, reduzindo dessa forma a vermelhidão e fechando os poros, além de serem antioxidantes naturais.

2 - Combater a vermelhidão: Depois da depilação, ou até mesmo pós-barba a pele ficou irritada e vermelha? Aplique água termal e em poucos minutos sentirá alívio nessa região.

3 - Aliviar as assaduras: Irá ajudar a hidratar a área e aliviar a sensação de ardência na região das assaduras.

4 - Hidratar pele ressecada: Seja durante os dias mais frios ou por uso prolongado de ar condicionado, a água termal protegerá a pele mantendo-a hidratada.

5 - Aliviar sintomas de febre e enjoo: devido ao frescor proporcionado pela água termal, você sentirá um alívio no mal-estar causado pela febre e enjoo.

6 - Na tatuagem recém feita: Sabe aquela coceira que dá no período de cicatrização da tatuagem? A água termal ajuda a combater o impulso de coçar.

7 - Ardor de queimaduras solares: Ficou muito tempo exposto no sol e agora não consegue nem se mexer porque está ardendo? Ao aplicar água termal no local você sentirá um alívio na sensação de queimação na pele.

8 - Hidratar o corpo: Embora seja mais utilizada no rosto, é possível utilizar também em áreas mais ressecadas do corpo, como cotovelos e joelhos.

9 - Finalizar a limpeza facial: Depois de retirar a maquiagem com demaquilante, aplique a água termal para retirar qualquer resíduo de produto.

10 - Acelerar cicatrização de espinha: Os minerais contidos na água termal aceleram a cicatrização de espinhas e pequenos machucados no rosto.

11 - Diminuir olheiras: É só aplicar água termal gelada em um algodão e fazer compressa durante 5 minutos. Após esse tempo irá perceber um aspecto de pele descansada e bolsas diminuídas.

12 - Acalmar a pele após tratamento estético: Fez botox, esfoliação, peeling ou mesmo limpeza de pele? A água termal irá acalmar a pele evitando assim possíveis irritações.

13 - Cabelo brilhante e macio: Sim, pode usar água termal no cabelo! Ela irá repor substâncias importantes, reduzir o frizz e garantir mais brilho e maciez aos fios. Além disso ela retira resíduos de sal e cloro. Se for rica em selênio irá ajudar a combater as descamações e feridas no couro cabeludo.

14 - Deixar a maquiagem mais natural, sem aspecto de pó: Aplique água termal depois de preparar a pele com base, corretivo, pó, contorno e blush, aguarde uns minutinhos e retire o excesso com um lenço de papel, pressionando-o sobre a pele (não esfregue).

15 - Fixar a maquiagem: Sim, a água termal funciona como fixador de maquiagem, basta aplicar depois que terminar de se maquiar.

16 - Criar novas texturas da maquiagem: Dissolver pigmentos com leves borrifadas da água, as cores ficam mais vivas e a aplicação mais fácil. Também funciona com iluminadores em pó.

17 - Espante o sono: Está sonolenta? Aplique água termal. O frescor do produto é tão eficiente quanto a cafeína.

18 - Tratar picada de insetos e alergias: A água termal alivia a coceira quando aplicada na região.

19 - Repor minerais perdidos através do suor: Ela ajuda a revitalizar a cútis, eliminando o aspecto cansado da pele.

20 - Acalmar brotoejas: Quando o clima está mais quente muitas vezes aparecem as conhecidas "brotoejas" no corpo, a água termal irá acalmar a pele e reduzir o problema.

Alguns cuidados ANTES de usar a água termal

1 - Não agite o frasco
2 - Borrife o produto com o frasco na vertical
3 - Borrife com uma distância de pelo menos 20 cm, não próximo ao local.

Onde posso comprar?

Ela é vendida em farmácias, lojas de cosméticos e em lojas online, e é comercializada por diversas marcas como: Avène, Vichy, Lindoya, La Roche Posay, O Boticário, dentre outras. O seu preço varia consoante o tamanho e marca que escolher.

A que eu comprei é da La Roche-Posay, o frasco maior (300ml) estava em promoção em uma farmácia aqui na cidade, então aproveitei. O vaporizador é ótimo, não dispensa muito produto, o que acredito que faça ela durar por muito tempo.


Esse produto pode ser usado por pessoas de todas as idades e diferentes tipos de pele. Recomenda-se também manter o frasco na geladeira para garantir maior frescor em dias de calor.

E você, usa ou já usou água termal? Incluiria esse produto no cuidado com a sua pele?

Até a próxima!


Fonte:
Derma Club, Dicas de Mulher, M de Mulher, Tua Saúde, Juro Valendo
Imagem: Reprodução e autoral.



RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE