Vinagre de maçã na pele: Para manchas, acne, poros dilatados e controle da oleosidade

Durante 5 noites eu usei o vinagre de maçã na pele com o intuito de clarear as minhas manchas de sol, gravidez, idade, etc... E ao final desses cinco dias eu me surpreendi com os resultados pois foi além da proposta principal.


Partindo do princípio, o vinagre de maçã traz inúmeros benefícios para a pele, pois ele é rico em enzimas naturais, pectina e oligoelementos minerais que nutrem e tratam a pele. Além disso, ele também é rico em um composto chamado alfa-hidroxiácido que permite a eliminação das células mortas da pele, sendo o responsável pela estimulação da circulação sanguínea e pela oxigenação das partes onde a pigmentação foi alterada.



Como eu disse no vídeo acima, notei sim o clareamento de algumas manchas, mas realmente esperava mais nesses primeiros 5 dias no que diz respeito a elas. De qualquer forma, fiquei muito satisfeita ao ver meus poros menos dilatados, a pele mais iluminada, e até as linhas de expressão mais finas. Veja o antes e depois nas fotos abaixo, mas leve e…

Dor de cabeça? 3 Dicas alternativas para aliviar os sintomas

Se tem uma coisa que eu gosto e pratico são os tratamentos alternativos, principalmente quando o assunto é dor de cabeça. Há algumas semanas atrás eu dei uma dica lá no Youtube sobre a reflexologia auricular, usando um prendedor de roupas em um determinado ponto da orelha, mas não cheguei a entrar em detalhes.


Nesse último domingo de tardezinha, passeando pela internet, encontrei outra forma de amenizar o problema. Como estava com uma pontadinha de dor resolvi testar, e não é que funciona?! E daí advinha... Já virou assunto para o Blog, e vim hoje compartilhar com você.

Primeiro vou falar um pouquinho sobre a reflexologia auricular. Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar, ela é mais uma técnica milenar, praticada na China e no Egito há mais de 5000 anos. Ela é integrante da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e já tem provado conseguir resultados no tratamento de diversas patologias. É uma verdadeira arte da cura.

Essa técnica baseia-se no princípio da existência de pontos reflexos, nesse caso na orelha, que se relacionam com diversas partes do corpo: órgãos, vísceras, zonas ósseas principais, glândulas e sistema nervoso. Como deve saber, a orelha é um tecido cartilaginoso, e nela se encontram múltiplas terminações nervosas importantes e vários conectores para o sistema nervoso central, que atuam como condutores, recebendo e emitindo informações sensoriais. A estimulação nesses pontos irá produzir efeitos na parte do corpo correspondente, promovendo o seu estado ou funcionamento normal, e o alívio da dor nessa região.

Então na imagem acima você pode ver os pontos a serem estimulados, cada um com seu destino:
  1. Ombros e costas:
  2. Òrgãos
  3. Articulações
  4. Sinusite e Garganta
  5. Aparelho digestivo
  6. Cabeça e coração
Como nosso assunto hoje é a dor de cabeça, basta apenas colocar um prendedor de roupa na ponta da orelha por alguns minutinhos, como mostra a imagem ao lado, e o alívio vem em seguida.

No vídeo eu também citei o Do-In, outra técnica da MTC, que é a automassagem utilizando os pontos dos meridianos energéticos do corpo.


Em chinês, Do-In é mais conhecido como Tui-Ah ou Tui-Nah, e essa técnica é transmitida de geração em geração. Ela nasceu na China, mas difundiu-se rapidamente por todo Oriente.

No Japão recebeu o nome de Do-In, que significa "Caminho para casa" (casa é o corpo, morada do espírito e do Ki, a energia vital). É uma técnica curativa, preventiva e pode ser praticada todos os dias.




A massagem consiste basicamente em dois toques:
  1. Sedação: pressão contínua sobre um ponto.
  2. Tonificação: pressão intermitente sobre um ponto.
De forma geral...

Se estiver com excesso de KI (energia) os sinais serão: dor, espasmo, quentura, contração, hipertensão, hipersecreção, inflamação, convulsão, hipertonicidade da pele e hiperatividade.

