Aprenda a identificar qual é o seu tipo de pele e como cuidar com receitas caseiras

Identificar o tipo de pele é o ponto de partida para você planejar uma rotina de cuidados, além de adaptar seu estilo de vida e alimentação. Talvez você já saiba qual é o seu tipo de pele, mas de qualquer forma é sempre bom rever as informações pois com o tempo a pele muda.

Cabelos: Cuide bem deles!


É engraçado como o cabelo influencia seu estado de espírito...

Se repararem, o dia que ele apresenta um aspecto mais caidinho, parece que tudo corre mal. A mesma coisa acontece ao contrário, quando estamos com eles brilhantes e cheios de vida, ficamos mais confiantes. E, do que adianta ter a pele muito bem tratada e a maquiagem mais maravilhosa, se os cabelos estão péssimos.

Hoje em dia, para ter cabelos bem cuidados nem é preciso ser tão expert e nem ter muito dinheiro. Há produtos no mercado, que são de qualidade e mais baratos, basta apenas descobrir o estado que seu cabelo se encontra para poder comprar o mais adequado para ele nesse momento.

Para analisar o cabelo, precisamos conhecer alguns aspectos importantes, e saber o que influencia o estado dele. Se você for uma pessoa saudável, o seu cabelo e couro cabelo demonstrarão isso, pois os inimigos do cabelo estão por todo o lado: as dietas pobres, o exercício físico, o sono e tempo para relaxar insuficientes; uma doença física e qualquer forma de estresse; tensões no pescoço ou na cabeça (esses podem afetar a corrente sanguínea e consequentemente a nutrição do couro cabeludo); poluição de todos os tipos; excesso de exposição solar; ar saturado de sal, vento e água com cloro; ar condicionado e aquecimento central; alguns medicamentos (ex: pílula, medicamentos para tireóide, antibióticos, sedativos, tranquilizantes, anfetaminas, cortisona, e vários outros); e claro que os mais conhecidos são os variados processos químicos usados em permanentes, descolorações e colorações, o uso da prancha, secadores, baby liss, bob térmico e escovas com cerdas eriçadas e pontiagudas. E fumar...
Precisamos também levar em consideração o corte, a cor e o estado (ou condição). Claro que o mais indicado é ter uma harmonia entre esses 3 fatores, mas quando isso se torna impossível, começaremos pelo estado dele. O cabelo brilhante e luminoso é bonito por si só, mesmo que o corte não esteja lá grande coisa...por isso, não adianta ter o corte mais moderno do mundo, se o seu cabelo está fraco e sem brilho. A mesma coisa acontece com a cor. Do que adianta ter a cor mais bonita se ele está uma palha?

COLOQUE BRILHO NO SEU CABELO!!!

O brilho natural do cabelo vem do sebo (óleo produzido pela glândula sebácea e que estão por cima da pele). O sebo é responsável pela proteção do fio, amaciando as camadas de cutículas, fazendo com que ele se torne mais elástico e forte. Quando esse sebo é produzido em excesso, por consequência de um desequilíbrio hormonal, torna o cabelo oleoso. Já a falta de sebo, torna o cabelo seco.

Cada cabelo tem três camadas, que são elas: cutícula ou camada externa (cheia de pequenas escamas sobrepostas umas às outras), o córtex (fibras semelhantes às células) responsável pela elasticidade e força do cabelo, e a medula que é constituída por células de queratina. Claro que o ideal é o equilíbrio dessas 3 partes, para que as camadas da cutícula de mantenha lisa e fixa, obtendo assim um cabelo brilhante e sedoso. Se as camadas da cutícula estiverem estragadas, o fios se tornam frágeis e quebradiços, sem brilho e emaranhados com mais facilidade.
Se o seu cabelo for encaracolado, tenha atenção ao estado que se encontra, ou correrá o risco de ele não refletir luz.

Vamos agora para as DICAS para ter um cabelo saudável, sempre!!!


Tudo começa pela alimentação! Assim como as unhas, o cabelo é constituído por uma proteína chamada queratina, então sua alimentação precisa ter alimentos ricos em proteína, mesmo que você seja vegetariana. Escolher sempre carnes magras, aves, peixes, ovos, queijo (de cabra ou ovelha, e não de vaca), muitas nozes sementes, legumes e cereais.

Dê privilégio às bebidas e os alimentos frescos, naturais, se for orgânicos, melhor ainda!

Lembre-se dos frutos e vegetais antioxidantes e coloridos, do verde claro ao verde escuro, passando pelo vermelho, laranja, amarelo, rosa e roxo.

