Pular para o conteúdo principal

Reeducação Alimentar (Dieta dos Pontos): Quero meu corpinho de volta!!!!

Amorecos...ontem foi o primeiro dia do mês de março, dia que comecei novamente, depois de anos, a minha reeducação alimentar. Cansei de brigar com meu  espelho e com o meu guarda-roupa, então resolvi criar vergonha na minha lindíssima carinha e mudar meus hábitos alimentares novamente, quero voltar a ter o meu corpinho de 30 anos, pelo menos... Sei que muitas de vocês irão pensar: Que besteira, ela é magra e está fazendo dieta para que? Realmente sou magra, mas a minha cinturinha já não é a mesma desde que engravidei, tive um bebê de 56,5 cm e 4,250 kg, hoje tenho uma pochete no lugar da cintura...hahahhah...odeio! E como sou uma pessoa que se ama demais da conta, vou fazer esse "sacrifício" maravilhoso que é aprender a comer bem... Eu já fiz uma vez, o resultado é fantástico, mas como tantas mudanças que ocorreram na minha vida, acabei voltando a comer exageradamente, e o corpo mudou de novo. Já chega de brincar de sanfona, verdade?!

Aff!!! foto espontânea não é comigo...Foto de João Serra de Almeida - fotógrafo português.

Bem, esse era o meu corpinho, e dá para perceber pela linha da gravidez que foi no ano que tive meu filho...Engordei 17 kilos, e no mês seguinte do parto já tinha o mesmo peso de antes, afinal dava aula de ginástica, foi mega fácil voltar. Depois de 2 anos, os melhores do meu abdomen, comecei a engordar...Ganhei 3 kilos em Portugal, depois vim de férias para o Brasil e ganhei mais 3...Foram 6 kilos muito bem distribuídos......todos na cintura...Aff!!! Quase morri. Entendem agora porque estou no projeto "Quero meu corpinho de volta"?

Nessa fase de engorda, li muito, estudei muito, até que aprendi muitas coisas interessantes como:

- Não tomar líquidos frios durante a refeição: o frio congela as gorduras dos alimentos, o que dificulta a absorção pelo organismo para ser expelida em seguida, ou seja,  fica ali mais tempo, achando que é a dona do pedaço, e que acaba sendo...Por que você não vê os orientais gordos (tirando uma parte da geração fastfood)? Simples, porque eles tomam chá verde após as refeições. O líquido quente "derrete" a gordura dos alimentos, sendo facilmente eliminada pelo organismo.

- Falando em chá verde, você já experimentou esse chá? Sim, ele é bem amargo...Mas há uma versão desse chá, que é bem mais forte, embora seja a mesma planta, que é o chá branco. Ele não é amargo, a não ser que passe do tempo de infusão. Mas por que ele é mais forte? Assim como o chá verde e o chá preto, o chá branco é retirado da planta Camellia Sinesis, porém de maneira diferente. Relativamente ao seu preparo, é retirado das plantas antes das flores desabrocharem e quando os brotos ainda são protegidos por pêlos finos. Depois disso, as folhas e brotos são cozidos por um processo de vaporização sem inserir nenhum tipo de fermentação e então são levados à secagem. Com esse processamento bastante simples, consegue-se manter as propriedades da planta. Por ser feito com plantas verdes, o valor comparado com os outros chás é bem superior. Vale lembrar que seu consumo não pode ser exagerado, pois tem um alto teor de cafeína, o que pode provocar irritabilidade, tremedeira e insônia. Quanto à insônia, evite tomar esse tipo de chá depois das 17:00 hs. A quantidade recomendada por dia é de 1 ou 2 xícaras (há quem diga que pode ser até 4, mas acho que depende do tamanho da xícara).

PS: Se você tiver pressão alta, evite esse tipo de chá, ou tome apenas 1 xícara.

Gente, amo chá, nessa fase estudei sobre ritual do chá, como fazer, como manter, quando beber, etc...amo!!!!

Benefícios do Chá Branco

O chá branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, pode-se neutralizar a ação dos radicais livres, acelerar o metabolismo, desinchar o organismo, queimar gordura, diminuir o colesterol ruim (LDL), além de poder inibir as mutações genéticas que podem provocar o câncer. 

Maravilha, hein!!!

- Muitas vezes sentimos fome, mas na realidade estamos é com sede. Você sabia que o cérebro assimila a fome a sede da mesma forma? Então a dica é: sentiu fome, beba um copo de água antes de comer, se passar a fome, o que na realidade você sentia era sede.