Se estiver com deficiência de Ki (energia) os sinais serão: frio, flacidez, hipoestesia, hipotensão,  suor frio, inchação, paralisia, hipotonicidade da pele, torpor e inatividade.

"Dor de cabeça e outras dores se curam pela pressão do ponto He Gu, o Ig4 do meridiano do Intestino grosso (na acupuntura e acupressão). Este ponto é PROIBIDO PARA GRÁVIDAS pois, pode induzir contrações uterinas sérias e acelerar o trabalho de parto ou, até em alguns casos, ocasionar um aborto espontâneo." (Imagem ao lado)

Como chegar no ponto certo? Siga o passo a passo abaixo:



1- Ache a linha do polegar como mostro no figura 1 (a linha de flexão do dedo);
2- Na mão contrária, a linha entre o dedo polegar e o indicador, como mostra a figura 2;
3- Una a linha do polegar (fig.1) com a linha que separa o polegar do indicador (fig.2);
4- Dobre o dedo polegar por cima da mão contrária. Pressione o ponto final onde o polegar chegou. Esse é o ponto de pressão na mão para dor de cabeça.

Há 3 formas de pressão, mas para aliviar a dor (aqui no caso, a de cabeça) você pressiona e segura por alguns minutos. As duas outras formas são: massagens circulares (sem levantar o dedo), faz 9 círculos para cada lado, ou pequenas pressões, levantando o dedo entre elas, durante alguns minutos.

Essa massagem pode ser feita tanto na mão direita quanto na esquerda.


E a técnica que conheci por último foi a da respiração, e funcionou muito comigo no final de semana.

Só para entender ela funciona mais ou menos assim: Nós temos duas narinas, certo?! Direita e esquerda, e ambas servem para inspirar e expirar, e só.

Errado!

Todos os anos, milhares de pessoas procuram os médicos devido ao fato de não respirarem direito e por sofrerem as consequências desse problema, como: insônia, desvio de septo, enxaqueca, anemia e várias outras.

Na Índia a narina direita representa o sol, e a esquerda a lua e, segundo a medicina indiana, usar a prática diária de exercícios simples (de respiração) pode ajudar a encarar o dia a dia.

Então vamos lá para o exercício... 

Durante a dor de cabeça, feche a narina direita e respire apenas pela esquerda durante cerca de 5 minutos, e a dor de cabeça deverá aliviar ou passar por completo (dependendo da causa e intensidade). E caso você se sinta cansada, faça ao contrário, feche a esquerda e respire pela direita.

Curiosidade: Na medicina oriental o lado esquerdo é o yin - frio / feminino / lua, e o lado direito é o yang - quente / masculino / sol.

Naturalmente as mulheres sentem primeiro a cabeça cansada, com muitas coisas para pensar e decidir, e sempre numa evolução. Então começam as dores de cabeça pois inverte-se demais o fluxo. Com o homem é ao contrário.

Teste: Ao acordar, repare qual dos lados respira melhor, ou que respira mais, direito ou esquerdo? Eu já fiz, e respiro melhor pela narina esquerda, me conte nos comentários qual é o seu lado...

Dica: Sabe aquele dia que acordamos já cansadas? Que parece que corremos uma maratona durante a noite toda? Experimente fechar a narina esquerda e respirar somente pela direita, pode ser ainda na cama mas sentada, durante pelo menos 1 minuto, você irá se sentir mais aliviada.

A respiração deve ser lenta e profunda.

Vale lembrar que esse tipo de tratamento alternativo funciona como prevenção, com disciplina e prática. Essa arte não pertence aos ocidentais, por isso é válido aprender essas técnicas com os povos que as desenvolveram, devido às dificuldades e por falta de tecnologias e recursos, mas que dão resultados se forem feitas corretamente.

"Se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado" ;)

E você, gosta e usa a medicina alternativa no seu dia a dia, ou não?!

Espero que tenha gostado do post, e que se lembre de colocar em prática quando começar a sentir aquela pontadinha...

Até a próxima!



Fontes: 
Imagens: Reprodução e Autoral


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE