Pular para o conteúdo principal

Fibroedema Gelóide Subcutâneo - Mais conhecido como CELULITE.

Há exatamente um mês atrás eu lancei uma pergunta no facebook, e absolutamente NINGUÉM respondeu!!! Será que foi porque não sabiam a resposta, ou ficaram com medo dos nomes que apareceram por lá? Ou ainda com medo do chute sair longe? 

Acredito que o interesse é GERAL quando tratamos do assunto CELULITE.


Quando se trata de celulite, o primeiro problema já é a própria denominação. Essa palavra "assustadora" está mal aplicada quando designa um excesso de centímetro no volume corporal. Na medicina, a terminação "ite" quer dizer inflamação, portanto, celulite significa inflamação das células.
Porém, a definição correta seria a seguinte: "Padecimento de um estado de hidrolipodistrofia ou acumulação anormal de água e gordura no tecido conjuntivo".
Então dizemos que a celulite se forma no tecido conjuntivo e afeta consequentemente a substância gelatinosa que compõe esse tecido, ao ser invadida por uma porção de água, gordura e produtos indesejáveis, ficando assim, bloqueadas e com protuberâncias imóveis, precisamente debaixo da pele.

Eis a questão que foi feita no facebook...

Responda se souber...Se não souber...chuta!!! Conto com a sua resposta. Você sabe o que é Fibroedema Geloide Subcutâneo?

Padecimento de um estado de hidrolipodistrofia
    Acumulação anormal de água e gordura no tecido conjuntivo
      Celulite
        Excesso de centímetros no volume corporal
          Todas as alternativas acima estão corretas


          As 3 primeiras respostas estão corretas, visto que a 4ª, segundo o texto aqui especificado, designa como mal aplicado ao tema.

          Agora vamos falar um pouquinho do processo da celulite.

          O sangue arterial chega ao tecido conjuntivo através dos seus canais que são os capilares arteriais, e ele chega ali para realizar 3 funções principais:
          1. Função Respiratória: o sangue leva a sua carga de oxigênio;
          2. Função Nutritiva: o sangue transporta proteínas, glucose, vitaminas, minerais, gordura, etc;
          3. Função Defensiva: exercida pelos glóbulos brancos.
          As trocas fazem-se mediante o plasma ou líquido intersticial que atravessa as paredes dos capilares e se desloca através da substância fundamental até alcançar as células. Essas por sua vez, aceitam estes alimentos, mas naturalmente no seu processo biológico produzem uma série de substâncias (de resíduo) que precisam eliminar. Desta forma, o líquido intersticial está encarregado de recolher estes resíduos para os conduzir aos canais próprios de eliminação, que são os capilares venosos e linfáticos.
          Entretanto, se essa circulação não suceder de forma fácil, pode produzir-se uma retenção do referido líquido. Se esta retenção for prolongada, pode chegar à saturação o que origina um edema com o correspondente aumento de volume ou inchaço na zona. E quanto mais inchaço, pior será a circulação dos líquidos, assim temos um transtorno circulatório.

          Mas quais são as causas da celulite? 


          São múltiplas e variadas, entretanto, vamos nos ocupar apenas dos fatores mais importantes que podem provocar a celulite. 

          Visto que a celulite é um transtorno exclusivo das mulheres (GRRRRRRR!!! Até nisso a mulher é "privilegiada") normalmente ela localiza-se nas coxas e glúteos.

          • Fatores Endócrinos ou hormonais: São épocas propensas ao desencadeamento da celulite: a puberdade, o pós-parto e a menopausa. Também a ingestão de anticoncepcionais orais pode favorecer a aparição, pois geram no corpo uma falsa gravidez com as consequentes retenções hídricas.
          • Fatores de Alergia: Existe uma teoria que certas alergias podem provocar alergia, especialmente aquelas que produzidas pela foliculina (hormona do folículo de Graaf), a nível dos vasos sanguíneos. Ela causaria uma série de edemas mínimos de outros edemas sobre eles.
          • Fatores Tóxicos: A anomalia na eliminação dos resíduos podem ser causadas por transtornos a nível digestivo e hepático assim, uma má mastigação converte-se numa deficiente digestão; a prisão de ventre atrasa excessivamente a eliminação de substâncias carregadas de toxinas; uma deficiente ingestão de água pode fazer com que o rim purifique pouco sangue favorecendo a acumulação de toxinas. Ainda faz parte desse fator algum estado infeccioso, como: rinofaringite, sinusite, problemas dentários, infecções vaginais...
          • Fatores Circulatórios ou Vasculares: A celulite pode estar associada especialmente a uma má circulação de retorno, visto que uma circulação sanguínea retardada  provoca uma lenta oxigenação do sangue, consequentemente, uma má alimentação dos tecidos. Além disso, uma má circulação também pode causar inchaço e edema. O que pode favorecer esse transtorno circulatório são as roupas muito justas como: cintos, ligas, jeans...além de estar muitas horas em pé parado (como as cabeleireiras, esteticistas, etc), da mesma forma que estar sentada muitas horas seguidas, pois impede, a nível de virilha, uma circulação sanguínea normal, e que pode agravar se estiver uma perna cruzada sobre a outra.
          • Fatores Psicossomáticos: Ou seja, a ansiedade, o nervosismo, a tensão, a fadiga, o stress, a angústia, o choque emocional, melhor dizendo, tudo aquilo que provoque um desequilíbrio no sistema neurovegetativo (o que regula a vasoconstrição dos capilares), pois afetará a alimentação celular e a adequada eliminação de resíduos.
          • Fatores Medicamentosos: Alguns medicamentos podem favorecer a polimerização da substância fundamental, como: relaxantes, soníferos, calmantes, anti-inflamatórios, corticóides, anovulatórios, etc.
          • Fatores de Qualidade de Vida: A falta de exercício, problemas posturais (pé chato, assim como postura incorreta do tipo apoiar-se sobre uma das pernas), hábitos alimentares incorretos, excesso de tabaco...
          • Fatores Traumáticos: Os microtraumatismos repetidos, as fraturas ou contusões podem provocar a aparição da celulite numa determinada zona corporal.
          Conheça agora alguns dos tratamentos mais indicados para o tratamento da celulite.


