Manchas na pele: Como elas se formam + prevenção e tratamento

Segundo uma enquete que realizei lá na Fanpageno Facebook, o que mais incomoda nas mulheres são as manchas que aparecem na pele, sendo mais específica, no rosto. Então hoje vou falar sobre as manchas, e também mostrar os 7 tipos mais comuns que podem aparecer.

A saúde através das unhas

Você sabia que, quando as unhas estão fracas pode ser algum sinal que sua saúde não anda muito bem? Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), unhas fracas e quebradiças estão associadas ao desequilíbrio entre o fígado e a vesícula biliar. Desse modo, é muito importante estar de olho nas unhas, pois elas dizem muito à respeito da sua saúde. Por esse motivo é que recomendam evitar o uso contínuo das unhas postiças (em especial, as brancas), pois é necessário ver como está o aspecto das unhas com frequência, se elas apresentam alguma alteração na sua cor, textura, se tem manchas, etc.


Alguns dos sinais que podemos ver nessa relação saúde/unha são:
  • Anemia: as unhas ficam secas, quebradiças, opacas, côncavas e deslocamento da carne na ponta dos dedos.
  • Doenças Cardíacas: as unhas ficam curvadas para baixo, alargadas e com coloração arroxeada por causa da circulação.
  • Doenças Renais: as unhas ficam grossas, amareladas ou acinzentadas, com linhas verticais esbranquiçadas, brancas na raíz e vermelhas as pontas.
  • Doenças Hepáticas: ficam esbranquiçadas perto da raíz ou amareladas por inteiro.
  • Doenças Digestivas: há pontos hemorrágicos, as unhas ficam doloridas, frágeis e se descolam ou descamam.
  • Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com pequenas veias no dedo ao redor da unha. Podem apresentar micose com frequência, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
  • Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas.
  • Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
  • Psoríase: depressões puntiformes, superfície rugosa, unhas grossas e quebradiças.
  • Problemas na glândula supra-renal: as unhas ficam escuras.
  • Doenças infecciosas graves (meningite e septicemia): surgem pequenas manchas roxas sobre as unhas.


Mas não fique assustada, as unhas também enfraquecem por falta de algumas vitaminas necessárias no organismo para mantê-las saudáveis. Veja abaixo algumas vitaminas que são muito importantes para as unhas, e em quais alimentos podemos achá-las.

1 - Unhas mais FORTES e HIDRATADAS: Essencial para renovar e regenerar tecidos, a vitamina A é importante no combate do enfraquecimento das unhas. Esse nutriente hidrata diminuindo a descamação constante.
  • Você encontra essa vitamina em alimentos como: mamão, tomate, cenoura, abacate e manga.
2 - Unhas que QUEBRAM com FACILIDADE: Assim como para o bom crescimento do cabelo, as vitaminas do complexo B (especialmente B1, B5, B7 e B10) ajudam no bom crescimento das unhas. Elas aceleram o metabolismo e oferecem força necessária para que as unhas cresçam firmes e fortes, sem correr o risco de quebrarem com facilidade.
  • Você encontra essas vitaminas em alimentos como: feijão, banana e sardinha.
3 - Unhas com CRESCIMENTO SAUDÁVEL: Assim como é importante para que as unhas cresçam hidratadas e saudáveis, a vitamina C é indispensável para você que acha que a sua unha está crescendo lentamente.
  • Você encontra essa vitamina em alimentos como: laranja, limão, acerola e goiaba.
4 - Unhas SAUDÁVEIS: Assim como é responsável pela absorção do cálcio e bastante relacionada aos ossos, a vitamina D também é muito importante para as unhas. Segundo especialistas, se você tiver deficiência dessa vitamina no organismo, o corpo acaba "buscando" esse mineral em outros tecidos, como as unhas.
  • Como sabem, para aumentar o nível de vitamina D no corpo é preciso estar exposta ao sol, da forma adequada e recomendada. Se ainda for preciso, é indicado a reposição através de suplementos.


Assim como a saúde em geral, somente os médicos podem dar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento ideal. O intuito desse post é alertar e recomendar que fique de olho nas unhas porque elas podem acusar alguma doença que precisa ser tratada.

Ter uma alimentação balanceada também é muito importante para o bom crescimento das unhas,  então procure colocar esses alimentos na sua rotina diária, isso só trará benefícios para a pontinha dos dedos. Além disso, outra forma de fortalecer as unhas é fazer uso de produtos externos como bases fortalecedoras, ou até mesmo preparar em casa uma base de sua preferência com ingredientes caseiros indicados para essa finalidade, que tal?!

Se gostou dessas dicas, lembre-se de compartilhar o post nas suas redes sociais, ok?!

Agora me diz, você tem algum cuidado especial com as suas unhas?

Até a próxima!


Fonte:
A Bíblia da Beleza para o século XXI - Sarah Stacey & Josephine Fairley 
Tudo sobre Make
Terra: Vida e Estilo
Imagens: Reprodução



RENATA NICOLAU - 42 anos, mãe, formada em educação física e estética. Apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza. Ama aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos. Está em busca um estilo de vida saudável, minimalista e com equilíbrio. Sua mais recente paixão é a meditação e o estudo sobre o subconsciente.




COMPARTILHE