Pular para o conteúdo principal

Reeducação alimentar: Dicas para não abusar na hora da refeição

Oieeeeeeeeeee...Resolvi dar continuidade ao tema reeducação alimentar porque várias leitoras me perguntaram como devemos fazer para não abusar na hora das refeições. Então esse post estará recheado de dicas práticas para essa hora tão importante. Aff!!! recheado = lembra comida...hehehehhe...


Você sabia que o cérebro leva de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade? Ou seja, só depois desse tempo é que você perceberá que já não tem fome e que precisa parar de comer.

Então vamos lá falar de algumas dicas que realmente fazem muita diferença. Testei e aprovei cada uma delas.

- Quantas vezes você come por dia? 2, 3? Você acha que está certo ou errado? Você sabia que o correto é comer 6 vezes por dia? Vamos lá ver isso... Café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. Veja bem, vocês acorda cedo para estudar/trabalhar, toma seu café da manhã mais ou menos às 6/7:00, lá pelas 10:00 se não ingerir nada, na hora do almoço vai querer devorar um boi em 5 minutos, de tanta fome...quanto mais rápido você comer, mais você vai comer (na próxima dica vai entender o porquê). Passou o almoço, o mesmo vai acontecer em relação ao lanche da tarde e o jantar, ou seja, tem que fazer o lanche da tarde também, senão serão 2 bois por dia =). Sempre na refeição principal da noite (jantar), opte por uma sopa, ou uma saladinha mista, leve...com certeza irá dormir muito melhor. E por falar em dormir, jamais vai para cama de barriga vazia, a ceia também é importante...Eu disse ceia, isso significa, um copo de leite, um chazinho com 2 bolachinhas (Entendam!!! 2 bolachinhas, NÃO o pacote inteiro rssss)

- Veja bem, o cérebro leva de 15 a 20 minutos para assimilar a saciedade, e você come na velocidade da luz, você vai comer horrores e engordar muito mais. Para que isso não aconteça, que tal se você cronometrar o tempo que leva a comer (de preferência devagar), só para ter uma idéia, e depois fazer o seguinte: Imagina que você come em 5 minutos (mega rápido),  irá sobrar aí 10 a 15 minutos para o cérebro dizer: já chega!!!! Então que tal iniciar com uma fruta, e só depois de uns 10 minutos é que vai começar a refeição? Calculando: 3 a 5 minutos a fruta + 10 minutos de pausa + 5 minutos de refeição = 18 a 20 minutos ... Estou satisfeita =)

- Segundo Dr. Gerson Köhler - ortodontista e ortopedista facial , "a mastigação é o princípio do processo digestivo e ajuda no emagrecimento. A atuação da saliva junto aos alimentos facilita a digestão, já que eles chegam pré-digeridos ao estômago. O bom funcionamento intestinal é um dos pilares do emagrecimento saudável." Então já sabem...comer muuuuuuuuuuuuuito devagar, mastigar muito antes de engolir.

Ah!!! mas eu não consigo comer devagar e pouco... Primeiro, você consegue simmmmmmm, é só praticar. Segundo, vou te dar algumas dicas para aprender a comer pouco e devagar.

- Primeiro é preciso saber escolher bem os alimentos que vai colocar no prato. Acho que todo mundo já ouviu falar que, quanto mais colorido os alimentos no prato, mais saudáveis são, ou seja, seu prato tem que ser um carnaval todos os dias =). Para colocar pouca comida no prato, já experimentou comer em pratos menores, tipo os de sobremesa? Dá super certo...


- Para comer mais devagar, já experimentou comer de hashi? Gente, não tem como comer rápido com eles (só os orientais e quem tem muita prática), muito menos pegar muita comida de uma vez só, principalmente se for aquele arroz bem soltinho, com certeza você levará 20 minutos para comer o prato todo, isso se não sobrar...hahhaaha...
Para quem não sabe como pegar o hashi, vou deixar o passo a passo em foto e um vídeo bem divertido sobre esses famosos palitinhos japoneses que podem ser uma peça fundamental na sua dieta =)



- Se optar mesmo pelo garfo, faça como aquela gente chique de novela, que coloca um grão de arroz e um feijão na ponta do garfo e come...mastiga 30 vezes antes de engolir e pronto...20 minutos brincando...1 grão de arroz e 1 um feijão é exagero, mas colocar pouca comida, só na ponta do garfo, além de ser muito mais elegante, ajudará você a comer durante mais tempo, e devagar. 


