Como fazer café e cappuccino cremoso em casa

O frio está chegando e com ele vem as receitas deliciosas para aquecer um pouco os nossos dias. Como sou daquelas pessoas que amam frio e bebidas quentinhas, hoje eu trouxe duas que são muito fáceis e rápidas de preparar. Então se você gosta de café prepare-se, porque você vai se apaixonar!

17 Dicas de vendas e atendimento ao público que você deveria colocar em prática agora


Como já deve saber, esse é um dos meus ramos de atividade profissional, mas confesso que minha paixão por vendas é recente, começou em 2010 quando eu disse que não venderia nem água no deserto mas que gostaria de arriscar e começar literalmente do zero. Desde então fui aprendendo o que é vender um produto, atender as necessidades dos clientes e entregar a solução que eles procuram. Foi aí que me tornei Consultora de Vendas e não demorou muito para amar o que eu faço até hoje.

Pensando nisso resolvi falar sobre esse tema aqui no Blog, para compartilhar as minhas pesquisas e estudo sobre vendas com você. Como eu já que tinha iniciado esse assunto no YouTube, achei interessante postar aqui também.

Mas Renata, por que consultora de vendas e não vendedora?

Simples! O consultor está tão envolvido com a venda que ele identifica o que o seu cliente procura, ele não quer simplesmente vender e receber pelo produto, ele quer satisfazer o cliente buscando informações que o leve ao que ele realmente precisa. E assim temos um bom atendimento e fidelização para o nosso negócio.

Costumo dizer que o consultor não é aquele que só vende um produto para o cliente, mas sim aquele que se torna "amigo", ajudando-o a solucionar o seu problema naquele momento. Sendo assim, só vender já não é o suficiente, pois entre o vendedor e o consultor ganha aquele que estiver mais envolvido com o conhecimento do produto e as necessidades do cliente.

Depois que "aprendi" essa diferença entre vendedor e consultor de vendas, passei a dar muito mais valor ao bom atendimento, e já falei sobre isso no vídeo com 10 dicas importantes para quem trabalha com vendas/atendimento ao público.



Então hoje, para "inaugurar" esse tema aqui no Blog, voltei com mais algumas dicas para acrescentar às do vídeo. Vamos lá! 

1- CHAME O CLIENTE PELO NOME: É um dos pontos que considero muito importante para um bom atendimento e dou muito valor para quem me chama pelo nome. Vou dar um exemplo que aconteceu no final de 2017, para você ver que pode ser aplicado em qualquer atividade profissional. "Estive em um restaurante com amigos e familiares, onde depois de alguns minutos de conversa decidindo o que iríamos pedir, a atendente disse: Renata, esse prato.... Logo que ela saiu para fazer o pedido dos pratos eu questionei se ela tinha perguntado meu nome para alguém e todos disseram que não, ou seja, ela prestou atenção enquanto falávamos e guardou o nome, o mesmo aconteceu com o do meu filho, e dos outros que estavam juntos na mesa". Com certeza esse foi um dos melhores atendimentos que tive, sem contar com as sugestões que ela deu consoante ao que eu havia dito comer ou não.

Então duas dicas que dou para você guardar o nome do cliente, e que funcionam muito são:
  1. Pergunte o nome logo no início da conversa, e repita algumas vezes durante o diálogo.
  2. Associe o nome do cliente a um amigo, um familiar... Assim será mais fácil lembrar.
2- USE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS:
  1. ABERTAS: Ajude seu cliente a expor o que ele quer. Faça perguntas onde ele irá dizer o que procura, e deixe-o falar. Seja um bom ouvinte, você poderá tirar muita informação nesse primeiro contato, e poderá realizar uma grande venda.
  2. FECHADAS: São aquelas que se resumem a respostas objetivas como SIM e NÃO. Dessa forma, procure fazer perguntas que levarão a respostas positivas.
Exemplos de perguntas abertas e fechadas: Imagine que você vende cosméticos, e no primeiro contato você precisa de informações que te direcione ao que o cliente busca:

PERGUNTA ABERTA: 
  1. Prefere base com cobertura leve ou alta?
  2. Você usa maquiagem todos os dias?
PERGUNTA FECHADA:
  1. Se optar pela base de cobertura leve o ideal é que escolha também um corretivo para disfarçar aqueles pontos que me disse que te incomodavam, certo?
  2. Como você usa maquiagem todos os dias, é importante que tenha uma boa higienização da pele antes e depois, concorda?


3- PLANEJAMENTO: Dizem que a venda se inicia antes do contato com o cliente. Sim, isso é verdade! Estudar o que seu cliente faz e saber argumentar sobre os benefícios dos seus produtos para ele, ou para o negócio dele, é o melhor caminho.

4- SOLUCIONAR O PROBLEMA E NÃO FOCAR NO DINHEIRO DO CLIENTE: Como já disse no vídeo das 10 dicas, satisfaça primeiro a vontade/necessidade do cliente, se achar conveniente e necessário oferecer mais algum produto/serviço poderá fazer, mas lembre-se que o mais importante é a satisfação dele. Do mesmo jeito que você pode fidelizar o cliente com essa venda, também poderá afastá-lo com a sua insistência.

5- ATUALIZE-SE SEMPRE: Leia muito e estude mais ainda! Todos os dias surgem muitas novidades no seu ramo de atividade, dessa forma você irá transmitir segurança para seu cliente.

6- O BBB DO EXCELENTE ATENDIMENTO: Esteja BEM PREPARADO, BEM VESTIDO e use um BOM VOCABULÁRIO, assim passará credibilidade ao cliente. Sinta e transmita prazer em atendê-lo, e o auxilie sempre no que for necessário, dessa forma conseguirá a satisfação do cliente.

7- O FECHAMENTO: a melhor e mais satisfatória parte do fechamento é quando o cliente nem percebe que está comprando, mas sim investindo.

Aqui procure fazer perguntas fechadas, que exigem respostas objetivas sempre orientadas para o positivo. Exemplo:


  1. Prefere pagar no dinheiro ou no cartão?
  2. Débito ou crédito?
  3. Em quantas vezes deseja pagar?


Lembre-se que o melhor cartão de visitas é o cliente satisfeito, então trate-o como você gostaria de ser tratado. 

E você, tem alguma dica para compartilhar comigo? Deixe nos comentários o que você faz que acha  muito importante para um bom atendimento.

E se você gostou dessas novas dicas, além das 10 do vídeo, compartilhe nas suas redes sociais.

Até a próxima!


Sigam o Blog nas redes sociais
Facebook 1 - Facebook Contém1gInstagram Pessoal  -  Instagram ComercialTwitter  -  Youtube  -  Pinterest