Pular para o conteúdo principal

Maquiagem: A base e o corretivo na cor certa é essencial


Acredito que o maior desafio da beleza seja acertar na escolha da base, por esse motivo é que existe milhares de tons de base para sua escolha ser a mais certa. Se você está com a pele completamente perfeita, somente uma máscara para os cílios, blush e batom já serão o suficiente para o dia-a-dia.

Em alguns casos, provavelmente você precisa de menos base do que pensa. Claro que tudo é uma questão de pele, talvez você nem precisa de base, apenas um bom corretivo e um pouco de pó solto podem fazer o suficiente para você. Muita base envelhece, e nos dias de hoje, quanto mais natural for a aplicação, melhor. Para conseguir esse efeito, claro que a técnica ajuda, e muito. O modo como aplicar a base, o acessório que vai usar ajudará muito com o efeito natural que muitas procuram.

Mas como escolher a base ideal? 


Quantas pessoas entram em lojas para comprar uma base/corretivo e não experimenta na pele para saber se é ou não é a mais indicada para ela? Ou, experimenta mas não tem uma luz adequada, acha que acertou no tom, depois vê na luz natural e fiquei com raiva, porque comprou a base errada. 

Esses são dois casos que acontecem com frequência, mas ainda existe vários outros... Do mesmo modo que há vários truques e dicas na hora de escolher a base adequada para o seu tipo de pele.

Para corrigir pequenos erros na escolha da sua base/corretivo, aí vão algumas dicas para vocês:

Dicas da maquiadora para a escolha da cor da base:

=) Quando for comprar uma base, leve um espelho com você, pode ser aqueles pequenos que tenha um normal e um de aumento, assim poderá analisar a base bem de pertinho.

=) Quando sair para comprar a base, convém que vá sem maquiagem alguma, de preferência com a pele limpa, tonificada e hidratada. Se passou o dia inteiro fora e vai comprar no final do dia, convém lavar o rosto e hidratar uns 10 minutinhos antes, assim terá a resposta adequada da base na sua pele.

=) Experimente colocar 3 ou 4 tons de base entre a maçã do rosto e a linha do maxilar, pois é uma área do rosto que não temos a incidência direta do sol, e por estar próxima ao pescoço, que tem um tom mais natural da pele. Em seguida, vá ver através daquele seu espelho que levou consigo, na luz natural...luz de loja engana muito. A mais adequada será aquela que desaparecer na sua pele. Aconselha-se que compre sempre durante o dia, pois ao escurecer a probabilidade de erro é muito maior. Espere alguns minutos após a aplicação, pois a base irá se "fundir" ao seu tom de pele, e poderá sofrer alteração. Caso não queira experimentar direto no rosto, outro lugar adequado seria o interior do pulso, nunca nas costas da mão. Repare se ela cobre a veia do pulso, mas leve em consideração que a cor pode não ser a adequada ao seu rosto.

=) Se mesmo assim não achar a base adequada para seu tom de pele, hoje em dia há a possibilidade de investir um pouco em Prescriptive Custom Blending. Assim, um cosmetólogo criará uma base e corretivo no tom da sua pele, que ficará registrada para futuras encomendas. Chique né?! Claro que criar uma base para você não sairá barato, mas pelo menos assim não irá ficar louca com a falta de uma =)...Ou ainda poderá optar em mesclar dois tons de base.

=) Para uma cobertura mais leve, também poderá optar por hidratantes tonalizantes, BB C Cream ou simplesmente misturar a sua base com um pouco de hidratante e aplicá-la em seguida.

Depois de escolhida a cor da base, o corretivo será o tom mais próximo dela, nem mais claro nem mais escuro, tem que ser no tom da sua pele. 

Quanto ao modo de aplicá-los, isso resultará em mais ou menos natural.

Dicas da Maquiadora para aplicação da base/corretivo:

=) Sempre antes de aplicar a base ou corretivo, limpar e hidratar bem a pele irá assegurar que a sua maquiagem dure mais tempo, além de deixar a maquiagem muito mais bonita, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os produtos adequados para a sua idade. Convém deixar 10 minutos entre a hidratação da pele e a aplicação da base ou corretivo, caso contrário sua maquiagem irá durar menos tempo que o previsto.

=) Algumas pessoas aplicam a base/corretivo olhando nos espelhos de aumento...Muito cuidado!!! Se você aplicar a base com esse espelho de aumento, irá correr o risco de aplicar muita base/corretivo, pois estará vendo todos os poros, vazinhos e pequenas rugas, e a tentação de corrigir essas imperfeições é muito grande. Basta apenas lembrar que, poucas são as pessoas que irão te olhar assim tão de perto, e acredito que, as que olharem não irão ligar às imperfeições ;)

=) Alguns profissionais gostam de aplicar a base com uma esponja, ou até mesmo com as mãos. Eu prefiro os pincéis adequados. No meu ponto de vista, a esponja deposita muita base, deixando a maquiagem mais carregada, além de reter base e você gastar muito mais sem necessidade. Com os dedos, segundo algumas informações que obtive, como a da maquiadora Mary Greenwall, em concordância de Sarah Stacey e Josephine Fairley, os dedos aquecem a base enquanto a espalha, tornando-a menos deslizante. Tenha atenção de lavar sempre as mãos antes de aplicar a base, se optar aplicar dessa forma. Convém também aplicar um pouco de base do dorso da mão, e depois ir aplicando conforme precisa, deixando assim de aplicar em excesso.

