Como fazer café e cappuccino cremoso em casa

O frio está chegando e com ele vem as receitas deliciosas para aquecer um pouco os nossos dias. Como sou daquelas pessoas que amam frio e bebidas quentinhas, hoje eu trouxe duas que são muito fáceis e rápidas de preparar. Então se você gosta de café prepare-se, porque você vai se apaixonar!

Conheça 11 benefícios do ovo para a sua saúde

Antigamente o ovo era visto como um vilão na alimentação, muitas pessoas regulavam a quantidade desse alimento durante a semana com medo do aumento do colesterol, e ainda muitos pensam assim por mais fontes confiáveis de pesquisas que encontramos por aí. Mas você sabia que o ovo, depois do leite materno, é o alimento mais completo da natureza?!


Então vamos partir desse princípio desmistificando: Ovo X Colesterol.

Segundo Dr. Rocha "não há nenhuma relação no aumento do consumo com o aumento do colesterol no sangue e mesmo que houvesse não representaria nenhum risco... Isto é mito, e já está ultrapassado."

Já Dr. Pimentel diz, "... estudos realmente mostram que o colesterol na dieta não está relacionado com o aumento do colesterol ruim no sangue. Os ovos aumentam o HDL (o bom colesterol) e não estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca."

É possível citar inúmeros artigos, pesquisas, estudos, especialistas falando no assunto, e todos iriam dar a mesma resposta. Sendo assim, não precisa ter medo do ovo, ele não vai te fazer mal, a não ser que tenha alergia.


Muitas vezes o ovo é tratado como "superalimento" de tão nutritivo que ele é pois contém nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo e prevenir doenças. Além disso, ajuda a retardar o envelhecimento, melhora a saúde da pele, dos olhos e do cérebro.


Benefícios:

1- Super Nutritivo

Os ovos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, boas gorduras e vários outros nutrientes menos conhecidos. Um ovo grande (inteiro - clara e gema) contém: vitaminas B12, B2, B5, A e Selênio.

Além dessas, ele também contém cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato, dentre outros.

Um ovo grande contém 77 calorias, sendo 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidrato, além dos 9 aminoácidos essenciais.

AVISO para os que dispensam a gema e comem apenas a clara... é muito importante saber que quase todos os nutrientes estão na gema. 

2- Saúde Cardiovascular

Como citei no início, algumas pessoas ainda tem medo de ingerir ovos por medo de excesso de colesterol. Um ovo grande, por exemplo, contém 212 mg de colesterol. "Mesmo que ele contenha colesterol, não significa que vá aumentar o mau colesterol no sangue", diz Dr. Juliano Pimentel.

Ele ainda cita que, "o fígado produz colesterol todos os dias. Se você comer alimentos que contenham colesterol, então seu fígado vai produzir menos. Se você não consome colesterol na alimentação, a tendência é que seu fígado produza mais dessa substância."

Segundo um estudo, para quem ingeriu 3 ovos inteiros por dia houve uma redução a resistência à insulina, aumentou o HDL (colesterol bom) e diminuiu o tamanho das partículas de LDL em homens e mulheres com síndrome metabólica.

3- Os ovos são ricos em Colina

Esse nutriente é menos conhecido porém não é menos importante para o nosso organismo, pois ele é frequentemente agrupado entre as vitaminas do complexo B.

Um baixo consumo de colina é relacionado à doenças do fígado, doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos.

Segundo Dr. Pimentel, "esse nutriente pode ser especialmente importante para mulheres grávidas. Estudos mostram que uma ingestão baixa de colina pode aumentar o risco de defeitos no tubo neural e levar à diminuição a função cognitiva no bebê."

Você encontra fontes de colina na gema do ovo e no fígado de boi.

4- Proteínas

Todo mundo sabe que o ovo é rico em proteínas, sendo elas as principais fontes de construção do corpo, tanto para fins estruturais quanto funcionais. Além disso, a proteína auxilia na perda de peso e no ganho de massa.

O ovo está entre as melhores fontes de proteínas na dieta, então se comermos "dois ovos caipiras por dia supre cerca de 30% das necessidades diárias de proteína", diz Dr. Rocha.

5- Ricos em Luteína e Zeaxantina

Esses são dois antioxidantes presentes no ovo que podem ter poderosos efeitos protetores nos olhos, e advinha aonde eles estão presentes... na gema.

 A luteína e a zeaxantina costumam se acumular na retina (parte sensorial do olho), então esses antioxidantes podem reduzir significativamente o risco de degeneração macular e catarata.

6- Low Carb e Perda de Peso

O ovo possui poucos carboidratos por isso é considerado um alimento Low Carb, além disso ele possui a proteína que já falamos e gordura boa, dessa forma ele contribui para a saciedade auxiliando na perda de peso.

7- Diabetes tipo 2 e Obesidade

Na Suécia já existem tratamentos à base de ovos para diabetes tipo 2 e obesidade, devido às gorduras estratégicas que saciam e nutrem o corpo, mantendo dessa forma os níveis baixos de açúcar e insulina no sangue permitindo manter-se o emagrecimento. E não podemos esquecer que em vários casos há diminuição da medicação para diabéticos (muitas vezes até retirados).

Sobre a gordura presente no ovo, ela não engorda e faz bem à saúde.

8- Antiinflamatório

Segundo pesquisas científicas, os ovos apresentam um efeito antiiflamatório importante no corpo, auxiliando no tratamento de diversas doenças como: artrites, dores de coluna, enxaquecas, etc...

9- Vitamina D

Os ovos são um dos poucos alimentos que contém naturalmente a vitamina D.

10- Câncer de mama

Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos 6 ovos por semana reduziram em 44% o risco de desenvolver o câncer de mama.

11- Cabelos e Unhas fortes

Por ter um alto teor de enxofre, vitaminas e minerais, o consumo de ovos promove saúde para cabelos e unhas. Muitas pessoas relacionaram o crescimento de cabelos e unhas ao fato de introduzirem esse alimento na sua rotina alimentar.


Como deve saber, nem todos os ovos são iguais devido às diferentes formas de como as galinhas são criadas.

O ovo mais recomendado para consumo é o caipira, porém eles são mais caros e não encontramos  em todos os lugares para comprar. Mas como diz o ditado "Quem não tem cão caça com gato", se você não achar ou puder consumir o ovo caipira, opte pelo convencional mesmo.

Segundo Dr. Juliano, "os ovos só não são bons para quem tem alergia à eles. Do contrário, são superalimentos."

Você pode preparar o ovo de várias formas, seja ele cozido, frito, assado... o importante é consumir.

Gostaram das dicas? Então compartilhe...

Agora me diz: Você consome ovos quantas vezes na semana?

Até a próxima!



FONTES:
Dr. Rocha 
Dr. Juliano Pimentel - Alimentação que transforma
R7 - Dicas de Saúde

Imagens: Reprodução e Autorais


RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE