Envelhecimento precoce da pele: Causas e Tratamentos

Na semana passada falei aqui no Blog sobre as manchas na pele, que um fator que incomoda muito as mulheres. Na pesquisa que fiz na Fanpage, em segundo lugar ficou o envelhecimento precoce, então não poderia deixar de falar sobre esse assunto também.

A sua pele de Década a Década


Como sabemos, o envelhecer faz parte da nossa vida, assim como devem saber que há meios para retardar o envelhecimento. São rotinas diárias que podem atenuar nossas marcas e linhas que a cada ano que passa se tornam mais visíveis e comuns. E não estou falando apenas da cosmética, e sim dos bons hábitos alimentares e do cotidiano que trará muitos benefícios para a sua saúde também.

Alguns desses hábitos são: a exposição solar, fumar, ingerir bebida alcoolica, as dietas, o aumento de atividades de alguns músculos faciais, isso sem falar da genética.

Então vamos lá falar do envelhecimento de década em década.

A adolescência

Nessa fase a sua pele estará brilhante, clara e limpa (a não ser que tenha problemas de acne). Para entender um pouquinho sobre a acne, na maior parte dos adolescentes a acne é provocada por alterações hormonais, denominadas andrógenos, o qual aumenta a produção de sebo nos poros, produzidos pelas glândulas sebáceas. O sebo surge pelas glândulas, mas os hormônios também são responsáveis pela obstrução dos poros, originando os cravos e as espinhas. Em resumo, o cravo é um poro bloqueado mas com entrada de ar, ficando assim escuro, negro. Já a espinha, é um poro bloqueado mas sem entrada de ar, permanecendo branca. 
Por trás desses poros bloqueados, a bactéria da acne cresce rapidamente dentro da glândula sebácea dando origem às inflamações e vermelhões que caracterizam a acne.
Durante a adolescência as células da pele são produzidas a um ritmo otimizado , a derme é limpa e a respiração e elasticidade funcionam muito bem e com muita resistência, ou seja, a pele dos adolescentes deve estar em excelentes condições, com exceção das peles acneicas.

Dicas da Consultora:

A linha Botanical Effects é uma linha preparada para pele jovem e sensível, para saber mais sobre essa linha CLIQUE AQUI.

E a linha de tratamento para pele com tendência à acne - MARAVILHOSA - Para saber mais sobre acne e sobre os produtos CLIQUE AQUI.

Dos 20 aos 30 anos

Nessa faixa etária, por regra a sua pele será suave e lisa, a menos que viva em locais de extrema exposição solar. Se a pele está exposta a luz solar, ou outras fontes de luz, a tendência é demonstrar sinais de envelhecimento a partir dos 20 anos (ou até antes), da mesma forma, se a sua pele foi exposta à luz, mas com os devidos cuidados, ela poderá apresentar sinais 10 ou 20 anos depois. A manifestação não acontece somente através de linhas ou rugas, mas sim de manchas.

Dicas da Consultora:

Nessa faixa etária, recomenda-se pelo menos até os 22/23 anos utilizar a mesma linha para pele jovem Botanical Effects. A partir dos 23 anos precisa-se acrescentar um tratamento mais adequado para essa idade, visto que começamos a perder colágeno e elastina da pele.

Linha TimeWise Mary Kay, o melhor sistema antiidade, com resultados visíveis em pouco tempo. Para conhecer seus 11 Benefícios CLIQUE AQUI.

Dos 30 aos 40 anos

Essa é A faixa etária =), a minha por melhor dizendo rsssss.

Aqui tudo depende dos cuidados com a exposição solar, confesso que me acabava no sol na adolescência, e hoje fujo dele que nem uma louca. E mesmo assim, graças a Mary Kay, tenho cuidado muito bem da minha pele.

Nessa idade a sua pele começa a ter um aspecto insípido (pode acontecer em especial com as fumantes de plantão), com o aparecimento de manchas solares e com algumas pequenas, escamosas e avermelhadas lesões que pode vir a tornar-se cancerígenas. Uma hipótese nessa idade é  considerar a utilização de microdermoabrasão para amenizar pequenas rugas e linhas de expressão. Outra causa da ruga/linha de expressão nessa idade é a atividade física permanente. Eu que o diga (foram 16 anos dando aula de ginástica: a linha do sorriso e no pescoço que o digam). Além de originar vincos na linha das sobrancelhas, linhas da testa e mais pequenas rugas no canto dos olhos. Aff! Até que estou bem =)

Dicas da Consultora, e tratamentos aconselhados por um dos maiores dermatologistas do mundo - Dr. Nick Lowe, para essa faixa etária:

Aqui continuamos com a linha TimeWise recomendada a partir do 23 anos (ver acima) e incluímos alguns tratamentos extras, como:

Tratamento para manchas - Loção e Máscara Even - Um conjunto maravilhoso com resultados espetaculares...TESTADO E APROVADO por mim. 

