Banha de porco e seus benefícios

Antigamente a banha de porco era muito utilizada para preparar os alimentos pois além de ser de fácil acesso, seu custo era bem menor do que os óleos vegetais. Com o passar do tempo, mitos foram espalhados dizendo que o melhor seria consumir os óleos vegetais e não a banha, dessa forma eles tiveram seus preços reduzidos e passaram a ser mais consumidos no mundo.

Praia...finalmente!!!


Não tem coisa melhor do que ir para a praia e deixar o mundo para trás...inclusive o celular (telemóvel)...Mas ir à praia significa tomar vários cuidados, ainda mais hoje em dia, que o sol parece estar milhões de vezes mais forte do que uns aninhos atrás.

A busca por um bronze perfeito requer paciência e cuidados...Antigamente, eu "torrava" no sol, e depois nem conseguia me mexer, cheia de dor na pele...para quê? Passado alguns dias a pele caia toda...hahahaha...ficamos como uma cobra mudando de pele. Hoje não vou à praia sem meu protetor fator 30, da Mary Kay (eu amo - não contém óleo e mantém a pele hidratada), e o bronze vem com o tempo, e não sai de um dia para o outro junto com a pele.

Sabe-se que o sol é importante para a síntese da vitamina D e para fixar o cálcio nos ossos. Por isso é tão recomendado os banhos de sol durante um curto período de tempo, e diariamente.

Quando começar o calor, devemos tomar sol aos poucos, preparando a pele para longas exposições. Pense comigo: a pele esteve, por um período muito longo, sempre protegida pelas roupas (outono/inverno), portanto, está mais sensível do que nunca.
E por falar em sensível, as pessoas de pele mais sensível são as que devem tomar mais cuidado, usando protetor solar. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares. Quanto mais cedo você proteger as áreas expostas à claridade, mas fácil será evitar as rugas, manchas, envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Devido a vários fatores (ambientais principalmente), o sol está cada vez mais queimando a nossa pele. Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina e envelhece a pele, sendo que estes estão presentes o ano todo. Por isto, é indispensável o uso de protetores solares tanto no inverno como no verão.

Vamos lá fazer nossas contas à respeito do F.P.S.


Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver, refratar e espalhar os raios solares. O F.P.S (fator de proteção solar) indica a quantidade de tempo que você pode permanecer protegido dos raios solares, como por exemplo, se sua pele demora 10 minutos para se queimar, com um F.P.S. nº. 15, sua pele vai demorar 150 minutos para se queimar (15 vezes mais tempo). É aconselhável que use pelo menos o protetor com F.P.S 15 (ATENÇÃO: esse é o mínimo de proteção recomendado para quem vai "lagartear" na areia - tipo eu na foto...mas eu uso o F.P.S 30).




CUIDADOS

O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente rosto, nuca, orelhas, mãos e demais áreas expostas). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração. No rosto devemos usar filtro de proteção alta (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar.

Para quem gosta de sair cheirosinha para a praia ou piscina, acho que deveríam evitar o uso de perfumes junto com os filtros, é melhor escolher um protetor já com uma fragrância agradável, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.

Nunca se esqueçam de beber muita água natural, pelos menos 2 litros por dia e diminuam ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação dos tecidos e interferem no metabolismo das vitaminas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento. Isso se quiser ter uma pele sempre jovem e atraente, senão...estejam à vontade :(

Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente ao câncer.



Pois é, para quem está no verão, aproveite para cuidar bem da sua pele. Ano após ano o sol fica mais forte, e mais prejudicial à nossa pele se não tomarmos nenhuma medida preventiva, ou se não cuidarmos com o horário de exposição. Lembre-se, antes das 11:00 e depois das 16:00 é o horário ideal para pegar aquele bronze que esperamos tanto tempo por ele.


Aqui vão algumas dicas de protetor solar:









E tem muitos outros, portanto a falta de um bom protetor não é desculpa para não cuidar da sua pele nesse verão ;)


Só para confirmar e reforçar o que foi dito nesse post, a próxima matéria é um texto escrito pela Chefe do Departamento Científico da Mary Kay - Drª Beth Lange, para a revista Aplauso de junho 2011.


Pensem nisso, e protejam-se!!!