=) A aplicação com o pincel adequado, o que para mim é muito melhor, é muito mais rápida e deixa muito mais natural. Confesso que sou uma apaixonada por pincéis, e não abro mão deles na minha maquiagem.

=) Alguns maquiadores discutem qual devemos aplicar primeiro: base ou corretivo. Eu particularmente aplico primeiro a base, visto que o corretivo é muito mais espesso, e utilizaremos muito mais se usarmos primeiro, deixando assim menos natural a maquiagem. Ao aplicarmos primeiro a base, metade ou mais da metade das imperfeições estarão cobertas, por isso o corretivo utilizado será apenas o necessário para cobrir o que teima em aparecer. Se o corretivo for colorido, aplico antes da base, e finalizo com o corretivo normal após a base. Outro motivo para aplicar o corretivo depois é que, aplicamos a base com pincel e o corretivo com os dedos (mais frequentemente), se aplicarmos o corretivo antes da base, o pincel irá remover parte do corretivo aplicado, consequentemente o efeito já não será o mesmo.

=) Quando for aplicar o corretivo, aplique sempre com pequenas batidinhas utilizando o dedo anelar, que é o nosso dedo mais "leve".

Vou deixar para vocês, algumas sugestões de Bases, corretivos, hidratante tonalizantes, bases compactas, base em pó...experimentadas e testadas por:

SARAH STACEY e JOSEPHINE FAIRLEY:

Base Compacta - YSL - Teint Poudre Sur Mesure

Base Compacta - Shiseido The Makeup Compact Foundation - o efeito é simplesmente maravilhoso. Tem também com FPS, e vende-se o refil separado quando acabar.

Foram testadas ainda: 

Chanel Compact Creme Universel SPF15
- Estée Lauder So Ingenious Multi-Dimensional Make-Up SPF8

E classificada com a Melhor Compra:
- Revlon New Complexion Compact Make-Up

Temos as mais conhecidas pelas apaixonadas por maquiagem, blogueiras, gurus, etc...entre importada e nacional.




Além das queridinhas como: Revlon Color Stay, Revlon Photo Ready, Vult, Natura, Avon...

E claro que jamais poderia faltar no Beauty4Us, a linha de maquiagem da Mary Kay =)

Dicas da Maquiadora/Consultora de Beleza MK:

Base Líquida de Acabamento Luminoso ou Matte MK - é uma base anti-idade, de cobertura maravilhosa, que faz uma cobertura ao mesmo tempo está tratando da sua pele.

Base em Pó MK - Cobertura suave para aquelas que não gostam de usar base líquida, ou que não precisa ainda de uma uniformização da pele. E também para aquelas que gostam de um acabamento impecável por cima da base líquida.

Hidratante Tonalizante MK - Para aquelas mulheres que não gostam de usar base, mas que gostam de ter uma pele hidratada e com uma corzinha.

Corretivo MK - M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!! Dicas de como fazer corretivo colorido a partir do seu tom de corretivo MK CLIQUE AQUI.

A vantagem de se ter uma consultora MK, é que você experimenta todos os produtos antes de comprar, com o auxílio da sua consultora que é preparada para lhe indicar o produto mais adequado para a sua pele, por isso a margem de erro na hora de escolher o tom da maquiagem é quase nula, além de que a Mary Kay dá 100% de satisfação para a cliente e de ter um preço mega acessível por ser um produto importado e de qualidade. 

Caso ainda não tenha uma consultora, é só entrar em contato comigo CLICANDO AQUI, com certeza arrumarei uma próxima de você para lhe atender.

FONTE: A bíblia da beleza - Sarah Stacey e Josephine Fairley.

Dicas da Maquiadora/Consultora de Beleza Mary Kay: Renata Nicolau.


  Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer de Bijouterias.


Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

Noz da India: Seus efeitos e benefícios

Há um tempo atrás falei aqui no Blog que estava testando um produto natural que promete queimar as gordurinhas localizadas... Muito bem, hoje vou falar sobre ele...

Bepantol Derma: para que serve e como usar.

Bom dia amores...
Vamos falar de tratamentos, mais especificamente de tratamento de cabelo.
Como estou deixando meu cabelo crescer, ando meio obcecada em tratar dele, porque acho o Ó ter cabelo cumprido e mal tratado. Enfim...Por essa razão estou experimentando de tudo, daí aproveito e conto para vocês =)
Então, agora resolvi experimentar o Bepantol Derma, e vou falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Acredito que a maioria das pessoas já conhecem o Bepantol em creme, aquele que é usado para assaduras, queimaduras e tatuagens (por isso conheço bem =). Numa visita em um Blog, que já não me lembro qual foi, li sobe o Bepantol líquido e resolvi procurar mais a respeito do assunto antes de me aventurar na compra.
Mas o que é Bepantol Derma?
É um medicamento à base de dexpantenol, riquíssimo em vitamina B5 (ótimo para hidratar e regenerar), e que serve para várias coisas.
Do mesmo jeito que vi muita gente falando muito bem desse produto, só hoje, coincidência ou não, visitei dois blogs que repro…

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…