29 dicas para vendedor iniciante [ou experiente]

Dizem que vender é uma arte, ou que só se dá bem quem já nasceu com dom para ser vendedor. Eu discordo completamente que é preciso nascer com dom, há 8 anos atrás entrei nesse ramo de cabeça, sem saber absolutamente nada de vendas, e me surpreendi comigo mesmo já no primeiro mês.

Transforme em Força a sua Fraqueza

"Um garoto de dez anos de idade decidiu praticar judô, apesar de ter perdido o braço esquerdo em um terrível acidente de carro. O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de treinamento, o mestre tinha lhe ensinado somente um movimento. O garoto então disse:

- Mestre, não devo aprender mais movimentos?

O mestre respondeu  ao menino, calmamente e com convicção.
- Realmente, esse é o único movimento que você sabe, mas também é o único movimento que você precisará saber.

Meses mais tarde, o mestre inscreveu o menino em seu primeiro torneio. O menino ganhou facilmente os primeiros dois combates e foi para a luta final. Seu oponente era bem maior, mais forte e mais experiente. O garoto, usando os ensinamentos do mestre, entrou para a luta e, quando teve oportunidade, usou seu movimento para prender o adversário. Foi assim que o menino ganhou a luta e o torneio. Era o campeão. Mais tarde, em casa, o menino e o mestre reviram cada movimento em cada luta. Então, o menino criou coragem para perguntar o que ia realmente na mente do mestre.

- Mestre, como eu consegui ganhar o torneio somente com um movimento?
- Você ganhou por duas razões - respondeu o mestre. - Em primeiro lugar, você dominou um dos golpes mais difíceis do judô. E, em segundo lugar, a única defesa conhecida para esse movimento é o seu oponente agarrar o seu braço esquerdo.

A maior fraqueza do menino tinha se transformado em sua maior força... Assim, também nós podemos usar nossa fraqueza para que ela se transforme em nossa força. O que importa é o poder da determinação." -

Livro: O que podemos aprender com os Gansos 2 - Alexandre Rangel.

Interpretando o texto...

Muitas vezes nos deparamos com dificuldades em aceitar ou enfrentar alguma situação, talvez por achar que somos incapazes de realizar tal coisa, ou porque achamos que não somos totalmente sábios para resolver qualquer assunto. Mas engana-se pensar que temos que saber/aprender tudo e não somente o necessário. Embora eu ache que todos somos capazes de aprender, também acredito que somente aprendemos se realmente desejarmos isso. Sei que o medo de errar, ou de acharem que você não é capaz é maior e mais forte do que tudo, mas o seu desejo precisa ser muito maior do que seu medo, só assim você irá vencê-lo.

Vejo no meu dia a dia muitas pessoas que são apaixonadas por maquiagem (unhas, cabelo) e me dizem sempre: - Amo maquiagem mas não sei nem passar um lápis de olhos... E daí eu fico pensando: Se gosta tanto, porque não se dedica a aprender? Todos nós somos capazes de tudo, tem é que se dedicar no aprendizado. Pior seria não gostar de maquiagem e ser obrigada a aprender... verdade?!

Aqui sua força é gostar de maquiagem e sua fraqueza é não saber maquiar... Se aprender e praticar, irá transformar em força a sua fraqueza.

Sabe quais são as frases que eu mais escuto/leio no dia a dia? Eu não consigo, eu não sei fazer, eu não posso, não levo jeito para isso... NÃO, NÃO, NÃO... Esqueçam essa palavra!!! E daí eu fico pensando: Até onde as pessoas deixam de chegar por medo de tentar? Se você gosta de alguma coisa mas acha que é difícil demais para você, transforme em força a sua fraqueza... Supere seus limites e APRENDA, tudo fica mais fácil depois disso. Um conselho que sempre dou... Se você gosta de trabalhar com vendas, aprenda a reconhecer as diferentes personalidades dos seus clientes. Se você gosta de um garoto na escola, que tal você conhecer um pouco mais os gostos dele, o seu dia a dia, a sua personalidade, crie afinidades, laços, ou seja, estude o terreno onde irá pisar antes mesmo de dar o primeiro passo. Se você gosta de maquiar, aprenda diferentes técnicas, combinação de cores... Dedique-se e faça o melhor naquilo que mais gosta.

Eu digo e repito sempre, eu nunca fui boa em vendas... até que comecei!!! E sabe qual foi a minha melhor e maior recompensa nisso tudo, foi ouvir as minhas primeiras clientes dizerem: Renata você é uma excelente vendedora =). Essa frase foi a maior recompensa para o meu maior desafio e medo. Na verdade, nunca fui vendedora e não sou, aprendi a observar minhas clientes e descobrir o que realmente interessa a elas, apenas ofereço o que elas necessitam naquele momento.

Outro ponto que aprendi foi maquiagem... Uma coisa é gostar e ficar parado vendo o tempo passar, outra coisa é gostar e aprender. Ninguém aprende maquiar sem praticar, correto? Então eu pergunto: Você pratica todos os dias?

Tudo é aprendizado, tudo é prática. Se você está determinado em aprender, nada poderá lhe parar. Você pode tudo o que quiser, mesmo achando que sua fraqueza irá te impedir de seguir em frente. Se você tem foco e determinação, e alguém quiser lhe parar, continue em frente, você chega lá!!!

Força = Gostar = Determinação = Foco = Aprendizado = Prática
Fraqueza = Não saber fazer = Desistir = Sem foco = Sem determinação

Não importa se você é bom ou ruim em alguma coisa, o que importa é a sua determinação em seguir em frente e alcançar o seu objetivo. O que mais iremos encontrar são pessoas dizendo que você não irá conseguir e o que você deve fazer é aprender e mostrar o contrário.

Dica do Dia: Interprete esse texto em sua vida, procure sua fraqueza e a transforme em força... Você consegue!

Beijinhos amores, fiquem com Deus e até segunda =).

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest