Pular para o conteúdo principal

Por que devo esmaltar minhas unhas à Européia (Americana)?

Oi amores!!! Essa semana vai fazer um mês que não tiro a cutícula \õ/ ...  Nunca consegui ficar tanto tempo sem tirar. Mas uma coisa é certa, não tirar a cutícula e pintar à brasileira é a coisa mais horrível que se pode ter nas mãos (na minha opinião, é claro!!!). É feio demais você pintar assim porque depois o esmalte não sai debaixo da cutícula, fica aquela coisa manchada, mal acabada... Tenebroso, não consigo!!! Então eu decidi de uma vez por todas praticar a esmaltação à européia que foi como eu aprendi no curso (ou americana, como queiram), que é deixar um espaço entre o esmalte e a cutícula.

Antes de tudo e para que vocês entendam melhor, vou contar uma história que aconteceu comigo em Portugal na época que estava fazendo um estágio do meu curso no centro de estética. Bem, eu lá tinha a maior sorte do mundo, ou ia para depilação (que eu odeio fazer) ou ia para manicure (gosto de fazer em mim, não nos outros)... Então, uma vez peguei uma cliente (daquelas amorosamente "chatas") que descobriu que eu era brasileira (sim, descobriu... porque lá todo mundo achava que eu era européia até que eu abrisse a boca) e me disse bem assim: "Você vai pintar como se pinta no Brasil? Eu disse sim (tem muita gente lá que gosta da nossa esmaltação)... Ela me respondeu: Tem outra manicure que não pinte assim, porque eu não quero que reboquem a minha unha e tenha que limpar com acetona... minhas cutículas ficam muito secas." Na hora fique com uma raiva dela e fui falar com outra brasileira que sabia esmaltar à européia, e ela fez o trabalho no meu lugar.

Tentei algumas vezes praticar essa esmaltação, mas sem grande sucesso, até que pratiquei à brasileira mesmo (já sabia esmaltar, mas precisava aperfeiçoar), visto que não seguiria a profissão de manicure (meu negócio na estética são os tratamentos de pele), e esmaltaria apenas a minha própria unha.

Muito bem, agora que comecei a cuidar com mais seriedade das minhas unhas, e decidi parar de tirar as cutículas, a primeira pessoa que me veio à cabeça em relação à esmaltação e a acetona foi a dita cliente portuguesa... Isso mesmo amores, se quero tratar das cutículas não posso deixá-las ressecadas e é o que a acetona faz. E para não usar tanta acetona, preciso aprender na marra a esmaltar corretamente, ou usar um removedor de esmaltes sem acetona na sua fórmula (mas eu acho mais econômico comprar acetona de 500 ml e não tem removedor nessa quantidade). Como não quero tirar a cutícula e acho que fica feio esmaltar à brasileira sem tirá-la, vou ter que aprender na marra mesmo. E daí você me pergunta: Mas afinal, qual a maneira correta de esmaltar as unhas, à brasileira ou à européia (americana)? Oh, dúvida cruel!!!
Minha mãe foi manicure mais de 30 anos, e cresci ouvindo ela dizer, não tira a cutícula que ela é a proteção da unha... Isso mesmo, PROTEÇÃO!!! Porque é ali que está a raíz da unha, e a única parte que respira... Ouço muita gente dizendo: Vou deixar a unha 1 dia sem esmalte para ela respirar =O... A unha é constituída por camadas de células mortas, por isso NÃO respira, a única parte que respira é próximo da cutícula. Desta forma, você pode pintar as unhas todos os dias, sem intervalo, desde que esmalte da maneira correta, deixando o espaço entre o esmalte e a cutícula, ou seja, a européia ou americana (respondida a pergunta?). Se vocês repararem nessa técnica de esmaltação, tanto a européia quanto a americana (e todos os demais países) estão sempre com a cutícula no lugar, somos só nós é que teimamos em retirar, cavucar, arrancar até sangue da cutícula. 

Sei que é muito mais bonito a unha toda coberta de esmalte, desde a cutícula que foi retirada, masssssss... tudo é uma questão de hábito. A primeira vez que fizeram minha unha quando cheguei em Portugal quis morrer, mas agora já acostumei a ver, e estou praticando para esmaltar sempre assim, ainda mais agora com as minhas cutículas no lugar. Mas a idéia dessa prática de esmaltação é usar muito menos acetona sobre as cutículas (ou seja, não limpar), embora já tenha visto vídeos tutoriais onde as manicures faziam a esmaltação à brasileira e depois limpava com pincel chanfrado e acetona para deixar à européia (americana), qual a lógica? 

E daí você me pergunta de novo... heheheheh quantas perguntas... Mas posso limpar com removedor de esmaltes sem acetona usando o pincel chanfrado? E eu respondo. PODEEEEEEEEEEEEEEEEEE \Õ/ ... Eu procuro não sujar a pele e fazer a volta da unha com o palito mesmo, mas para dar um contorno sobre as unhas mais bonito, vou passar a usar o removedor (tenho que comprar ainda não tenho em casa, e depois digo o que achei dele).

No meu curso de estética (fiz em Portugal), o conceito de sujar os dedos com esmalte durante a esmaltação é uma manicure errada, pois com isso teria que limpar com acetona, causando assim o ressecamento da cutícula, o correto, segundo eles é não sujar nadica de nada da pele =).

Na primeira esmaltação pode achar complicado, na segunda vez já fica mais fácil, e assim por diante... Mas digo uma coisa, na hora de retirar o esmalte é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais fácil!!!

Como ainda não tenho muita prática, não fiz o tutorial em vídeo para vocês (não vou pagar mico né =). Mas vou deixar uma foto explicando como é que faz, depois é só praticar.


E é isso amores, para vocês que querem deixar de tirar a cutícula, ou já deixaram, o segredo é mantê-las diariamente bem hidratadas, já falei disso aqui. E para a esmaltação ficar bonita é deixar o esmalte longe da cutícula.

Hoje não vou postar a unha da semana porque simplesmente as unhas viraram chokito... Fiz todas as dicas que dei aqui no blog para você, e fiz uma a mais mas nada adiantou, então tirei e passei só a base... Mas vou deixar a dica da base mega fortalecedora para vocês no lugar do esmalte do dia =).

Então amores, estou com a unha bem forte desde que fiz o shampoo bomba para o cabelo. Minhas unhas melhoraram muito por ter usado Monovin A, mas mesmo assim quis experimentar uma receitinha que minha mãe sempre fez (inclusive esses dias ela estava usando, que é para fortalecer as unhas...). Nunca cheguei a usar essa receitinha porque já fazia anos que não deixava minha unha crescer, mas de uns tempos para cá estou mantendo elas mais compridinhas, e seguindo a Mi Carvalho no Instagram fiquei com vontade de experimentar, pois ela também usa nas suas unhas lindas.


Você pode pegar qualquer base, eu escolhi da L'Apogée porque estou amando esse marca, e o casco de cavalo por já ser um fortalecedor. Daí coloquei 6 cravos da Índia e deixei repousar por 24 horas antes do primeiro uso. Aplico sempre antes de esmaltar a unha, ou se vou deixar assim, só na base =). Gente, o cheirinho de cravo que fica na unha é maravilhoso, pena que sai no dia seguinte hehehehehhe, e você já pode sentir o efeito no primeiro dia (pelo menos eu senti =).

E vocês, como gostam de esmaltar suas unhas, à brasileira ou à européia? Conhecem alguma receitinha para fortalecer as unhas? Deixem nos comentários para mim, ok?!

Espero que tenham gostado das dicas, e vamos lá... Agora é só mudar os hábitos.

Beijoooooooooooooo...

Imagens: maioria reprodução. 

Sigam o Blog nas redes Sociais
Facebook  -  Instagram  -  Twitter  -  Youtube  -  Pinterest




Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

Bepantol Derma: para que serve e como usar.

Bom dia amores...
Vamos falar de tratamentos, mais especificamente de tratamento de cabelo.
Como estou deixando meu cabelo crescer, ando meio obcecada em tratar dele, porque acho o Ó ter cabelo cumprido e mal tratado. Enfim...Por essa razão estou experimentando de tudo, daí aproveito e conto para vocês =)
Então, agora resolvi experimentar o Bepantol Derma, e vou falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Acredito que a maioria das pessoas já conhecem o Bepantol em creme, aquele que é usado para assaduras, queimaduras e tatuagens (por isso conheço bem =). Numa visita em um Blog, que já não me lembro qual foi, li sobe o Bepantol líquido e resolvi procurar mais a respeito do assunto antes de me aventurar na compra.
Mas o que é Bepantol Derma?
É um medicamento à base de dexpantenol, riquíssimo em vitamina B5 (ótimo para hidratar e regenerar), e que serve para várias coisas.
Do mesmo jeito que vi muita gente falando muito bem desse produto, só hoje, coincidência ou não, visitei dois blogs que repro…

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…

Noz da India: Seus efeitos e benefícios

Há um tempo atrás falei aqui no Blog que estava testando um produto natural que promete queimar as gordurinhas localizadas... Muito bem, hoje vou falar sobre ele...