Aprenda a identificar qual é o seu tipo de pele e como cuidar com receitas caseiras

Identificar o tipo de pele é o ponto de partida para você planejar uma rotina de cuidados, além de adaptar seu estilo de vida e alimentação. Talvez você já saiba qual é o seu tipo de pele, mas de qualquer forma é sempre bom rever as informações pois com o tempo a pele muda.

A pele e o seu ciclo diário

Imagem: Reprodução


Você sabia que a pele tem um ciclo diário? E sabia que de manhã uma reação alérgica é muito mais provável do que à tarde? Pois é, a pele tem ritmos próprios e é sobre isso que vamos falar hoje. Uma pele normal muda praticamente a cada hora, e entender o ciclo natural é o melhor caminho para chegar a ter uma aparência mais saudável.

Vamos começar pela primeira hora do dia (embora seja de noite heheheheh)...

Meia-noite - Acontece a maior produção das células epiteliais, nesse horário ela está praticamente no auge, porém o processo dura das 21h às 3h. Mas o que isso significa? Se por acaso tiver alguma alergia ou sensibilidade, a pele estará mais calma nesse intervalo.

2:00 - A pele produz metade da oleosidade do que produz ao meio-dia, portanto é o período de maior desidratação da pele. É recomendado que aplique um creme hidratante espesso antes de dormir, aqueles especiais para a pele super seca.

08:00 - Nesse horário a pele não absorve muito bem os produtos, por isso use aqueles que são mesmo indispensáveis, lembrando sempre do filtro solar. Sendo assim, deixe os séruns e máscaras nutritivas para tarde/noite.

12:00 - O nível de produção das células epiteliais está mais baixo nesse período, e com isso os problemas de pele, como a psoríase podem piorar. Esse também é o momento em que acontece a secreção da oleosidade, por isso é normal que a zona T fique mais brilhante.

16:00 - É o melhor momento para aplicar séruns nutritivos e máscaras, por ser o período do dia de maior absorção da pele.

16:00 às 21:00 - Momento em que acontece o aumento da temperatura da pele, os poros estão mais abertos e o corpo transpira mais. Esse é um excelente horário para tomar um banho morno ou fazer uma sauna. Tanto um quanto o outro auxiliam na desintoxicação.

21:00 à meia-noite - A pele fica mais sensível à histamina durante a noite, por isso nesse período é possível que problemas dermatológicos que causam coceira possam piorar, como a dermatite. Não use produtos de descamação e esfoliantes ácidos fortes antes de dormir.

Imagem: Reprodução
Durante a tarde e à noite a pele está mais calma, e no período noturno a perda de água é muito maior, por isso recomenda-se sempre o uso de bons hidratantes antes de dormir.

Espero que tenham gostado e usem as dicas, vale a pena!!!

Eu amo falar sobre pele, e consequentemente aprender a cuidar da minha. Os anos passam para todos, então nunca é cedo demais para começar a se cuidar.

Beijossss.

Fonte: O livro de receitas da beleza natural - PubliFolha

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest
Snapchat (ReNicolau)