Pular para o conteúdo principal

17 Dicas de vendas e atendimento ao público que você deveria colocar em prática agora


Como já deve saber, esse é um dos meus ramos de atividade profissional, mas confesso que minha paixão por vendas é recente, começou em 2010 quando eu disse que não venderia nem água no deserto mas que gostaria de arriscar e começar literalmente do zero. Desde então fui aprendendo o que é vender um produto, atender as necessidades dos clientes e entregar a solução que eles procuram. Foi aí que me tornei Consultora de Vendas e não demorou muito para amar o que eu faço até hoje.

Pensando nisso resolvi falar sobre esse tema aqui no Blog, para compartilhar as minhas pesquisas e estudo sobre vendas com você. Como eu já que tinha iniciado esse assunto no YouTube, achei interessante postar aqui também.

Mas Renata, por que consultora de vendas e não vendedora?

Simples! O consultor está tão envolvido com a venda que ele identifica o que o seu cliente procura, ele não quer simplesmente vender e receber pelo produto, ele quer satisfazer o cliente buscando informações que o leve ao que ele realmente precisa. E assim temos um bom atendimento e fidelização para o nosso negócio.

Costumo dizer que o consultor não é aquele que só vende um produto para o cliente, mas sim aquele que se torna "amigo", ajudando-o a solucionar o seu problema naquele momento. Sendo assim, só vender já não é o suficiente, pois entre o vendedor e o consultor ganha aquele que estiver mais envolvido com o conhecimento do produto e as necessidades do cliente.

Depois que "aprendi" essa diferença entre vendedor e consultor de vendas, passei a dar muito mais valor ao bom atendimento, e já falei sobre isso no vídeo com 10 dicas importantes para quem trabalha com vendas/atendimento ao público.



Então hoje, para "inaugurar" esse tema aqui no Blog, voltei com mais algumas dicas para acrescentar às do vídeo. Vamos lá! 

1- CHAME O CLIENTE PELO NOME: É um dos pontos que considero muito importante para um bom atendimento e dou muito valor para quem me chama pelo nome. Vou dar um exemplo que aconteceu no final de 2017, para você ver que pode ser aplicado em qualquer atividade profissional. "Estive em um restaurante com amigos e familiares, onde depois de alguns minutos de conversa decidindo o que iríamos pedir, a atendente disse: Renata, esse prato.... Logo que ela saiu para fazer o pedido dos pratos eu questionei se ela tinha perguntado meu nome para alguém e todos disseram que não, ou seja, ela prestou atenção enquanto falávamos e guardou o nome, o mesmo aconteceu com o do meu filho, e dos outros que estavam juntos na mesa". Com certeza esse foi um dos melhores atendimentos que tive, sem contar com as sugestões que ela deu consoante ao que eu havia dito comer ou não.

Então duas dicas que dou para você guardar o nome do cliente, e que funcionam muito são:
  1. Pergunte o nome logo no início da conversa, e repita algumas vezes durante o diálogo.
  2. Associe o nome do cliente a um amigo, um familiar... Assim será mais fácil lembrar.
2- USE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS:
  1. ABERTAS: Ajude seu cliente a expor o que ele quer. Faça perguntas onde ele irá dizer o que procura, e deixe-o falar. Seja um bom ouvinte, você poderá tirar muita informação nesse primeiro contato, e poderá realizar uma grande venda.
  2. FECHADAS: São aquelas que se resumem a respostas objetivas como SIM e NÃO. Dessa forma, procure fazer perguntas que levarão a respostas positivas.
Exemplos de perguntas abertas e fechadas: Imagine que você vende cosméticos, e no primeiro contato você precisa de informações que te direcione ao que o cliente busca:

PERGUNTA ABERTA: 
  1. Prefere base com cobertura leve ou alta?
  2. Você usa maquiagem todos os dias?
PERGUNTA FECHADA:
  1. Se optar pela base de cobertura leve o ideal é que escolha também um corretivo para disfarçar aqueles pontos que me disse que te incomodavam, certo?
  2. Como você usa maquiagem todos os dias, é importante que tenha uma boa higienização da pele antes e depois, concorda?