Corte as carnes vermelhas (ou pelo menos como apenas 1x na semana), assim como as frituras e produtos lácteos derivados de vaca. Tente evitar a cafeína (café, chá e coca-cola), o álcool, o chocolate, o açúcar, o sal, as gorduras saturadas e hidrogenadas e os alimentos manipulados...Ufaaa!!! Tanta coisa, mas é por uma boa causa, e não só os cabelos agradecem, mas a sua saúde também. Reduza a quantidade pelo menos, tudo o que é em excesso, é sempre prejudicial.

Se o seu cabelo não tem brilho, que tal optar por alguns suplementos?
- Complexo de vitamina B
- Ácidos gordos essenciais (gorduras saudáveis/óleos como: óleo de linhaça, óleo de peixe e ácido gama-linolênico)
- Antioxidantes, incluindo a vitamina C, E e beta-caroteno
- Minerais como selênio e zinco.

Quando o assunto são os shampoos, condicionadores e máscaras, opte por produtos de qualidade e apropriados para o estado do seu cabelo. Hoje em dia os fabricantes tem desenvolvidos produtos cada vez mais específicos, e como disse no início do post, há produtos de qualidade e que são acessíveis ao consumidor. Uma dica na hora da escolha do shampoo e do condicionador é: - Shampoos e condicionadores com proteínas para cabelos pesados e apagados, pois melhoram a elasticidade e dão brilho; - Shampoos e condicionadores hidratantes para cabelos secos e frisados; - Quem tem cabelo frisado/encaracolado, não use os produtos com proteínas para o cabelo, pois fará com que eles encolham mais ainda.

MUDE SEMPRE OS PRODUTOS PARA O CABELO! Passado algum tempo de uso, o cabelo cria resistência ao produto.

E para terminar e melhorar ainda mais o estado do seu cabelo, utilize uma máscara capilar juntamente com uma boa massagem.

CURIOSIDADE: - O cabelo cresce à volta de 1 cm por mês, processo que no verão é mais acelerado; - As mulheres tem tendência a perder cerca de 20% do cabelo entre os 40 e os 50 anos; - O cabelo tem tendência a tornar-se mais seco com a idade.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dicas de PRODUTOS que eu usei nesse ano de 2012:

Estava usando a linha da TRESemmé, gosto demais, mas já usei duas vezes seguidas e agora mudei. 

A primeira vez usei a linha de proteção térmica (no inverno, onde usava mais secador).


A segunda vez mudei para a linha de Hidratação profunda. 


Estava usando a máscara capilar Schwarzkopf color protect, infelizmente ela já acabou, então mudei também.


Agora resolvi experimentar a Linha da Seda Co-Criação - Liso Extremo Total...Confesso que ainda estou no Shampoo e no condicionador, e que vou usá-los pela primeira vez hoje, mesmo porque tenho outros produtos ainda por acabar, mas vou comprar a linha completa =)


A Seda inovou seus produtos com a ajuda dos 7 melhores especialistas do mundo quando o assunto é cabelo, e criou uma linha bem ace$$ível a todos - a Linha é a Co-Criação.


Para saber mais sobre os renomados especialistas e suas co-criações, CLIQUE AQUI.

Quanto à máscara capilar, agora estou usando a Schwarzkopf Liso Asiático. Essa é uma máscara que você aplica 2-3 vezes na semana, e deixa agir por 1 minuto no cabelo úmido, e em seguida penteia e enxágua.


Sempre que lavo o cabelo uso, também da linha Gliss da Schwarzkopf, Spray condicionador Oil Nutritive. É um condicionador sem enxágue, e que tem um cheirinho maravilhoso. Já usei outros tratamentos da linha, recomendo de olhos fechados, são maravilhosos.


E quando faço escova ou prancha, uso com o cabelo ainda úmido, o Sérum Anti-Frizz da Linha Liso Asiático da Schwarzkopf. A.M.O!!!


E para finalizar, já fazia tempo que queria experimentar produtos dessa marca. Também vou fazer hoje pela primeira vez, mas é uma máscara de hidratação profunda que faço de 15 em 15 dias. 


Como recomendação da minha cabeleireira lá de Portugal (Mina - Saudades!!!), acrescento 1 colher de mel natural junto com a máscara, intercalando esse tratamento.

Depois volto para dizer o que achei dos produtos que vou testar hoje...Será que ganharão o selo de testado e aprovado Beauty4US =)

Beijocas e até a próxima.


*Qualquer dúvida sobre o estado do seu cabelo, consulte o seu cabeleireiro de confiança.

FONTE: Livro A Bíblia da Beleza


Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness há 16 anos. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora Senior Mary kay e Designer de Bijouterias.