Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Como fazer com que os seus perfumes durem mais

Amores, que tal saber um pouquinho mais sobre os perfumes, principalmente como guardá-los aí em casa para que eles preservem a fragrância original por mais tempo. Hoje aqui no Blog nós temos uma colaboração muito especial (que vocês vão saber no final do post), e que veio nos presentear com 6 dicas muito importantes mas que infelizmente a maioria das pessoas não seguem. 


Assim como qualquer outro produto, os perfumes não são eternos. O prazo de validade pode variar de acordo com cada um deles, mas algum dia todos acabam perdendo o aroma que te conquistou. No entanto existem alguns hábitos que podem contribuir para que seu perfume envelheça mais rápido.

Em média, um perfume costuma ter prazo de validade de dois a três anos. O problema está na alteração da composição da fragrância, com o passar do tempo e as interações com o ambiente, a fórmula original pode ser alterada, afetando, assim, o aroma. Os mais antigos podem sofrer, até mesmo, alterações na cor, tornando-se mais amarelados.

Os maus hábitos na hora de guardar perfumes podem acelerar esse processo de oxidação, prejudicando as fragrâncias antes do que o esperado. Se você não sabe se está cuidando bem ou não dos seus, vamos te mostrar quais hábitos são inofensivos e o que você precisa mudar correndo.

1 - Guardar perfumes no banheiro: Errado!

Nós, mulheres, temos mania de deixar todos os produtos de beleza no banheiro, pela praticidade na hora de nos arrumarmos. Entretanto, não só para os perfumes, mas também para produtos de maquiagem, mesmo sendo prático, esse costume pode acabar saindo caro.

O que faz desse cômodo a pior opção da casa para guardar esses produtos é, principalmente, a umidade. No caso dos perfumes, ela é a responsável por alterações importantes na fórmula que aceleram o processo de oxidação da fragrância. Além disso, ainda existe o excesso de luz. Ou seja, deixar os perfumes em cima da pia do banheiro, nem pensar! E mesmo dentro do armário, a umidade vai alcança-lo, a melhor opção é retirar seus fracos desse local.

2 - Manter a embalagem: Certo!

Os frascos dos perfumes são cada vez mais bonitos e elaborados, é impossível não se encantar com alguns deles e deixar com que façam parte da decoração, mas por mais incrível que pareça, isso não é o mais indicado. A caixinha, aquela que costuma ser a primeira a ir para o lixo, é quem verdadeiramente pode te ajudar a conservar o perfume.

A principal função da caixa é proteger seu perfume do excesso de luz. Como a fórmula é extremamente sensível a luz, a exposição à luminosidade pode prejudicar e muito a fragrância. Por mais que os frascos sejam lindos, o melhor é admirá-los somente na hora de aplicar o perfume e guardar novamente dentro da caixinha logo em seguida.

Além disso, para viajar elas também podem ser muito úteis, algumas já possuem revestimentos que tornam o papelão mais resistente e, por isso, podem proteger o perfume na mala.

3 - Colocar na geladeira: Errado!

Há quem afirme que perfumes muito antigos precisam ficar guardados na geladeira, para que as baixas temperaturas e a falta de luz conservem a fragrância por mais tempo. Mas a realidade é justamente o contrário.

No lugar de ajudar, as mudanças bruscas de temperatura podem colaborar para o fim da vida útil do seu perfume e causar alterações no aroma. A melhor opção é sempre a temperatura ambiente, sem exageros.




4 - Deixar em penteadeiras e bandejas: Errado!

Eu sei, organizar os perfumes na clássica penteadeira ou em charmosas bandejas é lindo, mas essa pode ser a causa do envelhecimento do seu perfume. Não há problemas se eles estiverem protegidos cada um com sua caixinha, entretanto os fracos sozinhos podem se tornar vulneráveis à alterações de temperatura e excesso de luz, fatores que aceleram a degradação. 








- Dentro do armário: Certo!

Deixá-los escondidinhos pode não favorecer a decoração, mas colabora muito para que as fragrâncias durem mais. Essa pode ser a melhor solução para proteger aqueles perfumes que já não tem mais. Dentro do armário, eles ficam protegidos da luz e livres do calor, mesmo somente com o frasco de vidro.







6 - Frascos com defeito: Errado!

Todo frasco com problemas precisa ser trocado, mesmo que esses defeitos sejam leves. Uma tampa que não está bem firme ou um spray que não funciona como deveria, por exemplo, podem parecer inofensivos, mas são capazes de favorecer a evaporação e fazer com que o seu perfume acabe muito antes do que deveria.

Percebeu como cuidar dos seus perfumes não é tão difícil assim? Pelo contrário, medidas simples que deixem as fragrâncias livres da umidade e do excesso de luz são mais do que o suficiente para garantir que você vai ter tempo suficiente para curtir o aroma ao máximo.



Este post é uma contribuição da Época Cosméticos para o Beauty4us

Gostaram das dicas amores... Eu sigo todas elas à risca desde que trabalhei em uma perfumaria e aprendi a cuidar dos meus queridinhos... E confesso para vocês, tenho perfumes há anos que não se modificaram por causa desses cuidados...

Compartilhem esse post com as suas amigas, tenho certeza que elas irão amar =).

Beijoooo...

Imagens: Reprodução.

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest