Pular para o conteúdo principal

Meditação e os seus benefícios

Imagem: Reprodução

Há pouco tempo atrás eu comecei a me interessar pela prática da meditação (pouco tempo mesmo, sou uma completa iniciante), e também a conhecer os seus benefícios que são inúmeros. A meditação juntamente com meu estilo de vida atual me traz um equilíbrio diário, já que minha rotina é bem corrida e por vezes estressante.

Meu problema maior é que faço muitas coisas todos os dias, e às vezes estou fazendo uma coisa e já quero fazer a outra, e acabo atropelando tudo e ficando "nervosa" porque quero fazer tudo ao mesmo tempo. Me organizar (de novo) me ajudou muito, preparar uma rotina diária (7 dias da semana) me fez separar os trabalhos e conseguir "dar conta" de tudo (vou falar sobre isso em outro post), mas começar a meditar me ajuda a iniciar o dia relaxada, concentrada, focada e preparada, e sim, eu estou apaixonada por esse momento que tenho comigo mesma.

Hoje eu vim listar alguns dos vários benefícios que a meditação traz para a vida. Selecionei os que tenho sentido nesse pouco tempo de experiência, então vou falar sobre eles primeiro, depois eu listo mais alguns. Quem sabe assim você não se inspira e começa a praticá-la também. Confere aí!!!
  1. Traz profunda paz interior: Hoje mesmo senti isso, como nunca havia sentido antes, senti um profundo estado de relaxamento e desligamento de onde eu estava (no clube as 8:00 da manhã - depois do treino) e foi sensacional. Queria ter continuado ali por pelo menos mais uma hora, mas sabe como é, temos que trabalhar =). Embora o recomendado para iniciantes seja começar a meditar dentro de casa, sem barulho, eu até tenho uma boa concentração e o ambiente externo não interfere muito;
  2. Proporciona uma sensação de bem-estar: Esse momento que você está ali, sozinha, você com você mesma, é simplesmente indescritível;
  3. Relaxa profundamente o corpo e a mente: Quando você consegue se concentrar parece que tudo se apaga, que você é a única pessoa do universo. Hoje eu estava tão relaxada que não sentia meus membro superiores (só senti isso uma única vez no final de uma aula de ginástica), sentia meus dedos unidos mas não fazia "força" para mantê-los em contato, parecia que estavam colados, e eu desligada do mundo. Queria conseguir passar a sensação para vocês;
  4. Funciona como uma alternativa rápida para um descanso profundo: Geralmente eu medito após os exercícios físicos que começo antes das 7:00 da manhã. Após praticar os treinos, faço a meditação por aproximadamente 15 minutos (queria mais tempo). Depois que termino me sinto completamente renovada, parece que nem fiz esforço físico, e assim estou pronta para começar o meu dia de trabalho;
  5. Faz você passar mais tempo consigo mesma: Com a correria do dia a dia nunca temos tempo para nós mesmo, sempre estamos fazendo alguma coisa para ou por alguém. Nem no banheiro consigo estar sozinha (o Baruk - meu cachorro - vai junto rsss), então esse tempo que tiro para meditar é o momento ideal para eu me encontrar comigo mesma, momento que eu pratico a gratidão, que eu busco tudo de positivo para minha vida, que eu busco a Deus;
  6. Ajuda a conter a raiva (e outras emoções negativas): Ninguém está livre de ter esse tipo de sentimento, mas todos nós podemos aprender a controlar o que permitimos ou não sentir. Essa é uma prática que comecei a desenvolver desde quando li o livro "O Segredo", que diz que nosso pensamento atrai tudo aquilo que sentimos (quando você se sente mal, você atrai mais coisas ruins, e quando você se sente bem, você atrai mais coisas boas para si). Com a meditação conseguimos nos desligar desses sentimentos. Sabe quando dizem: Estou Zen?! Pois é, faz sentido porque a sensação que temos depois da meditação é de amor, de paz, de tranquilidade... Mas isso é um trabalho diário, hein!!! Aprenda a controlar seu pensamento antes, durante e após a meditação;

Com esse pouco tempo de prática da meditação pude sentir e descrever o que citei acima, mas não fica por aí porque a lista de benefícios é imensa, então vou citar somente mais alguns deles:


Imagem: Reprodução


  • Melhora a atividade cerebral
  • Desenvolve compaixão pelos outros
  • Possibilita uma visão mais positiva da vida
  • Aumenta seu nível de inteligência
  • Amplia sua concentração
  • Ajuda a construir um sistema imunológico mais forte
  • Diminui os níveis dos hormônios destrutivos do estresse
  • Aumenta sua felicidade externa e interna
  • Melhora o fluxo sanguíneo do cérebro
  • Melhora sua memória
  • Melhora a sua capacidade de visualizar

Tem muito mais benefícios para quem pratica a meditação, como eu disse sou só uma iniciante pesquisando para saber e aprender cada vez mais. 

