29 dicas para vendedor iniciante [ou experiente]

Dizem que vender é uma arte, ou que só se dá bem quem já nasceu com dom para ser vendedor. Eu discordo completamente que é preciso nascer com dom, há 8 anos atrás entrei nesse ramo de cabeça, sem saber absolutamente nada de vendas, e me surpreendi comigo mesmo já no primeiro mês.

9 Aplicativos que todo empreendedor precisa ter

Você ainda usa papel e caneta para fazer suas anotações e programar sua rotina? O que está esperando para se atualizar? Segundo pesquisas, existem mais de 1,43 milhões de aplicativos no mundo. Embora sendo boa parte para diversão, muito deles são úteis para empreendedores, mas que também funcionam perfeitamente para organizar sua rotina em casa, por exemplo.

Imagem: Reprodução

O universo tecnológico está cada vez maior e veio para ficar. Tem tomado conta das nossas vidas de tal forma que o papel e a caneta estão ficando cada dia mais esquecidos dentro da gaveta. Eu mesma sou uma apaixonada por aplicativos (úteis) e não troco por nada, raramente anoto alguma coisa no papel, quanto mais prático for para meu dia a dia, mais eu uso. 

Tenho vários instalados no meu celular, cada um com a sua função e utilidade, e sabe o que é o melhor disso tudo?! Eles sincronizam automaticamente com os programas no meu computador.

Pensando nessa facilidade, vou mostrar nesse post os aplicativos que uso e que recomendo para todo mundo que quer se atualizar ou apenas tornar sua rotina mais prática.

Antes preciso dizer que, os aplicativos que vou mostrar eu uso de forma gratuita, apenas um deles se tornou pago para que eu conseguisse utilizar em mais de dois aparelhos, mas ele tem a versão gratuita que você pode usar à vontade.

Vamos lá!


1- EVERNOTE: Para mim, é o aplicativo de notas mais completo que existe, e é o que eu mais uso. Nele você pode criar textos, hyperlinks, check-list, foto e áudio, além das milhares de possibilidades que "exige" um certo tempo de uso para conhecê-lo bem e para usufruir da gama de recursos que ele oferece, tanto para microempreendedor, quando para uma empresa grande, estudante ou dona de casa. Eu por exemplo, além de usar para o meu trabalho, utilizo até para anexar/capturar artigos interessantes que encontro na net, ou uma receita, e até mesmo para criar a lista de compras do supermercado.

Esse aplicativo você pode usar gratuitamente em até 2 aparelhos sincronizados, ou você pode comprar para ter mais recursos disponíveis. No meu caso, como uso muito o Evernote, precisava que ele estivesse funcionando em mais de dois aparelhos, então precisei atualizar para o modo Plus, e agora posso sincronizar em quantos aparelhos eu quiser porque é ilimitado. Acima dele tem o modo Premium, que para mim já não é necessário no momento.

Você encontra o Evernote também na versão em português.



2- TRELLO: Meu segundo aplicativo queridinho que uso também todos os dias. Ele funciona como uma agenda onde você pode criar seus quadros profissionais ou pessoais, com os cartões que você adiciona e move para onde quiser. Nesses cartões tem tudo o que você precisa para desenvolver seu trabalho como: carregar arquivos do computador, de nuvens... Você também pode adicionar check-list, etiquetas, prazos, etc... com direito à notificação e tudo.

Nele você pode criar um time e todos os membros terão acesso aos cartões pois estão conectados aos quadros compartilhados. Você também pode usar com a família e amigos. Inclusive pode anexar uma nota com o Evernote, por exemplo, caso você tenha ele ativo no power-ups.

Acho incrível e recomendo para todo mundo!




3- GOOGLE DOCS: Site gratuito para quem gosta, precisa e utiliza planilhas. Também é possível criar formulários, planejamento financeiro, documentos, currículo, apresentação, e várias outras coisas... Você pode tanto criar o seu próprio documento ou usar um modelo existente.

Lembro que antigamente era preciso pagar uma fortuna (e é até hoje) para ter um programa com todos esses recursos no computador, e só poderíamos usar ali, sentadinhos na frente dele. Agora não, você pode levar o aplicativo no celular porque o Google Docs sincroniza com o site, você só precisa estar online.




4- MINDMEISTER: Um dos últimos aplicativos que baixei no celular mas que já fez a minha cabeça, literalmente. Também uso no formato gratuito, mas tem três planos mensais que você pode escolher o que se adapta melhor à sua rotina profissional, ou pessoal. Nesse aplicativo você pode construir seus mapas mentais, organizando todas as suas idéias em um único lugar, e de forma simples. No plano gratuito você pode ter até 3 mapas mentais. A partir desse plano você tem vários outros recursos como: exportar mapa, impressão de mapas, arquivos e imagens, dentre outras coisas que só vai aumentando consoante ao plano que escolher.

Você também pode ter acesso aos mapas públicos que tem várias dicas, principalmente profissionais.



5- GOOGLE PRIMER: É um aplicativo com lições para desenvolver o seu negócio. Para quem está começando ou até mesmo para quem já está na atividade mas que não tem tanto conhecimento com o marketing digital, esse aplicativo é super útil.