          TRATAMENTO ESTÉTICO (realizado por uma esteticista)
          1. Ginástica de Relaxação;
          2. Sudações para eliminar toxina;
          3. Hidroterapia para ativar a circulação (massagem com jatos d'água);
          4. Massagens: Drenagem Linfática, circulatórias, relaxantes, a nível das costas, pernas, ventre e estômago;
          5. Aparatologia: ionização, alta frequência, pressoterapia, wrap, termoterapia, ventosas, laser, ultra-sons.
          Se preferir fazer um tratamento em casa, só com cosméticos, aí vai a dica na hora de escolher os produtos.

          TRATAMENTO COSMÉTICO
          1. Produtos ricos em flavonóides, por conterem vitamina P;
          2. Produtos ricos em Saponina, pois fortalecem o tecido conjuntivo;
          3. Produtos ricos em Iodo, pois atuam como lipolíticos (favorecem o processo orgânico da lipólise, que consiste na decomposição das gorduras em ácidos gordos, tornando-se mais facilmente similáveis);
          4. Produtos ricos em Silício, pois atuam como estimulantes dos fibroblastos;
          5. Produtos que contenham aminoácidos, pois melhoram a hidratação dos mucopolissacarídios;
          6. Produtos vasodilatadores periféricos;
          7. Produtos diuréticos e antiedematosos;
          8. Produtos despolimerizantes (contém enzima);
          9. Produtos que contenham vitaminas A e C.
          E fica ainda, as DICAS de alguns PRODUTOS:






          Bom, produtos cosméticos para celulite há vários, basta apenas aplicá-lo corretamente e com regularidade :D

          É isso meninas... Aproveitem bem o post, repensem sua rotina diária, avalie seus hábitos e vamos começar a tratar do Fibroedema Gelóide Subcutâneo, de dentro para fora.

          FONTE: Curso de Estética CEAC/Portugal.


          Sobre a Autora:
          Renata Nicolau - É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness há 16 anos. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Independente Mary kay e confecciona bijouterias.


          Postagens mais visitadas deste blog

          Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

          Bom diaaaaaaaaaaaa =)
          É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
          Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

          Tendências: Primavera/Verão 2014 - Cabelo

          Adoooooooooooooro...
          Gente de Deus, os penteados que mais gosto continuam com tudo no calorão...Coque e Trança, juntos ou separados...


          Isso sem contar com o cabelo despenteado, estilo "podrinho" como dizem por aí, isso mesmo, aquele com cara de "acabei de acordar e não mostrei escova para o meu cabelo"...
          Na foto abaixo está uma super combinação da trança com o despenteado.

          As franjas continuam também nessa estação, escolha uma que combine com seu rosto e dá-lhe tesoura =)


          Já o comprimento do cabelo tem para todos os gosto, desde o famoso Joãozinho até o compridão. O único detalhe que todos os cabelo vem sempre desfiados ou em camadas, para dar leveza e balanço ao cabelo.



          É isso meninas, depois eu volto com mais novidades =)
          Beijocas.
          Sobre a Autora:
          Renata Nicolau- É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer…

          DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

          Amoressssssss...tudo bem?
          Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
          Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
          Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
          Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…

          Noz da India: Seus efeitos e benefícios

          Há um tempo atrás falei aqui no Blog que estava testando um produto natural que promete queimar as gordurinhas localizadas... Muito bem, hoje vou falar sobre ele...

          Papo Sério: Tatuagem & Anestesia Epidural (ou peridural) não combinam

          Ok, você deve estar se perguntando o por que desse assunto aqui no Blog? Porque a tatuagem já faz parte da nossa beleza (muitas de nós gostamos dessa arte) e porque quero contar para vocês um caso real (aconteceu comigo, e com várias outras pessoas). Então hoje vamos ter um papo muito sério para poder alertar principalmente as meninas que são apaixonadas por tatuagens, assim como os meninos. Muitas de vocês não devem saber que tatuagem e anestesia não combinam... Pois é, eu não sabia o_O... Na hora que decidimos fazer uma tatuagem é tudo muito lindo... Uau, vou fazer uma tatuagem (morro de vontade de fazer outra)!!! Mas escolher a parte do corpo a ser tatuada é a hora mais importante de todo esse processo, vocês já entenderão o por quê... Além de ser uma arte que dura para sempre, nós não sabemos o que vai acontecer conosco durante a vida, se vamos ter um filho (ou mais de um), se vamos ter que fazer uma cirurgia... Então por favor meus amores, continue lendo o post até o final, e es…