Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

Conselhos úteis para ter as unhas sempre saudáveis.

Quantas vezes por dia utilizamos nossas mãos e pés para realizar alguma tarefa? Já pararam para pensar nisso? Você dá a devida importância para essas duas partes do corpo? E as unhas, tem alguma importância para você?

Minhas unhas da semana

As unhas, assim como as mãos e pés, merecem um cuidado especial diariamente, visto que ela traz beleza a essas partes tão importantes do nosso corpo, e que cada vez mais se torna um adorno.

Se você só conhece superficialmente a unha, vamos aprofundar um pouquinho mais o assunto =)

A unha é constituída por duas partes principais: a placa ou corpo que representa 3/4 da unha, é a parte visível da unha. E a raíz, que representa 1/4 restante, não é visível e nela situa-se o epoquínio e a cutícula. A sua cor é rosada devido ao sangue que circula por debaixo dela, e ainda existe uma parte chamada lúnula, de forma semilunar e esbranquiçada, situada na base da unha. Depois de formadas, são elásticas, duras e laminares, isso quer dizer que não é uma placa compacta, mas sim que é formada por várias camadas sobrepostas aderidas umas às outras por partículas de água e gordura.



CURIOSIDADE: A unha evolui e envelhece desde a raíz até o bordo livre. Cresce 3 milímetros por mês, e o crescimento é mais rápido no verão do que no inverno. As unhas da mão direita, crescem mais rapidamente do que as da mão esquerda, a unha do dedo médio cresce mais rápido, sendo os mais lentos o polegar e o mindinho. Quanto às unhas dos pés, crescem a um ritmo de cerca metade do tempo em relação às mãos.

Devido à alguns aspectos, as unhas podem sofrer alterações provocadas por uma série de causas, como:

- A unha quebrar com facilidade: isso acontece quando estão desidratadas, ou porque usamos como ferramentas, as quais ela não tem essa função (abrir garrafas, faca, chave de fenda).

- Quando a unha descama (lascar): a causa pode nascer de um desnível nutritivo.

- Quando formam estrias longitudinais: pode ser pela idade.

- Quando apresenta placas brancas e opacas mais acentuadas na lúnula (chama-se leuco ou lenconicia). Podem se apresentar em pequenas manchas dispersas sem ordem, ou ordenadas em filas transversais ou longitudinais: a causa pode ser pequenos traumatismos, que provocam a penetração de bolhas de ar dentro da placa.

- Pequenas erusões (furinhos) na superfície da unha: pode ser causada por falta de vitamina ou por eczemas de pele.

- Unha sem brilho: pode ser da manipulação de detergentes, a psoríase, ou obstipação crônica.

- Unha quebradiça e descamada, principalmente no bordo livre: pode ser causadas por uma classe de fungos chamados Trichofitum.

Temos várias outras alterações e causas, citei apenas algumas delas, e que são mais comuns.

Como sabemos, é recomendável uma vez por semana fazer a manicure, e pelos menos a cada 15 dias, a pedicure, isso serve também para os homens e para o ano inteiro. Precisamos levar em consideração que utilizamos as mãos a 100%, e os nosso pés, além de carregar o peso do nosso corpo, ainda carrega o peso em excesso. 

Com isso, precisamos estar sempre atentas ao trabalho desenvolvido pela manicure, pois muitas delas cometem erros que podem danificar a sua unha a longo prazo.


"Erros" comuns da Manicure (nada contra as manicures hein!!! Afinal estou no meio delas =):

- Lixar (limar) a unha com movimentos de vai-vem...Esse é o mais comum de todos eles. Dessa forma, vai serrar a sua unha. A unha deve ser lixada (limada) com pequenos movimentos e sempre na mesma direção.

- Utilizar lixas (limas) de metal ou cortantes. Por serem abrasivas, provocam unhas partidas. Com a fricção, adquirem uma certa temperatura, aumentando a secura e favorecendo a exfoliação.

- Retirar a cutícula com instrumento muito pontiagudo pode danificar a cutícula e inflamá-la.

- Limpar as unhas por baixo com instrumento pontiagudo pode descolar a membrana fina inferior e depois as impurezas incrustam-se e não se pode retirar.

- Rebaixar excessivamente os lados pode debilitar a unha e rompê-la.

- Retirar toda a cutícula, acaba por transformá-la num aro de pele grossa e dura, obrigando a cortar frequentemente.

- Agitar o frasco do esmalte faz com que formam-se bolhas e depois deixam à unha um aspecto de grãos de esmalte.

Conselhos Úteis:

E para não falarmos só de erros, vou deixar alguns conselhos.

=) IMPORTANTE - Tenha sempre o seu Kit de Manicure particular, sem compartilhar com ninguém. Leve-o sempre consigo quando for ao salão. Isso inclui as lixas de papel, ok?! Elas também transmitem doenças como a hepatite.


=) Uma unha quebrada pode-se reparar com um pouco de gaze ou papel de seda colocado por cima. Depois, pinta-se como o resto da unha sem se notar.

=) Para fortalecer a unha, é preciso deixá-las crescer em formato quadrado nos bordos e depois dar-lhes a forma ovalada, se quiser.

=) As unhas devem ser todas iguais e compridas (para as que gostam). Por isso, quando uma uma quebrar, esteticamente falando, convém cortar todas no mesmo nível e deixá-las crescer novamente.

=) As aplicações dos esmaltes, devem ser finas e esperar que estejam bem secas em cada aplicação para depois passar uma nova camada. Quando passamos em camadas mais grossas, ele "lasca" mais rápido.

=) Para agilizar a secagem do esmalte, experimente colocar as mãos na água fria.

=) Convém deixar ao redor da unha um pequeno espaço sem pintar, na espessura de um fio de cabelo. Essa pequena linha serve de proteção, pois mantém a flexibilidade da unha.

=) É comum dizerem que precisamos deixar a unha respirar. Mas não é correto afirmar, visto que a unha é constituída de células mortas. Somente a matriz se encontra viva, ou seja, basta apenas que se deixa aquela linha de proteção, citada no tópico acima, e pronto, sua unha estará respirando.

=) Lembre-se sempre de passar a base antes do esmalte. Já ouvi muita gente dizendo que tem as unhas amareladas, manchadas e não sabe o por quê. A base aplicada antes do esmalte vai evitar que os pigmentos do esmalte, ou seja a côr, toquem na unha.

=) Por último, e muito importante, aplicar sobre as mãos no término da manicure, um creme com proteção solar.

FICA A DICA!!!
                                           
FONTE: Materiais didáticos do meu curso de Estética CEAC/Portugal.




  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.