Foram disponibilizadas 18 especializações para os profissionais que queiram adquirir mais conhecimento, e o aplicativo está sempre sendo atualizado.

Dentro dele você pode fazer lições interativas recomendadas pelo próprio aplicativo, mas também pode pesquisar o que quer aprender. Elas duram cerca de 5 minutos.

O conteúdo é bem interessante e não é cansativo de ler. Recomendo para quem quer aprender sempre mais sobre marketing digital, empreendedorismo, redes sociais e muito mais.

"O objetivo do Primer é ajudar profissionais e estudantes a se manterem atualizados para as demandas do mercado de trabalho. Sabemos como é difícil encontrar treinamentos de qualidade sobre temas relacionados a negócios e marketing digital - essenciais para seu crescimento profissional. É por isso que Primer existe, para descomplicar tópicos importantes, de um jeito fácil, acessível e divertido para você aprender." (retirado do site)

As especializações são:
  1. Planejamento de negócios;
  2. Vendas;
  3. Construção de marca;
  4. Engajamento;
  5. Sites;
  6. Comunicação com o cliente;
  7. Redes Sociais;
  8. Gerenciamento de negócio;
  9. Marketing digital 1;
  10. Marketing digital 2
  11. Marketing de conteúdo;
  12. Analytics;
  13. Insights;
  14. Empreendedorismo;
  15. Mobile marketing;
  16. Vídeo marketing;
  17. Experiência do usuário;
  18. Gerenciamento de agência.



6- MAILCHIMP: É a ferramenta de automatização de email mais usada no mundo. Ela não é tão simples de usar mas na internet tem vários tutoriais ensinando o passo a passo da configuração, o que torna mais fácil no começo, até dominar tudo. 

Esse é um site, mas tem o aplicativo para o celular também, assim você consegue acompanhar suas campanhas, e até mesmo criá-las. Ele também tem a versão gratuita e os outros planos pagos para você escolher o que é melhor para seu negócio. De todos que conheci, esse é o que mais libera espaço (contatos e envios/mês) na versão gratuita. 

Infelizmente ele é todo em inglês o que dificulta um pouco para quem não domina o idioma, mas nada impossível de se aprender.



7- DROPBOX: É um espaço "fora" do seus aparelhos, conhecido como nuvem, onde você pode centralizar seus arquivos liberando espaço em disco/celular, e você pode sincronizar com segurança em todos os seus dispositivos, podendo acessar seus arquivos a qualquer hora e lugar. 

Outro ponto que muito me interessa nesse aplicativo é quando preciso enviar arquivos grandes que não consigo por email, muito menos em mensagens, é só colocar o arquivo na nuvem e compartilhar o link desse arquivo. Até quem não tem conta no Dropbox consegue acessá-lo, mas duvido que depois que conhecer o site não vai querer ter um espaço também.

Você pode encontrar nas versões:
  • Basic
  • Plus
  • Business
Advinha qual eu uso? A gratuita rssss (Basic). Essa conta libera um espaço inicial de 2GB, mas você pode ganhar mais espaço com o tempo, ou atualizar para uma conta maior como a Plus ou Business.

Eu uso o Dropbox há anos, nem sei dizer ao certo quanto tempo, mas recomendo para todo mundo, principalmente para quem sofre com problema de espaço no celular.



8- LINKTREE: Essa também foi uma das minhas últimas descobertas que recomendo. No linktree você conecta todos os links em um só, ou seja, você vai colocar todos os seus links, das suas rede sociais por exemplo, em apenas um. Eu uso no Instagram, porque no perfil só podemos colocar um link clicável, então quando clicamos nesse do linktree, abre todos os outros que quero divulgar.

Isso é o máximo!

Ele também tem o plano gratuito e pago.




9- BITLY: É um encurtador de links.

Sabe quando você quer divulgar um link mas ele é enorme e cheio de letras e números? É para isso que serve o Bitly, para encurtar e personalizar o link do jeito que você quiser (dentro do que eles oferecem, claro!).

Veja um exemplo que uso:

Link normal: http://www.beauty-4-us.com/p/sumup.html
Link encurtado e personalizado: http://bit.ly/InformacoesTaxasSumup

Você pode editar e personalizar seu link quando quiser, independente de quando ele foi criado.

No site tem um relatório que mostra quantas pessoas clicaram no seu link, por onde foi (email, redes sociais, ...) e em qual país isso aconteceu. Acho muito bom para quem trabalha com divulgação nas redes sociais, whatsapp, etc...

Também tem a versão gratuita e paga.


Então esses são os aplicativos atuais que tenho no meu celular, e que uso diariamente na organização da minha rotina profissional e pessoal. Foi um breve resumo de cada um deles, mas nada melhor do que você testar no seu dia a dia.

Exceto o Evernote, todos os programas eu utilizo na versão gratuita, o que satisfaz perfeitamente meu negócio, mas se você precisa de mais espaço e funcionalidades, todos tem a versão paga, é só escolher!

Se você gostou das dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais, assim mais pessoas terão acesso a essa informação.

Agora me diz, você tem algum aplicativo que usa e que pode me recomendar? Deixe nos comentários para eu testar, ok?!

Até a próxima!

Siga o Blog nas redes Sociais