Pular para o conteúdo principal

KÖLNISCH WASSER 4711 - A legítima "Água de Colônia"

Oi genteeeeeeeee!!!

Nossa, primeiro tenho que pedir desculpa pela ausência...É que comecei a trabalhar, e ainda estou me adaptando as mudanças de horários e rotinas...Mas já já me organizo e estou aqui todos os dias =)

Hoje vim contar uma história que aprendi sobre um perfume e que quero compartilhar com vocês. Ah! Esqueci de dizer, estou trabalhando com perfumes (claro que tinha que estar ligado à beleza não é?).

Então vamos lá conhecer a História da Água de Colônia 4711.


Para quem não sabe, o ícone da perfumaria mundial é KÖLNISCH WASSER 4711, a Legítima ÁGUA DE COLÔNIA. Ironicamente falando, o produto original não é uma colônia, e sim uma Água de Toilette ou Eau de Toilette, pois contém mais do que 5% de compostos aromáticos.

Segundo consta, a popular Água de Colônia foi inventada em 1709 por Giovanni Maria Farina, um expatriado italiano que morava na cidade alemã de Colônia. Diz a lenda que  Farina copiou a fórmula de um monge que viveu muitos anos no Oriente. Inicialmente era conhecida como "Aqua Mirabilis", que significa "Água Milagrosa" e era vendida como remédio para curar todos os tipos de males, desde a dor de dente até a peste. Sua utilização poderia ser tanto internamente (ingerida) como externamente (eu já provei internamente, isso mesmo meninas(os), borrifei essa "Água Milagrosa" na boca, tem um gostinho de limão - MARAVILHOSA). Bom, continuando, no dia 8 de outubro de 1972, um jovem comerciante chamado Wilhelm Mülhens fundou uma pequena empresa na cidade alemã de Colônia (daí a origem do nome) para a produção de fragrâncias. Mas esse jovem "empresário" só teve acesso à fórmula quando casou com a filha de um tabelião e recebeu como presente de um monge (o criador da fórmula) a receita secreta para a produção do líquido, então considerado milagroso. Como o nome Farina havia se tornado sinônimo de "água milagrosa", ele continuou a produzi-la com o mesmo nome.


Mas por que Àgua de Colônia 4711?

Então vamos lá a mais uma história interessante. 

Em 1974, Mülhens adquiriu uma casa na rua Glockengasse na cidade de Colônia. Com a ocupação da cidade pelas tropas napoleônicas, que só terminaria em 1814, o comandante francês ordenou a numeração das casas dessa rua para o maior controle, e coube ao dono da pequena fábrica da água milagrosa o número 4711. Porém, em 1980, Napoleão ordenou a revelação de todas as receitas de remédios, então o fabricante alemão decidiu dar um passo corajoso: Não fabricaria mais a tal água milagrosa e sim água de cheiro, e que inicialmente era usada por oficiais franceses para se refrescarem.

Surgia então a marca KÖLNISCH WASSER 4711 (a legítima "Água de Colônia"), registrada oficialmente em 1845.


Napoleão se foi, e o número do produto ficou, e assim o sucesso do produto aumentou no decorrer dos anos, graças aos clientes ilustres que o produto conquistou como o poeta Goethe e o compositor Richard Wagner. Assim, o lema da marca se mantém até o hoje, e para quem não o conhece, aí vai: " Se estamos refrescados, estamos bem". Isso tudo porque a composição única da água de colônia 4711 exercia um efeito positivo no corpo, no espírito e na alma, conferindo a sensação de bem-estar. No século seguinte, a Água de Colônia 4711 começou a ser exportada para vários países, tornando-se um verdadeiro clássico da perfumaria mundial.


Durante décadas o sucesso do produto fez com que a empresa ampliasse a linha de produtos da marca 4711, passando a ter também o desodorante, colônia pós-barba, sabonete, loção hidratante, creme de mãos, gel de banho e até mesmo toalhitas refrescantes da mais legítima água de colônia. Em 1964, a casa localizada no nº4711, que havia sido destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída e se tornou uma enorme âncora da marca e uma das principais atrações turísticas da cidade de colônia.


O clássico frasco da água de colônia 4711 permanece inalterado desde 1922, quando a marca alemã passou a utilizá-lo. Antes disso, o frasco que era utilizado chamava-se "Rosoli", que era difícil de armazenar e transportar. Em 1822, o frasco, atualmente usado e conhecido por "Molanus", foi criado pelo perfumista Peter Heinrich Molanus, mas adaptou um colar de metal entre a tampa e o corpo do frasco que  possibilitava ao líquido cheio de álcool se dilatar quando em temperaturas mais altas. Também era mais fácil de pegar, armazenar e transportar, além de conter uma enorme área para a fixação do rótulo.


CURIOSIDADE:

- Atualmente a Água de Colônia 4711, que integra o grupo de um dos maiores produtores de perfumes e cosméticos do mundo, é exportada para mais de 80 países, sendo um ícone no seguimento de perfumaria.

- Esse perfume em várias línguas: Água de Colônia em alemão é KÖLNISCH WASSER; em francês é EAU DE COLOGNE; em italiano é ACQUA DI COLONIA; em espanhol é AGUA DE COLONIA e em latim é SPIRITUS COLONIENSIS.

Não é o máximo?

Amo estudar a história das grandes marcas.

Se ficaram interessadas(os), e quiserem adquirir o perfume 4711, é só entrar em contato comigo =).

É isso, espero que tenha gostado do post de hoje. A vida é assim, vivendo e aprendendo...

Beijocas grandes para vocês e até o próximo post.



Sobre a Autora:
Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness há 16 anos. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Independente Mary kay e Designer de Bijouterias.


Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

Noz da India: Seus efeitos e benefícios

Há um tempo atrás falei aqui no Blog que estava testando um produto natural que promete queimar as gordurinhas localizadas... Muito bem, hoje vou falar sobre ele...

Bepantol Derma: para que serve e como usar.

Bom dia amores...
Vamos falar de tratamentos, mais especificamente de tratamento de cabelo.
Como estou deixando meu cabelo crescer, ando meio obcecada em tratar dele, porque acho o Ó ter cabelo cumprido e mal tratado. Enfim...Por essa razão estou experimentando de tudo, daí aproveito e conto para vocês =)
Então, agora resolvi experimentar o Bepantol Derma, e vou falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Acredito que a maioria das pessoas já conhecem o Bepantol em creme, aquele que é usado para assaduras, queimaduras e tatuagens (por isso conheço bem =). Numa visita em um Blog, que já não me lembro qual foi, li sobe o Bepantol líquido e resolvi procurar mais a respeito do assunto antes de me aventurar na compra.
Mas o que é Bepantol Derma?
É um medicamento à base de dexpantenol, riquíssimo em vitamina B5 (ótimo para hidratar e regenerar), e que serve para várias coisas.
Do mesmo jeito que vi muita gente falando muito bem desse produto, só hoje, coincidência ou não, visitei dois blogs que repro…

Diário do Fortificante de Unhas da Vefic - 1ª Semana =)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou começar um diário contando como está sendo a primeira semana de tratamento com o Fortificante de Unhas da Vefic. Confesso que eu não conhecia a marca, e nunca parei dentro da loja, na frente da prateleira e a observei... Dessa vez foi recomendado pela vendedora MEGA atenciosa da Leo Cosméticos (todo mundo já sabe que é minha loja favorita aqui na city, principalmente pelo atendimento deles), porque pedi algum produto para fortalecer a unha e que eu visse resultado, é claro... Então foi esse que ela me indicou.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…