Aprenda a identificar qual é o seu tipo de pele e como cuidar com receitas caseiras

Identificar o tipo de pele é o ponto de partida para você planejar uma rotina de cuidados, além de adaptar seu estilo de vida e alimentação. Talvez você já saiba qual é o seu tipo de pele, mas de qualquer forma é sempre bom rever as informações pois com o tempo a pele muda.

Dieta dos Pontos

Ebaaaaaaaaaaa...domingão é um ótimo dia para se falar em DIETAAAAAAA...
Imagino o quanto não irão comer nesse dia tão querido por nós, depois de uma semana de trabalho e estudo...Mas hoje vou dar uma super dica, que eu recomendo até debaixo d'água.

Já ouviu falar em dieta dos pontos?

Pois é, tratam por dieta, mas na verdade é uma reeducação alimentar, poderosíssima, e que dá um super resultado. Digo isso porque já fiz, e várias alunas minhas também já fizeram e perderam mais de 10 quilos. Inclusive, minha amiga Jujuba está fazendo e já foram embora 15 quilos. Pois é, essa é uma dieta utilizada pelo vigilantes do peso. 
Gente!!! Quem quiser emagrecer e aprender a comer ao mesmo tempo, eu recomendo de olhos fechados, vai fundo e segue direitinho que dá certo :) Aquelas dietas da lua, do sol, do prato vazio, de passar fome...tá por fora! O que temos que fazer é aprender a comer direito, e alimentos saudáveis. Aqui nessa "dieta", você vai aprender a comer várias vezes por dia, e em pequenas quantidades, e tudo que seja mais saudável e necessário para o organismo (proteínas, vitaminas, carboidratos...). Sabe por quê? Simplesmente porque tudo o que é mais saudável tem menos ponto. Pensa comigo, se tem menos ponto, posso comer mais...ou seja, não vou passar fome, certo?! E outra, aqui você não corta nada da sua rotina alimentar, nem mesmo uma bala...mas claro, ela também conta ponto...Vale a pena tentar!!!

Vou agora falar um pouquinho da sua origem e dar algumas dicas de como fazer para dar certo e não desistir no meio do caminho.

Bom, essa dieta foi criada pelo Dr. Alfredo Halpern, Professor da USP. Segundo ele, o Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Formou-se em 1966 e, quando foi trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica (tudo tão rápido!!! :S ), estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensou: "já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito."
 
Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, sua primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. 
 
Consequentemente, ninguém aguentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo, e começou a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. 
 
No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
 
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
 
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.


VANTAGENS

Bom, a vantagem é que você pode comer de tudo, desde que não ultrapasse o valor dos pontos diários.


DESVANTAGENS

Você pode comer de tudo, desde que saiba comer, ou seja, não vai passar o dia comendo pacotes de bolacha de chocolate até atingir os pontos e achar que está fazendo tudo certo. Nós temos que ter um equilíbrio alimentar. Conhecem a pirâmide dos alimentos? Pois é, devemos ingerir de tudo um pouco (proteínas, carboidratos, vitaminas), só assim você está fazendo uma boa reeducação alimentar.

Lembre-se: "Você quer eliminar calorias e não perder calorias. Quem perde, acha!" E você não vai querer achar tudo de novo, não é?!

Vou deixar AQUI a calculadora dos pontos. Se quiserem, é só me contactar que eu envio a tabela dos alimentos por email para vocês. É uma tabela super completa, tem mais de 100 páginas, nem tem como eu postar aqui tudo aquilo.  

Uma dica que dou sempre para minhas alunas é: 


- Faça uma lista de alimentos rotineiros, aqueles que você come dia sim e no outro também. Coloquei num papel e cole na geladeira. A lista de pontos dos alimentos é imensa, se toda hora você tiver que ir pesquisar os pontos, vai acabar por desistir da dieta sem antes ter começado. 
- Nunca se esqueça de contar as colheres de azeite ou óleo...tudo isso conta pontos...Imagine que você coma um prato de salada de folhas verdes...A folhas não tem pontos, mas uma colher de azeite tem 15 pontos...Então já viu, não pode esquecer de contar isso.


Bom, qualquer dúvida é só entrar em contato, seja por comentário ou email, responderei assim que possível.

Se gostou do post, clica no gosto aqui embaixo e partilhe com suas amigas ;D

Beijinhos.