- Você come salada durante as refeições? Se sim, ótimo. Se não, comece logo...Poderá ajudar se você comer, 1 ponta de garfo de comida intercalando com 2 de salada. O resultado? Você irá comer muiiiiiiiiiiiiita salada, o que é mega saudável, e menos comida, caso tenha optado em colocar nos pratos normais aquele exagero de comida =) Se optou pelo prato de sobremesa (sem ser uma montanha), intercale 1 garfo de salada e 1 de comida.


- Dica chique para você que é chique =) - Gente, comer dois pratos nas refeições principais é um ótimo aliado no emagrecimento e na manutenção. Se você comer um prato de salada, ou um de sopa de legumes rica em água (ou os dois) antes do prato principal, é óbvio que irá comer muito menos quando chegar nele, além do tempo que irá dispensar nesse intervalo (lembram: 15 a 20 minutos = cérebro assimila saciedade).


- Durante o dia (lanche da manhã e da tarde), nada de exagero!!!! Uma fruta, ou 3 bolachinhas com um chá ou suco natural está ótimo...eu costumo levar comigo na bolsa, principalmente para o lanche da tarde, uma tupperware com pepino japonês ou cenoura cortadinhos em rodelas, cru e natural...AMO. Muito melhor e mais saudável do que parar numa lanchonete e comer um x-tudo, uma coxinha, um pastel, um quibe, além de não resistir e pedir um refrigerante de 600 ml porque está muito calor...hahahhahah...


- Beba muita água durante o dia. No post anterior (para quem não leu está AQUI) eu disse que o cérebro assimila a fome e a sede da mesma forma...Então já sabem, sentiu fome...bebam água primeiro, se passar, não era fome mas sim sede.


- O chá branco, verde, preto são ótimos para várias coisas e ajuda a evitar a retenção de líquidos, mas atenção, ele não substitui a água, e deve ser ingerido até as 17:00 pois contém cafeína.

São inúmeras as dicas, as que citei nesse post eu já fiz, e realmente ajudam muito. Se esqueci ou se inventar mais algumas (rsssssssssss), ficam para um próximo post. Como já disse anteriormente, esse assunto dá muito pano para manga (hmmmmmmmmmmm, que vontade que deu de comer uma manga agora =).

Além disso tudo, ganhei da Rizzelle Alencar Azevedo (aluna de Nutrição e colega MK) algumas receitinhas que ajudam a dar uma enxugadinha no corpinho. Aproveitem!!!

Secar barriga

Receita 1
- 1 fatia de melão
- suco de 1 limão
- 200 ml de chá branco

Bata tudo o liquidificador e é só beber =)

Receita 2
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de chá verde
- 1 litro de água fervente

Junte tudo numa panela e deixe descansar por alguns minutos (3 a 5). Coe e beba de preferência uma hora antes do almoço e do jantar.

Refrescar e hidratar

- 1 fatia de abacaxi
- hortelã à gosto
- 200 ml de chá verde (eu prefiro o branco

Bata tudo no liquidificador e é só beber =)

Acelerar o metabolismo

- 100 ml de leite de soja
- 1 colher de sobremesa de farelo de aveia
- 1 maçã com casca

Bata no liquidificador e é só beber =) AMO, AMO e AMO

Se gostaram das dicas, ou se tiver alguma que possa ajudar, deixe um comentário para mim aqui no post, ok?!



  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.


Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

Noz da India: Seus efeitos e benefícios

Há um tempo atrás falei aqui no Blog que estava testando um produto natural que promete queimar as gordurinhas localizadas... Muito bem, hoje vou falar sobre ele...

Bepantol Derma: para que serve e como usar.

Bom dia amores...
Vamos falar de tratamentos, mais especificamente de tratamento de cabelo.
Como estou deixando meu cabelo crescer, ando meio obcecada em tratar dele, porque acho o Ó ter cabelo cumprido e mal tratado. Enfim...Por essa razão estou experimentando de tudo, daí aproveito e conto para vocês =)
Então, agora resolvi experimentar o Bepantol Derma, e vou falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Acredito que a maioria das pessoas já conhecem o Bepantol em creme, aquele que é usado para assaduras, queimaduras e tatuagens (por isso conheço bem =). Numa visita em um Blog, que já não me lembro qual foi, li sobe o Bepantol líquido e resolvi procurar mais a respeito do assunto antes de me aventurar na compra.
Mas o que é Bepantol Derma?
É um medicamento à base de dexpantenol, riquíssimo em vitamina B5 (ótimo para hidratar e regenerar), e que serve para várias coisas.
Do mesmo jeito que vi muita gente falando muito bem desse produto, só hoje, coincidência ou não, visitei dois blogs que repro…

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…