Vinagre de maçã na pele: Para manchas, acne, poros dilatados e controle da oleosidade

Durante 5 noites eu usei o vinagre de maçã na pele com o intuito de clarear as minhas manchas de sol, gravidez, idade, etc... E ao final desses cinco dias eu me surpreendi com os resultados pois foi além da proposta principal.


Partindo do princípio, o vinagre de maçã traz inúmeros benefícios para a pele, pois ele é rico em enzimas naturais, pectina e oligoelementos minerais que nutrem e tratam a pele. Além disso, ele também é rico em um composto chamado alfa-hidroxiácido que permite a eliminação das células mortas da pele, sendo o responsável pela estimulação da circulação sanguínea e pela oxigenação das partes onde a pigmentação foi alterada.



Como eu disse no vídeo acima, notei sim o clareamento de algumas manchas, mas realmente esperava mais nesses primeiros 5 dias no que diz respeito a elas. De qualquer forma, fiquei muito satisfeita ao ver meus poros menos dilatados, a pele mais iluminada, e até as linhas de expressão mais finas. Veja o antes e depois nas fotos abaixo, mas leve e…

Compare os tipos mais comuns de depilação e escolha o melhor para você!

Ai amores, só de pensar nesse tema já dói...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Quem aí não sofre antes de ir para a depilação? Não é brinquedo não!!! Mas hoje em dia há tantas formas de depilar seus lindos pelinhos que nem precisa sentir tanta dor assim =).


Partindo do princípio sabemos o que significa depilação e que temos os procedimentos: físicos (também conhecido como mecânico dividem-se em: abrasão, combustão, corte e barbeado, e ainda o arranque (aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii - doeu só de escrever =), químicos (utiliza-se produtos químicos, tipo cremes depilatórios) e elétricos (utiliza-se agulhas e pinças). 

Então vamos lá conhecer à fundo isso tudo...

Depilação Física ou Mecânica
  • Abrasão: Aqui utiliza-se um papel tipo lixa ou pedra pomes, e a intenção é destruir a penugem por desgaste. Recomenda-se esse tipo de depilação somente em pêlos finos e curtos. Jamais utilize esse processo nas axilas (por ex.), muito menos sobre o rosto. Esse método irrita a pele e o efeito dura pouco tempo. Após a depilação por abrasão, utilize um produto antiséptico ou desinfetante, e por último um creme suavizante.
  • Combustão:  Aff!!! Isso significa literalmente ao pé da letra... Queimar o pêlo com a chama de uma vela... Tá pensando o mesmo que eu??? kkkkkkkkkkkkkkkkk...
  • Corte e Barbeado: Preciso descrever? hahahahahah... Claro né Renata =).  Aqui elimina-se os pêlos com uma tesoura, navalha, máquina de barbear e máquina elétrica. O pêlo é cortado junto à pele, ou seja, ele desaparece apenas por 24 horas o_O... Isso aí, depois de 24 horas ele já dá o ar da graça novamente. Embora seja o método mais cômodo, rápido e barato, nem sempre é a melhor opção, principalmente quando a pessoa fica com a pele toda irritada =). Enganam-se as pessoas que pensam que o pêlo quando cortado com a gilete crescerá mais grosso que antes... Isso é MITO!!! O pêlo não cresce mais grosso, ele apenas foi cortado ao meio, praticamente, e por isso em relação ao tato, parece estar mais grosso.
  • Arranque: O melhor de todos porque arranca o pêlo desde a raíz, com isso demora muito mais tempo para crescer (mais ou menos 1 mês). Além disso, a pele fica mais fina e suave. Quando começa a crescer, como o pêlo vem novinho em folha, ele vem com a ponta mais fina, o que dá a sensação de não estar áspero e nem grosso como na depilação por corte e barbeado. Esse procedimento pode ser por produtos adesivos (cera) ou por pinça... Na maioria das vezes... OS DOIS na mesma sessão =)... Isso sem falar sobre o arranque por linha ou por aquela molinha que comprei e nunca usei... Socorro!!!!

DICA PRECIOSA para a dolorosa depilação por arranque =): Passe por cima da zona a ser depilada um cubo de gelo ou um algodão embebido em água muito quente. Isso vai tirar a sensibilidade das terminações nervosas, deixando a depilação menos dolorida.

Depilação Química

Nada mais é do que os cremes depilatórios, ou algo parecido. Eles agem da seguinte forma: as substâncias químicas atacam a queratina do pêlo de tal forma a debilitar sua estrutura, resultando na queda. O efeito desse tipo de depilação é mais duradouro do que o do corte, embora o pêlo seja "cortado" na mesma proporção (rente a pele). Nunca use esse tipo de produto se: a pele está irritada, acabou de tomar um banho quente ou se estiver exposta ao sol. Se usar na axila, a aplicação do desodorante é somente após 12 horas. 
Recomenda-se ainda que os produtos que forem utilizar possuam as seguintes propriedades:
  • Que não seja irritante para as células córneas;
  • Que não seja tóxica nem produza dermatoses;
  • Que tenha uma ação rápida de 5 minutos;
  • Que seja isento de cheiro, ou que pelo menos que seja tolerável.
*Siga rigorosamente as regras de utilização dos fabricantes.

Depilação Elétrica


Sem dúvida é o procedimento que exige muito cuidado por parte do profissional responsável pela depilação, pois podem causar queimaduras na pele. Pode ser realizado com agulhas (a agulha serve de caminho para "descarregar" a energia elétrica (calor) até a raíz do pêlo, assassinando o coitadinho) ou pinça (que faz a mesma coisa que a agulha mas sem penetrar na pele...o assassinato acontece da mesma forma heeheheheheh). Resumindo isso tudo, o pêlo vai morrer através do calor produzido pela corrente elétrica.
Ainda há vários procedimentos de depilação que são mais definitivos, mas que iremos discutir em outro post... Já chega de sofrimento por hoje =). 

To be Continued...

E agora gatinhas e gatinhos (eles também se renderam à dor com a gente =), qual procedimento é melhor para você? 


Fonte: Material didático do meu curso de Estética. 
Imagens: Reprodução.