Vinagre de maçã na pele: Para manchas, acne, poros dilatados e controle da oleosidade

Durante 5 noites eu usei o vinagre de maçã na pele com o intuito de clarear as minhas manchas de sol, gravidez, idade, etc... E ao final desses cinco dias eu me surpreendi com os resultados pois foi além da proposta principal.


Partindo do princípio, o vinagre de maçã traz inúmeros benefícios para a pele, pois ele é rico em enzimas naturais, pectina e oligoelementos minerais que nutrem e tratam a pele. Além disso, ele também é rico em um composto chamado alfa-hidroxiácido que permite a eliminação das células mortas da pele, sendo o responsável pela estimulação da circulação sanguínea e pela oxigenação das partes onde a pigmentação foi alterada.



Como eu disse no vídeo acima, notei sim o clareamento de algumas manchas, mas realmente esperava mais nesses primeiros 5 dias no que diz respeito a elas. De qualquer forma, fiquei muito satisfeita ao ver meus poros menos dilatados, a pele mais iluminada, e até as linhas de expressão mais finas. Veja o antes e depois nas fotos abaixo, mas leve e…

Dicas caseiras para cuidar do contorno do olhos

Independente do que você diga, são os olhos que sempre falam a verdade. Eles sorriem, brilham, demonstram estresse, cansaço, choram... Pensando nisso, porque não cuidarmos deles como realmente eles merecem?!


Se pensarmos um pouco, os olhos passam diariamente por várias agressões como: pó, fumaça, raios UV e por todos os tipos de agentes irritantes, e ainda acabam cobertos de maquiagem que retiramos com produtos fortes.

Como já deve saber, a pele que circunda os olhos é muito mais fina do que a do restante do rosto, e contém menos glândulas sebáceas. Dessa forma, ela se torna mais seca e com tendência à rugas, inchaços e olheiras.

Além disso, a área dos olhos está sujeita a uma movimentação constante dos músculos, e é pobre em colágeno e elastina. Sendo assim, ela sofre com a desidratação e a fragilidade dos vasos sanguíneos que irrigam essa região.

E depois de tudo isso, ainda queremos que eles estejam muito bem, mesmo quando não descansamos o suficiente.

Então, além do tratamento direto na pele, algumas proteções devem ser adotadas, como: óculos de sol, de preferência grandes e 100% resistentes aos raios UVA e UVB, e chapéu ou boné quando exposto por longos períodos ao ar livre.

Os principais "problemas" que encontramos nessa região são:

1- Rugas: São depressões que aparecem primeiro nos olhos e se originam dos problemas no comportamento das fibras de colágeno e elastina.

2- Linhas de expressão: Como o próprio nome diz, são linhas que se formam devido aos gestos e expressões repetitivas.

3- Pé de Galinha: São rugas que saem do canto externo do olho e que deixa seu olhar pesado e marcado. A causa desse problema é o desgaste as interconexões que ligam o músculo à derme.

4- Olheiras: São alterações pigmentares ou vasculares, que podem ficar mais intensas após uma noite mal dormida ou durante o período menstrual, além disso pode ser fator genético. Seu aparecimento acontece devido ao acúmulo de hemoglobinas na região logo abaixo dos olhos.

5- Bolsas: São acúmulos de líquidos ou gorduras.

6- Inchaço: São mini edemas que ocorrem porque, ao deitarmos, todo o sistema do canal linfático funciona mais lentamente devido à imobilidade das pálpebras por um longo período. Com isso, geralmente o inchaço ocorre pela manhã ao acordar.

Quando devo começar a cuidar dessa região?

Entre os 15 e os 25 anos recomenda-se o uso de um bom hidratante específico para essa região, pois além de dar a hidratação necessária, ele vai ajudar a combater as olheiras. A partir dos 25 anos é recomendado o uso de um anti-rugas, pois ele ajudará a prevenir o aparecimento e irá tratar as que já existem.

NÃO é recomendável o uso do hidratante de rosto no contorno dos olhos, pois esse hidratante tem uma maior concentração de ingredientes, o que pode ocasionar as olheiras.

Outro detalhe muito importante é a forma de aplicação do produto específico para os olhos...

Esse tipo de creme deve ser aplicado todas as manhãs e todas as noites, depois de limpar a pele e antes de colocar o hidratante. Sempre do canto interno para o canto externo, em cima do osso e não próximo ao olho.

Alguns profissionais recomendam dar batidinhas ao invés de esfregar, outros recomendam não usar essa técnica. Eu não costumo dar batidinhas, eu espalho o creme nessa região como movimentos suaves, usando o dedo anelar (esse é o nosso dedo mais "leve"), e aplico primeiro na parte inferior, e com a sobra espalho na pálpebra superior.

Mas Renata, não posso comprar nenhum creme agora, tem alguma receita caseira que eu possa fazer?

Há várias dicas que dá para fazer em casa, anota aí:

OLHEIRAS
  1. Pegue uma batata ou pepino, corte em rodelas e coloque no congelador. Depois, sobre uma gaze, coloque as rodelas nos olhos e deixe atuar durante uns 20 minutos (cuidado para não ferir a pele por causa do frio, lembre-se que você acabou de tirar do congelador). Em seguida, lave o rosto com água morna para ativar a circulação. A batata tem poder anti-inflamatório. 
  2. Faça massagem com óleo de amêndoas doce, azeite ou óleo de côco (eu uso também o de rícino, visto que ele ativa a circulação), por mais ou menos 15 minutos com a ponta dos dedos, lembrando de não aproximar muito dos olhos.
  3. Coloque uma compressa gelada durante uns 15 minutos, pode ser feita com chá de camomila, chá verde, chá branco ou soro caseiro. Existem também aquelas máscaras com gel, que colocamos no congelador para resfriá-las.
BOLSAS
  1. Assim como para as olheiras, os chás de camomila e verde são indicados para as bolsas. Primeiro congele os saquinhos, e quando ele começar a descongelar coloque em cima dos olhos (com cuidado pois saíram do congelador).
  2. A batata também auxilia na questão "bolsas". Rale uma batata crua e coloque em uma gaze fazendo uma trouxinha. Coloque em cima dos olhos e deixe por mais ou menos 15 minutos.
RUGAS / LINHAS DE EXPRESSÃO
  1. Faça massagens diariamente com azeite, suavemente e sem aproximar muito dos olhos. As próprias linhas de expressão/rugas farão o trabalho de transferir esse produto para outras regiões.
  2. Triture duas cenouras e separe o sumo delas. Em seguida, junte óleo de amêndoa doce (ou outro óleo de sua preferência) ao sumo da cenoura, e coloque na geladeira por duas horas. Aplique esse preparo no contorno dos olhos (sobre o osso, não próximo aos olhos) e deixe atuar por 15 minutos. Pode aplicar com algodão ou com a ponta dos dedos. Em seguida é só lavar.
P.S.: Quando uso óleos eu aplico à noite, assim como faço com o Bepantol em creme para hidratar, aplico e vou dormir.


Gostou das dicas? 

Então continue acompanhando o Blog porque tenho várias receitinhas caseiras para te ensinar.

E você, tem algum cuidado especial com essa região? Conta para mim...

Até próxima!


Fontes:
A Bíblia da Beleza, UniversaDicas Caseiras
Imagens: Reprodução


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE