Pele seca: O que devo fazer?!

A pele seca é caracterizada pela falta da quantidade de água necessária na camada mais superficial da pele, a epiderme. Tanto homens quanto mulheres podem ter esse tipo de pele, mas com o avançar da idade esse é o tipo que mais predomina, pois nessa faixa etária a tendência é diminuir a quantidade de óleos naturalmente produzidos na pele.

Absorvente interno e a Síndrome do Choque Tóxico

Ser mulher não é fácil principalmente quando falamos do período menstrual, mas mesmo sendo chato demais precisamos ter cuidado com os absorventes. Ultimamente tem se falado muito (na net) sobre a Síndrome do Choque Tóxico, que nem parece nome de doença, mas infelizmente é, e pode levar à morte.

Imagem: Reprodução
Mas o que é a Síndrome do Choque Tóxico?

É uma infecção causada por uma toxina bacteriana. A infecção acontece quando as bactérias staphylococcus aureus e estreptococos, encontradas na pele, entram na corrente sanguínea e produzem toxinas perigosas para a saúde do corpo.

Imagem: Reprodução


Segundo pesquisas, não se pode afirmar com toda certeza que essa infecção se dá pelo uso exclusivo do absorvente interno, mas por haver uma grande absorção de sangue nele, o risco torna-se maior. Recomendam ainda a escolha por absorventes que não tenham uma grande absorção, pois assim a mulher obriga-se a trocar com mais frequência. Essa doença também está relacionada ao uso de contraceptivos internos, como o diafragma.





Quais os sintomas da doença?

  • Febre alta
  • Queda da pressão arterial
  • Tontura
  • Confusão
  • Diarréia 
  • Vômito
  • Erupções na pele
  • Olhos vermelhos

A doença é rara, mas não estamos livres dela. Vou citar dois casos no post para termos uma idéia da gravidade da doença. 

Imagem: Reprodução





O primeiro caso foi fatal, e tratava-se de uma adolescente de 14 anos - Natasha Scott-Falber - que usou o absorvente interno pela primeira vez. Segundo os pais dela, a jovem fazia o uso corretamente, mas infelizmente contraiu a infecção e veio a falecer.







Imagem: Reprodução


Outro caso é o da modelo californiana Lauren Wasser. Em 2012 (com 24 anos), fez a troca do absorvente três vezes durante o dia, mas à noite passou mal e após um ataque cardíaco e de ficar mais ou menos dez minutos sem batimento, descobriram a doença causadora de tudo isso. Segundo os médicos, os órgãos da modelo estavam se contorcendo, e a sua perna teve que ser amputada porque gangrenou.




Pois é amores, não estamos brincando... Como disse, é uma doença rara, mas não custa nada se cuidar.

Sei que muitas mulheres de diferentes idades passam por aqui, então espero que esse post sirva de alerta para você, suas amigas e familiares.

Beijoooo.

Fonte: Terra - Bolsa de Mulher

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest
Snapchat (ReNicolau)