Microdermoabrasão - Um excelente tratamento feito em sua própria casa, com efeitos de tratamento em clínica. Faz uma remoção profunda das impurezas do poro, das células mortas, mantendo assim sua pele com um brilho natural. Com o uso recomendado, afina as linhas expressão e pequenas rugas.

Creme redutor de linhas de expressão - para saber mais sobre o produto CLIQUE AQUI.

Ainda recomendo para a área dos olhos já nessa idade: 

Refirmante de Olhos - Ilumina e dá uma hidratação intensa, além de minimizar linhas finas e rugas nessa região.

Revitalizante de Olhos - vai tratar das olheiras e bolsas embaixo dos olhos. Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Dos 40 aos 50 anos

Essa é a idade que sua pele começa a mostrar sinais de anos de exposição solar, aumentando o franzido das sobrancelhas e linhas na testa. Por regra geral não deverá ainda demonstrar falta de gordura debaixo da pele. Os lábios tem a tendência de ficar mais flácidos e deverão surgir linhas na parte inferior da face. Para os fumantes, as linhas em torno dos olhos e lábios aumentam. Aconselho tratar dessa área, muitas vezes esquecida, com produtos específicos.

Dicas da Consultora:

MARAVILHOSO Lábios de Seda - Trata-se de um esfoliante e um bálsamo para tratar dos seus lábios. Tratamento para os lábios, só na Mary Kay.


Caneta Labial Anti-Envelhecimento - É um complexo antiidade que proporciona aos lábios uma aparência saudável combatendo as linhas finas e rugas. Além de ser um tratamento para os lábios ele funciona como um primer de batom. Pode ser usado também à volta dos lábios, para minimizar as rugas ("código de barra").

Dos 50 aos 60 anos

Bom, aqui é literalmente um acúmulo do tempo, e de tudo o que foi escrito até agora. Provavelmente já sentirá a pálpebra mais descaída e/ou a sobrancelha mais inclinada. A definição de linhas na pele vai ser mais acentuada e as manchas solares também (assim como potencialmente manchas cancerosas poderão aparecer). Vai sentir linhas faciais mais profundas e sinais de lesões derivadas da luz solar, juntamente com olheiras e manchas. A continuação do uso de tratamentos cosméticos são muito úteis nessa faixa etária. Continuamos então com o nosso tratamento da Linha TimeWise que foi sugerido até agora. Mas daqui a pouco teremos novidades para a pele mais madura, acima dos 50 anos, e com certeza irei vir falar sobre ela para vocês.

Dos 60 anos em diante

Se teve muita exposição ao sol ao longo da vida, as linhas e manchas acastanhadas vão envelhecer ainda mais a sua pele. Hoje em dia existem milhares de tratamentos não cirúrgicos para manter um aspecto jovem, e o uso contínuo do tratamento cosmético é mais do que indicado nessa idade. Se optar por tratamento a laser, por exemplo, convém escolher um bom dermatologista para se consultar.

Para todos os tipos de pele e, independente da idade, USE PROTEÇÃO SOLAR...365 dias por ano. É de extrema importância nos dias de hoje a utilização desse cosmético. Dessa forma, recomendo ter um FPS 30, no mínimo, dessa forma e segundo estudos, sua pele estará protegida mais de 98% contra os raios solares e contra as luzes ambiente.

Dica da Consultora:

Protetor solar FPS 30 - É livre de óleo, pode ser usado no corpo e no rosto, e deixa uma hidratação extra na sua pele. TESTADO E APROVADO por mim...Uso todos os dias.

Na verdade, todos os produtos que recomendei nesse post, foram testados por mim (com exceção da linha de acne, mas que são utilizados por clientes), e faz parte da minha rotina diária de cuidados com a minha pele. Os que destaquei com TESTADO E APROVADO, são meus queridinhos (já não tenho as manchas de gravidez e do sol que tinha na pele, e o protetor solar é aquele produto que jamais pode faltar no meu dia a dia, e do meu filho também). E é claro que, esses produtos tem que levar o selo do Blog.


Caso tenha ficado dúvidas, ou queiram saber mais sobre os produtos, é só deixar comentário no final do post, ou CLIQUE AQUI e fale comigo. Se ainda não tiver uma consultora Mary Kay poderei lhe atender, ou indicar alguma consultora mais próxima de você.

Cuidem-se!!! Sua saúde e sua pele agradecem...e nada melhor do que o tempo para lhe mostrar isso =)

FONTE: Livro "Adeus às Rugas" - Os segredos de um dos mais conceituados dermatologistas do mundo para uma face mais jovem - Dr. Nick Lowe.

Dicas da Consultora de Beleza Mary Kay/Esteticista: Renata Nicolau.

  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.