Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Óculos de Sol - moda ou uso diário?

Olá meus amores, tudo bem? Peço milhões de desculpas por essa ausência da semana, mas foi tudo muito corrido, chegava em casa morta de cansaço...mas pensando sempre em vocês. Além do meu trabalho diário, estou na produção de uma festa de debutante, envolvida com arte gráfica dos convites, arranjos florais (é uma festa havaiana), decidindo com a aniversariante qual cabelo e maquiagem irá usar, dentre várias outras coisas (depois da festa vou fazer uma postagem mostrando todos os detalhes =), o antes, durante e depois, ok?!

Bom, vou falar hoje sobre óculos de sol e sua importância.


Muita gente ainda sai de casa sem óculos de sol, ou usam apenas como acessório de moda. Você sabia que várias lesões oculares, causadas pela falta desse tipo de óculos (de forma gradual), pode levar à ter cataratas e até à perda da visão?

Vamos entender então um pouquinho o que acontece.

Existem 3 tipos de radiação, como todos sabem: UVA, UVB e UVC. Isso mesmo, existe essa 3ª camada, menos conhecida e comentada, porque boa parte dela é absorvida pela camada de ozônio, chegando menos intensa até nós. Mas como a nossa queridíssima camada de ozônio tem diminuido, nossa visão acaba ficando submetida a esses raios, que são responsáveis pelo câncer nos olhos, mais conhecida como catarata. Já o UVA é o que compõe a maior parte da energia ultravioleta. Mas o que é mais prejudicial é o UVB, ele é o responsável pelas queimaduras, câncer de pele e lesões oculares. Então meninos e meninas, já sabem, é dos raios UVB que precisamos nos proteger, por isso nada de sair de casa sem PROTETOR SOLAR e sem ÓCULOS DE SOL =). 

Podemos ainda enumerar alguns tipos de problemas que aparecem a curto e longo prazo.

- Estão relacionadas a curto prazo as queimaduras palpebrais, que pode não ser considerada tão importante, mas as pálpebras tem papel fundamental na função visual, podendo desenvolver até um tumor se for muito exposta. Outro tipo de lesão relacionada a curto prazo é a queimadura solar da córnea cujos sintomas é a dor que se intensifica na presença da luz, e a diminuição da acuidade visual.
- Já as de longo prazo, são as alterações do cristalino, o que facilita o surgimento de cataratas, doença que atinge a porção central da retina, podendo resultar na perda da visão.


ATENÇÃO!!!

Óculos de sol é muito mais do que um mero acessório de moda. Pensem sempre que a principal função dele é proteger seus olhos desses raios. Quando forem escolher o óculos que mais combina com o seu rosto, estilo e personalidade, peça sempre informação sobre as lentes, elas devem filtrar 99 a 100% de luz ultravioleta. Lentes mais escuras não significam MAIOR PROTEÇÃO.

Óculos com lente espelhada voltou com tudo nessa estação


AH!!! Mais eu não tenho dinheiro para investir num simples óculos de sol, e quero estar na moda, como faço?

Sei que isso pode ser uma pedra enorme no nosso caminho, e que há vários óculos BARATINHOS por aí, tipo os de camelô, vendidos na rua, praia, calçadão, supermercados, etc, mas nenhum desses oferecem proteção alguma para seus olhos, e acredito que ele são  mais importantes do que qualquer outra coisa, certo?! Por isso, acho que vale muito mais você investir e pagar em mil vezes se for preciso, do que perder a visão porque quis andar na moda.

Vou contar um segredo para vocês...Eu tenho vários óculos de sol, até desses baratinhos, sabe?! Tenho parte deles aqui no Brasil, alguns comprei, outros ganhei, e ainda um tanto que deixei em Portugal (tinhas coisas mais importantes para trazer, então deixei lá)...Mas com o passar do tempo vamos aprimorando nossos conhecimentos, e decididamente aboli o uso desse tipo de óculos, e optei por mandar fazer um por algumas razões além dessa. Como uso óculos de grau, para sair na rua era uma luta, ou usava o de grau para ver tudo a minha volta, e chegava em casa com dores de cabeça e me entupia de remédio, ou usava óculos de sol e não via nada...Aff!!! a ceguinha =)

Alguns dos meus óculos de sol

Já sei, vão dizer, e porque não usava lentes de contato? A resposta é...Tenho alergia nos olhos...

Voltando ao assunto...Como acho um porre ficar trocando de óculos toda vez que vou à rua ou que entro em algum lugar, resolvi escolher uma super armação, aquela que eu me apaixonasse, e como gosto de tudo o que é diferente dos ditos normais =), mandei fazer uma com as lentes transition, ela se transforma em óculos de sol em contato com os raios UV, é o máximo e uma SUPER DICA para quem usa óculos de grau. Realmente tive que investir, mas vale a pena, afinal são os meus olhos que estão em jogo =)

o meu óculos com lentes transition =)

Lembre-se sempre, o barato geralmente sai caro, e aqui pode custar a sua visão!!!

CURIOSIDADE: Os olhos possuem um mecanismo de defesa natural, que é inibida quando usamos lentes falsificadas, dando abertura para diversos problemas, pois a pupila ao invés de diminuir diante da claridade, ela dilata, aumentando assim a penetração dos raios solares.

ÓCULOS FALSIFICADO, TÔ FORA!!!

Outra mega dica para as(os) apaixonadas(os) por óculos de sol é que deve-se usá-los mesmo quando o sol não aparece, pois a luminosidade também é prejudicial, ou seja, não é só no verão que devemos usar. Se prestarem atenção, durante o inverno a claridade parece ser bem maior.

E ainda, se quiser evitar e/ou reduzir problemas como dores de cabeça, enxaquecas e fotofobia, são indicadas lentes de cores que provoquem pouco distorção da visão e das cores, como a lente marrom, cinza e verde.


E aqui ficam alguns modelos de óculos de sol.








Então já sabem que não é qualquer óculos que podemos usar, que temos milhares de opções na hora da compra, mas que não são todos que oferecem segurança para nossos olhos.

E agora, qual solução é a melhor? O que você prefere, economizar $$$ ou lucrar o_O?

FONTE: Óculos


  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.