Muito bem...reeducação alimentar é ótimo, desde que bem feita, e a dieta dos pontos do Dr. Alfredo Halpern não passa de uma, inclusive já falei dela aqui. Todos os alimentos que tem menos pontos são os alimentos mais saudáveis, e os que tem mais pontos são os mais calóricos. Logo, você que é uma garota esperta, vai se fartar de comer alimentos com menos pontos e com isso, nada de passar fome com essa dieta, não é?!. O que você precisa saber e fazer, é equilibrar sua dieta saudável com carboidratos, proteínas, vitaminas, gorduras (pirâmide alimentar, clique aqui para entendê-la). Se conseguir, será perfeito!!! Aqui você come de tudo, sem deixar nada de lado pois tudo tem pontos. Atenção, não vai comer 300 pontos só em bolachas e doces...equilíbrio...sempre!!! E lembre-se que os pontos são calculados especialmente para você.


Essa reeducação alimentar à base de pontos resume-se em 2 pontos:

- calcular os pontos diários consoante ao seu peso, altura, idade e rotina diária de esforço (vou deixar a calculadora no final desse post);
- relacioná-los às suas refeições de forma inteligente para não passar fome.

Um exemplo: se você pode comer 300 pontos por dia, irá calcular as quantidades de alimentos diários, segundo a tabela que também vou deixar no final desse post, até chegar aos 300 pontos, por isso eu disse, tem que ter equilíbrio quantos aos alimentos, e também equilíbrio nas refeições, senão vai comer os 300 pontos de manhã e passar fome no resto do dia.

Esse assunto dá muito pano para a manga, se deixar fico aqui o dia inteiro falando sobre ele. Para não ficar muito longo e vocês desistirem de ler já logo no começo, se quiser tirar alguma dúvida, ou quiser saber mais como fazer essa reeducação alimentar clique aqui. ou deixe seu comentário nesse post para que eu possa te ajudar.

Vou deixar a tabela de pontos dos alimentos aqui. Nessa tabela também está uma explicação perfeita sobre a dieta, vale a pena ler tudo o que está escrito para poder entender a contagem dos pontos, principalmente sobre as quantidades (colheres, conchas...), afinal não é só sair contando os pontos, é preciso saber calculá-los também. 

Já a calculadora para saber os pontos diários que poderá comer, você encontra aqui.

Toda "dieta" tem que vir acompanhada de atividade física, mas esse será assunto para outro post. Fiquem ligadas!!!!

E bora que a luta é grande =) 

Fonte: Brasil Escola (chá branco)


  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.


Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

DIY: Como fazer quadro de recados em cortiça gastando pouco + Meu cantinho recém decorado =)

Oi lindonasssssssssssssssss... Tudo bem? Há duas semanas atrás comecei a mexer no meu cantinho de trabalho, onde passo boas horas do meu dia fazendo tudo acontecer. Nele trabalho Mary Kay, Payleven, Maquiagem, onde faço minhas bijoux e onde gravo meus vídeos e preparo os post's para o Blog, além de estudar para tudo isso =). Já viram que esse é um cantinho especial, então tinha que ter a minha cara. Como sempre gostei de colocar a mão na massa ao invés de mandar fazer ou sair comprando tudo o que vejo pela frente, pesquisei muito antes de me aventurar na decoração... Dá uma olhada como ficou e veja aprender como fazer os quadros de cortiça =).

Tendências: Primavera/Verão 2014 - Cabelo

Adoooooooooooooro...
Gente de Deus, os penteados que mais gosto continuam com tudo no calorão...Coque e Trança, juntos ou separados...


Isso sem contar com o cabelo despenteado, estilo "podrinho" como dizem por aí, isso mesmo, aquele com cara de "acabei de acordar e não mostrei escova para o meu cabelo"...
Na foto abaixo está uma super combinação da trança com o despenteado.

As franjas continuam também nessa estação, escolha uma que combine com seu rosto e dá-lhe tesoura =)


Já o comprimento do cabelo tem para todos os gosto, desde o famoso Joãozinho até o compridão. O único detalhe que todos os cabelo vem sempre desfiados ou em camadas, para dar leveza e balanço ao cabelo.



É isso meninas, depois eu volto com mais novidades =)
Beijocas.
Sobre a Autora:
Renata Nicolau- É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer…

DIY: Porta Lápis com palito de sorvete

Ai que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo que ficou =) ...  AMEI!!! Olha só o DIY que trouxe para vocês hoje... Baratinho, super fácil de fazer e rápido... Quer aprender? É só continuar lendo o post que em seguida tem o vídeo com o passo a passo.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…