Torresmo à moda antiga + Banha caseira

Já fazia muito tempo que estava querendo fazer torresmo aqui em casa, mas sabe aquele medinho de quando eles começam a estourar?! Pois é, confesso que esse era o meu maior receio. De vez em quando eu pedia para minha mãe fazer para mim, mas finalmente criei coragem e fiz o meu primeiro torresmo em casa, e consequentemente, a minha primeira banha também.

O que preciso saber sobre as sobrancelhas

Você sabia que a real missão das sobrancelhas é proteger os olhos do suor que pode cair sobre eles? Além disso, elas são o elemento estético chave para a arquitetura do rosto. Quem nunca ouviu: "A sobrancelha é a moldura dos olhos..." Então hoje vamos falar um pouquinho sobre elas, e vou responder algumas perguntinhas no final que me enviaram pedindo para falar sobre esse assunto.


Se modificarmos qualquer inclinação na sobrancelha, percebemos que a expressão do rosto muda completamente, então o que eu recomendo sempre é seguir o formato original dela, limpando apenas o excesso. Sei que a moda influencia também no formato das nossas sobrancelhas, e muitas mulheres que seguem as tendências ficam loucas com isso... Um momento é sobrancelha fina, outro momento é sobrancelha grossa... Mas se você tira demais para seguir a moda da sobrancelha fina, raramente ela voltará a ser grossa sem falhas. Hoje não sigo a moda, mesmo porque não tenho sobrancelha para isso kkkkkkkk... Minha sobrancelha é mega esquisita, só eu entendo ela, e estou deixando crescer completamente para corrigi-la. É uma tarefa muito difícil, demora muito tempo, e não nascerá todos os fios. Um lado já está quase completo, mas o outro lado ainda não, e pela aparência vai demorar.

Então nesse assunto de seguir a moda, é preciso muita cautela em alterar a sua forma, pois a moda é sempre passageira. Recomenda-se, além de seguir o formato natural da sua sobrancelha, modificar de acordo com as características próprias de cada rosto, sendo essa modificação indicada apenas para melhorar a sua expressão.

Mas como são as sobrancelhas?

Cada sobrancelha tem três partes: corpo, coração e ponta, que devem estar harmoniosamente desenhadas com as características individuais de cada pessoa.


Quanto à linha da sobrancelha elas podem apresentar-se em: linha ascendente - dão ao rosto uma expressão de alegria e otimismo, além de proporcionar um aspecto de juventude; linha horizontal - possui uma curvatura suave e fornecem ao olhar um aspecto sonhador, mas geralmente são grossas e "endurecem" o rosto; e a linha descendente - dão ao rosto uma impressão de tristeza e pessimismo, além de acentuar a idade da pessoa


Quanto à modificação das linhas, na maioria dos casos é possível realizá-la, mas sempre com muito cuidado para não ficar exageradamente fora das suas características.

Será que tem uma espessura máxima ou mínima?

Como regra geral, afirma-se que a espessura do corpo da sobrancelha nunca deve ter menos de 4 mm e nem ultrapassar os 10 mm. Já a ponta, nunca deve ser superior a 4 mm e inferior a 1 mm.

E a cor, tem influência?

Claro que sim, visto que as cores muito escuras dão ao rosto um aspecto muito duro e hostil e rouba a expressão do olhar. A dica aqui é reduzir a espessura dela. Já as sobrancelhas muito claras dão pouco destaque ao rosto e realçam pouco o olhar.

O que é preciso levar em consideração na hora de "arrumar" as sobrancelhas é que ela precisa estar em harmonia com o formato do seu rosto, seja ela fina, grossa, mais ou menos... ou se for preciso modificá-la para que se encaixe nesse formato.

Eu não vou entrar em detalhes de como fazer a sobrancelha em si, vou deixar para um próximo post, talvez quando eu for fazer a minha sobrancelha eu faça o passo a passo para você verem, ou talvez faça antes disso, afinal eu não sei quando é que conseguirei refazer a minha.

Sobrancelhas e os formatos de rosto...

Rosto oval: sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados. 

Rosto redondo: procure fugir das sobrancelhas finas. Abuse das sobrancelhas mais angulosas e arqueadas. 

Rosto quadrado: use sobrancelhas mais angulosas, ou seja, retas com uma curva mais acentuada na ponta. 

Rosto longo: deve-se usar sobrancelhas mais retas, horizontais, sem estar muito arqueada. 

Rosto coração ou triângulo invertido: aposte nas sobrancelhas angulosas ou curvadas. 

Rosto triangular: prefira as sobrancelhas mais arredondadas ou arqueadas. 


Respondendo as perguntas...

1 - Como e quando optar por sobrancelhas de henna?
R - Acredito que quando é necessário alongar, preencher falhas, aumentar a largura e até mesmo tingir os fios brancos. É um procedimento indolor, por isso pode fazer sem medo, porém o retoque é preciso ser feito mensalmente.

2 - Devemos tirar a sobrancelha com pinça ou com cera?
R - Eu recomendo sempre tirar com pinça, embora seja preciso ter os mesmo cuidados se tirar com cera. A pinça é mais precisa. A cera, se não for bem manuseada, além de retirar fios que não deveriam ser retirados, poderá com o tempo causar uma "flacidez" na região sempre depilada.

3 - Como disfarçar as falhas nas sobrancelhas?
R - Com a henna, lápis de sobrancelha, ou sombra. Atenção sempre às cores que você irá aplicar na sua sobrancelha, ela precisa ser próxima a cor do cabelo (próxima... NÃO igual).

4 - Eu prefiro as sobrancelhas mais finas, embora as mais grossas estejam na moda... E agora?
R -  Eu sou a favor da sobrancelha que siga a linha natural, justamente porque a moda passa e a sobrancelha pode não voltar a ser como era. Não sou uma pessoa que vivo da moda, principalmente quando ela nos faz retirar algo que pode não nascer de novo (a sobrancelha =). Jamais minha sobrancelha será grossa, então nem que eu queira viver nessa moda eu conseguiria. Sou a favor da pessoa fazer tudo aquilo que a faz se sentir bem e que a faz feliz. Se você gosta das sobrancelhas mais finas, arrase amore, porque em primeiro lugar está o seu gosto. O que eu recomendo é que, mesmo finas, elas sigam as características do seu rosto.

E é isso amores, um pouquinho sobre as sobrancelhas. Tem muito o que falar sobre o assunto, mas como já disse, será em outro post.

Escolha sempre um bom profissional para moldar a suas sobrancelhas, elas falam muito sobre a sua personalidade, então é preciso que sejam bem feitas.

Um super beijo, fiquem com Deus e até amanhã.

Fonte/texto e imagens: Material didático do meu curso de estética.

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest