Aprenda a identificar qual é o seu tipo de pele e como cuidar com receitas caseiras

Identificar o tipo de pele é o ponto de partida para você planejar uma rotina de cuidados, além de adaptar seu estilo de vida e alimentação. Talvez você já saiba qual é o seu tipo de pele, mas de qualquer forma é sempre bom rever as informações pois com o tempo a pele muda.

É hora do disfarce...

      Segundo a classificação estabelecida pelos maquiadores de Hollywood, existem 7 tipos de rosto, sendo eles: ovalado (considerado o ideal - segundo Leonardo da Vinci), redondo, comprido (ou oblongo, o de marquesa e o retangular, são 3 variações do comprido), quadrado, diamante, triangular (também chamado de pêra ou trapézio) e o triangular invertido (também chamado de coração).

    Com a maquilhagem, podemos realizar correções para aproximar os diferentes rostos, o mais possível do rosto ideal, que é o oval. Aplicamos primeiro, sobre todo o rosto, maquilhagem da mesma com da pele, para camuflar pequenas imperfeições e dar uniformidade de cor, para depois aplicar maquilhagem de outras cores, para dar relevo ou esfumar imperfeições de distintas zonas, tendo em conta, que as cores claras dão volume, e as escuras, ao contrário, dissimulam as zonas volumosas.

      Assim, os rostos redondos, quadrados e triangulares de base ampla, irão necessitar de mais maquilhagem de fundo, um ou dois tons mais escuro, que dissimulem o volume excessivo das maçãs do rosto e das mandíbulas, esfumando bem os limites entre as duas cores, para evitar que as linhas de separação se notem.

      Nos rostos compridos, em diamantes e triangulares invertidos, a correção será encaminhada para fazer dilatar as zonas laterais do rosto, visto serem muito estreitas, aplicando para tal, e depois da maquiagem de fundo, um ou dois tons mais claro.

EM DETALHES...os mais comuns...com Base e Blush

    Para fazer uma maquiagem corretiva é necessário conhecer todas estas características, só assim você conseguirá ressaltar o que é belo e atenuar as imperfeições.

Maquilagem

ROSTO OVAL
É o rosto mais harmonioso. Não há necessidade de correções. A receita encontra-se na divisão do rosto em três partes iguais; da linha dos cabelos até as sobrancelhas, destas até as ponta do nariz, e deste até o queixo. Na hora de aplicar a base fica mais simples, pois é necessária apenas uma tonalidade de base

ROSTO REDONDO


A Linha da raiz dos cabelos é redonda, o maxilar e o queixo também. É conhecido como o formato “lua cheia”. Para um maior equilíbrio é preciso suavizar o formato. Algumas dicas:

• Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa;

• Aplique a mesma base nas faces (da ponta das orelhas até antes do queixo);

• O blush deve ser aplicado a partir do meio das faces em direção a ponta superior das orelhas.

ROSTO QUADRADO


A altura e a largura do rosto são quase idênticas. É necessário alongar o rosto e suavizar o formato e seus ângulos.

• Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa e no maxilar inferior;

• O blush também deve seguir a mesma instrução do rosto redondo.




ROSTO RETANGULAR


A testa tem a mesma largura que o maxilar. O rosto é longo e estreito. O importante é suavizar a largura da testa.

• Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa;

• Aplique uma base dois tons mais escura nos ângulos do maxilar inferior;

• O blush deve ser aplicado um dedo além da linha do sorriso em direção ao meio da orelha.

ROSTO TRIANGULAR


A testa é muito larga que o maxilar. Assemelha-se a um triângulo invertido. Para atenuar esse desequilíbrio é preciso;

• Aplicar uma base dois tons mais escura nas laterais da testa;

• O blush deve ser aplicado um dedo além da linha do sorriso no meio das faces em direção ao meio das orelhas.

ROSTO EM FORMATO DE LOSANGO


A testa e o maxilar são estreitos e as “maçãs” do rosto são salientes. O ideal é alargar o maxilar superior harmonizando as formas:

• Aplique uma base dois tons mais claras nas laterais da testa;

• Aplique a mesma base nos ângulos do maxilar inferior e outra de dois tons mais escura nos ângulos do maxilar superior;

• Aplique o blush um dedo além da linha do sorriso, no meio das faces, até um pouco abaixo do meio da orelha.

Fonte: Revista Sul Beleza


Se ainda ficou com dúvida, vou colocar aqui as instruções ilustradas retiradas do livro Makeup Makeovers do Maquiador Robert Jones.

De acordo com o livro, e por ser o formato considerado o ideal, o rosto ovalado é o único que não precisa ser corrigido, ou seja, podemos fazer correção de nariz, e outros detalhes mas não do contorno do rosto.
O contorno do formato do rosto pode ser feito com duo de correção em pó ou uma base mais escura e uma iluminadora.
fonte:  MakeUp Atelier 

E a dúvida continua? 
Deixe seu comentário com a sua dúvida...