Meditar nos traz equilíbrio, sabedoria. Todos nós podemos meditar, basta começar.

Mas por onde começar? Nunca meditei!

Esses dias assisti um vídeo da Amanda Dreher que me ajudou a entender algumas coisas como: posição certa do corpo e o porque de meditar sentada e não deitada, posição das mãos, da língua (sim, e achei interessante saber), sobre a respiração, eu achava que era de um jeito e era de outro. Enfim, como achei muito interessante saber isso tudo vou compartilhar aqui com vocês.


No vídeo abaixo a Amanda fala tudo o que eu quis dizer no início desse post (eu acabei de assistir o vídeo e resolvi postá-lo também), sobre atropelar tudo e no final do dia parecer que nada foi feito. Eu só não medito logo que acordo, prefiro meditar depois do treino justamente para eu me sentir renovada para o dia de trabalho, sem o cansaço físico. Até mesmo porque acordo as 5:00 da madruga né, o filho vai para a escola e só depois é que começo o meu dia.



Então o post de hoje foi esse, eu espero que tenham gostado e que tenha te incentivado a praticar a meditação também. Eu estou amando de verdade (se eu não tivesse já teria parado rssss). 

Sigam a Amanda no YouTube para aprender mais, eu já estou por lá e o canal dela é recheado de vídeos.

Provavelmente eu escreva novamente sobre esse assunto aqui no Blog porque ainda tem muito o que falar.

Beijoooooo.



Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest
Snapchat (ReNicolau)


Postagens mais visitadas deste blog

Papo Sério: Tatuagem & Anestesia Epidural (ou peridural) não combinam

Ok, você deve estar se perguntando o por que desse assunto aqui no Blog? Porque a tatuagem já faz parte da nossa beleza (muitas de nós gostamos dessa arte) e porque quero contar para vocês um caso real (aconteceu comigo, e com várias outras pessoas). Então hoje vamos ter um papo muito sério para poder alertar principalmente as meninas que são apaixonadas por tatuagens, assim como os meninos. Muitas de vocês não devem saber que tatuagem e anestesia não combinam... Pois é, eu não sabia o_O... Na hora que decidimos fazer uma tatuagem é tudo muito lindo... Uau, vou fazer uma tatuagem (morro de vontade de fazer outra)!!! Mas escolher a parte do corpo a ser tatuada é a hora mais importante de todo esse processo, vocês já entenderão o por quê... Além de ser uma arte que dura para sempre, nós não sabemos o que vai acontecer conosco durante a vida, se vamos ter um filho (ou mais de um), se vamos ter que fazer uma cirurgia... Então por favor meus amores, continue lendo o post até o final, e es…

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…

Bepantol Derma: para que serve e como usar.

Bom dia amores...
Vamos falar de tratamentos, mais especificamente de tratamento de cabelo.
Como estou deixando meu cabelo crescer, ando meio obcecada em tratar dele, porque acho o Ó ter cabelo cumprido e mal tratado. Enfim...Por essa razão estou experimentando de tudo, daí aproveito e conto para vocês =)
Então, agora resolvi experimentar o Bepantol Derma, e vou falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Acredito que a maioria das pessoas já conhecem o Bepantol em creme, aquele que é usado para assaduras, queimaduras e tatuagens (por isso conheço bem =). Numa visita em um Blog, que já não me lembro qual foi, li sobe o Bepantol líquido e resolvi procurar mais a respeito do assunto antes de me aventurar na compra.
Mas o que é Bepantol Derma?
É um medicamento à base de dexpantenol, riquíssimo em vitamina B5 (ótimo para hidratar e regenerar), e que serve para várias coisas.
Do mesmo jeito que vi muita gente falando muito bem desse produto, só hoje, coincidência ou não, visitei dois blogs que repro…