3- PLANEJAMENTO: Dizem que a venda se inicia antes do contato com o cliente. Sim, isso é verdade! Estudar o que seu cliente faz e saber argumentar sobre os benefícios dos seus produtos para ele, ou para o negócio dele, é o melhor caminho.

4- SOLUCIONAR O PROBLEMA E NÃO FOCAR NO DINHEIRO DO CLIENTE: Como já disse no vídeo das 10 dicas, satisfaça primeiro a vontade/necessidade do cliente, se achar conveniente e necessário oferecer mais algum produto/serviço poderá fazer, mas lembre-se que o mais importante é a satisfação dele. Do mesmo jeito que você pode fidelizar o cliente com essa venda, também poderá afastá-lo com a sua insistência.

5- ATUALIZE-SE SEMPRE: Leia muito e estude mais ainda! Todos os dias surgem muitas novidades no seu ramo de atividade, dessa forma você irá transmitir segurança para seu cliente.

6- O BBB DO EXCELENTE ATENDIMENTO: Esteja BEM PREPARADO, BEM VESTIDO e use um BOM VOCABULÁRIO, assim passará credibilidade ao cliente. Sinta e transmita prazer em atendê-lo, e o auxilie sempre no que for necessário, dessa forma conseguirá a satisfação do cliente.

7- O FECHAMENTO: a melhor e mais satisfatória parte do fechamento é quando o cliente nem percebe que está comprando, mas sim investindo.

Aqui procure fazer perguntas fechadas, que exigem respostas objetivas sempre orientadas para o positivo. Exemplo:


  1. Prefere pagar no dinheiro ou no cartão?
  2. Débito ou crédito?
  3. Em quantas vezes deseja pagar?


Lembre-se que o melhor cartão de visitas é o cliente satisfeito, então trate-o como você gostaria de ser tratado. 

E você, tem alguma dica para compartilhar comigo? Deixe nos comentários o que você faz que acha  muito importante para um bom atendimento.

E se você gostou dessas novas dicas, além das 10 do vídeo, compartilhe nas suas redes sociais.

Até a próxima!


Sigam o Blog nas redes sociais
Facebook 1 - Facebook Contém1gInstagram Pessoal  -  Instagram ComercialTwitter  -  Youtube  -  Pinterest



Postagens mais visitadas deste blog

Papo Sério: Tatuagem & Anestesia Epidural (ou peridural) não combinam

Ok, você deve estar se perguntando o por que desse assunto aqui no Blog? Porque a tatuagem já faz parte da nossa beleza (muitas de nós gostamos dessa arte) e porque quero contar para vocês um caso real (aconteceu comigo, e com várias outras pessoas). Então hoje vamos ter um papo muito sério para poder alertar principalmente as meninas que são apaixonadas por tatuagens, assim como os meninos. Muitas de vocês não devem saber que tatuagem e anestesia não combinam... Pois é, eu não sabia o_O... Na hora que decidimos fazer uma tatuagem é tudo muito lindo... Uau, vou fazer uma tatuagem (morro de vontade de fazer outra)!!! Mas escolher a parte do corpo a ser tatuada é a hora mais importante de todo esse processo, vocês já entenderão o por quê... Além de ser uma arte que dura para sempre, nós não sabemos o que vai acontecer conosco durante a vida, se vamos ter um filho (ou mais de um), se vamos ter que fazer uma cirurgia... Então por favor meus amores, continue lendo o post até o final, e es…

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

DIY: Pulseira em Macramê

Olá meus amores, tudo bem? Quem acompanha o blog sabe que confecciono bijouterias e hoje vou ensinar vocês fazerem uma pulseira linda e muito fácil... Quer aprender? Então assista o passo a passo...