Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

12 Benefícios da natação que você precisa saber

A natação nunca foi um esporte que eu me via praticando, mas como a maioria de vocês já devem saber, hoje eu faço aulas e estou amando. Tudo isso graças às várias aulas que fiquei sentada assistindo meu filho praticar o nado, um dia criei "coragem" e fiz uma aula experimental. Embora conhecesse as técnicas por causa das aulas da faculdade, e por já ter feito natação quando era criança, eu não tinha prática na piscina, e confesso que no começo foi muito difícil. Mas quando digo começo, foram só nas três primeiras aulas (mais ou menos), porque estava com a resistência zero (é mais difícil para um professor que deixa de dar aulas de ginástica por um longo período, do que para um aluno ou uma pessoa sedentária), mas logo após isso foi melhorando, e hoje (dois meses depois - mais ou menos) digo que estou com uma ótima resistência, além de feliz da vida com meu desempenho aula após aula. Hoje eu trouxe para vocês doze benefícios desse esporte maravilhoso, principalmente porque tenho várias leitoras/seguidoras que estão se inspirando com o meu momento fitness (tô arrasando!!! kkkkkkkk... orgulhosa de mim mesma). Então vamos lá conhecer tudo o que a natação pode nos proporcionar.

  1. Longevidade: Foi realizada uma pesquisa na Universidade da Carolina do Sul, onde homens com idade entre 20 a 90 anos participaram de testes e vivências do esporte, apontando uma taxa de mortalidade de 50% inferior aos outros fisicamente ativos e até mesmo os sedentários. Com as mulheres aconteceram pesquisas semelhantes  e o resultado foi próximo.
  2. Nada de impacto: na natação você trabalha o seu corpo sem qualquer impacto, reduzindo assim as dores na fase de adaptação.
  3. Artrite: os alongamentos proporcionados dentro da piscina fortalece a musculatura e contribui como treino aeróbico. A água aquecida da piscina ajuda a "soltar" as articulações rígidas. As braçadas na água pode ajudar aliviar as dores da osteoartrite.
  4. Força e tônus muscular: o melhor esporte para aumentar a força e tônus muscular é a natação. Se compararmos à um corredor, que tem a resistência do ar, um nadador enfrenta a resistência da água, que é 12% maior. Se a melhor forma de aumentar a força e o tônus muscular é a resistência que enfrentamos durante a prática do esporte, a natação está à frente. 
  5. Trabalha todo o corpo e o torna mais flexível: na natação todo o corpo é trabalhado de forma simultânea, o contrário de outros esportes de academia. Os movimentos do nado ajudam as articulações e ligamentos a se soltarem, o que proporciona a flexibilidade.
  6. Melhora a saúde do coração: sendo um exercício aeróbico, a natação fortalece o coração, o que ajuda a bombear mais sangue, fornecendo um maior fluxo por todo o corpo.
  7. Controle de peso e queima calórica: a natação é reconhecida como o maior queimador de calorias. Mas claro que isso depende de alguns fatores, incluindo o fisiológico. Digamos que a cada 10 minutos nadando peito pode-se queimar até 60 calorias, já no nado costa, podemos chegar até 80 calorias queimadas... Mas, se já é um atleta de nado borboleta, pode-se atingir 150 calorias queimadas. 
  8. Sem alergias: Estudos apontam melhorias nos sintomas de alergias, respiração bucal e até roncos.
  9. Controle de colesterol: Foi comprovado que pessoas na faixa etária de 60 anos que pratica natação regularmente possui a função endotelial semelhante à pessoas de 30 a 40 anos mais jovens. O nado faz com que as artérias se expandam e se contraiam de forma mais eficiente.
  10. Diabetes: a prática da natação auxilia no controle da glicemia. Para se ter uma idéia, a natação com alta intensidade uma vez na semana pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 16%.
  11. No Stress: Os níveis de endorfina aumentam a cada braçada, por isso que ficamos felizes quando nos superamos a cada aula.
  12. Autoestima: Quando estamos bem com o nosso corpo e com a prática do exercício, tudo ao nosso redor acaba melhorando também, e isso nota-se no nosso comportamento e na vida social.
Realmente estou amando cada aula mais... Estou admirada com a minha superação e com as conquistas que tenho tido, principalmente em nados como o borboleta (a primeira foto do post), que jamais me imaginei nadando. Tenho muito que praticar ainda, mas estou muito feliz com os resultados.


Espero inspirar cada dia mais vocês a praticarem atividade física, seja ela qual for... Se quiserem, posso falar sobre várias atividades para vocês, quem sabe não descobrem uma que realmente interessa praticar. 

Beijo.


Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest
Snapchat (ReNicolau)