Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Drenagem Linfática Manual - DLM


A drenagem linfática é uma técnica de massagem, realizada de forma lenta, suave, porém precisa, dessa forma é uma massagem que NÃO DÓI (vejo muita gente reclamar que é uma massagem que dói quando fazem...). Sua principal função é estimular a eliminação de líquidos infiltrados ou edemas, ou seja, estimula o sistema linfático a trabalhar de forma rápida, levando a linfa até os gânglios linfáticos.

Curiosidade: Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, sendo aprimorada mais tarde até tornar-se popular.

Para entender um pouco mais, a linfa é o líquido existente nos gânglios linfáticos e tem como característica um líquido viscoso, ausente de cor, contém substâncias orgânicas e inorgânicas, além de resíduos e toxinas.

Como principal função, a drenagem acelera o processo de retirar os líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares através de movimentos específicos, direcionando-os para que sejam eliminados. Além disso, com essa técnica, conseguimos estimular a regeneração dos tecidos, melhorando o sistema imunitário. É relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada.

E ainda podemos citar:



- Pernas inchadas: geralmente esse inchaço é devido à uma má circulação venosa, de retorno, produzindo assim alterações que afetam a circulação linfática.
- Problemas hormonais: muito frequente nas mulheres, principalmente próximo ao ciclo menstrual, provocando inchaço nas zonas do peito, ventre, tornozelos e pés.
- Certas doenças: problemas cardíacos, renais ou hepáticos, que poderiam provocar uma excessiva retenção de líquido sobre as pernas.
- Pernas cansadas: apresentam-se nas pessoas que sofrem um pouco de reumático, padecendo principalmente nas primeiras horas do dia de um certo peso e cansaço nas pernas.

Uma sessão de DLM dura em média 1 hora.

FONTE: Material didático do Curso de Estética CEAC/Pt.
            Brasil Escola



  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.