Pular para o conteúdo principal

Dieta dos Pontos

Ebaaaaaaaaaaa...domingão é um ótimo dia para se falar em DIETAAAAAAA...
Imagino o quanto não irão comer nesse dia tão querido por nós, depois de uma semana de trabalho e estudo...Mas hoje vou dar uma super dica, que eu recomendo até debaixo d'água.

Já ouviu falar em dieta dos pontos?

Pois é, tratam por dieta, mas na verdade é uma reeducação alimentar, poderosíssima, e que dá um super resultado. Digo isso porque já fiz, e várias alunas minhas também já fizeram e perderam mais de 10 quilos. Inclusive, minha amiga Jujuba está fazendo e já foram embora 15 quilos. Pois é, essa é uma dieta utilizada pelo vigilantes do peso. 
Gente!!! Quem quiser emagrecer e aprender a comer ao mesmo tempo, eu recomendo de olhos fechados, vai fundo e segue direitinho que dá certo :) Aquelas dietas da lua, do sol, do prato vazio, de passar fome...tá por fora! O que temos que fazer é aprender a comer direito, e alimentos saudáveis. Aqui nessa "dieta", você vai aprender a comer várias vezes por dia, e em pequenas quantidades, e tudo que seja mais saudável e necessário para o organismo (proteínas, vitaminas, carboidratos...). Sabe por quê? Simplesmente porque tudo o que é mais saudável tem menos ponto. Pensa comigo, se tem menos ponto, posso comer mais...ou seja, não vou passar fome, certo?! E outra, aqui você não corta nada da sua rotina alimentar, nem mesmo uma bala...mas claro, ela também conta ponto...Vale a pena tentar!!!

Vou agora falar um pouquinho da sua origem e dar algumas dicas de como fazer para dar certo e não desistir no meio do caminho.

Bom, essa dieta foi criada pelo Dr. Alfredo Halpern, Professor da USP. Segundo ele, o Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Formou-se em 1966 e, quando foi trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica (tudo tão rápido!!! :S ), estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensou: "já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito."
 
Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, sua primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. 
 
Consequentemente, ninguém aguentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo, e começou a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. 
 
No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
 
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
 
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.


VANTAGENS

Bom, a vantagem é que você pode comer de tudo, desde que não ultrapasse o valor dos pontos diários.


DESVANTAGENS

Você pode comer de tudo, desde que saiba comer, ou seja, não vai passar o dia comendo pacotes de bolacha de chocolate até atingir os pontos e achar que está fazendo tudo certo. Nós temos que ter um equilíbrio alimentar. Conhecem a pirâmide dos alimentos? Pois é, devemos ingerir de tudo um pouco (proteínas, carboidratos, vitaminas), só assim você está fazendo uma boa reeducação alimentar.

Lembre-se: "Você quer eliminar calorias e não perder calorias. Quem perde, acha!" E você não vai querer achar tudo de novo, não é?!

Vou deixar AQUI a calculadora dos pontos. Se quiserem, é só me contactar que eu envio a tabela dos alimentos por email para vocês. É uma tabela super completa, tem mais de 100 páginas, nem tem como eu postar aqui tudo aquilo.  

Uma dica que dou sempre para minhas alunas é: 


- Faça uma lista de alimentos rotineiros, aqueles que você come dia sim e no outro também. Coloquei num papel e cole na geladeira. A lista de pontos dos alimentos é imensa, se toda hora você tiver que ir pesquisar os pontos, vai acabar por desistir da dieta sem antes ter começado. 
- Nunca se esqueça de contar as colheres de azeite ou óleo...tudo isso conta pontos...Imagine que você coma um prato de salada de folhas verdes...A folhas não tem pontos, mas uma colher de azeite tem 15 pontos...Então já viu, não pode esquecer de contar isso.


Bom, qualquer dúvida é só entrar em contato, seja por comentário ou email, responderei assim que possível.

Se gostou do post, clica no gosto aqui embaixo e partilhe com suas amigas ;D

Beijinhos.

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Tudo sobre as Cápsulas Seca Barriga.

Bom diaaaaaaaaaaaa =)
É inevitável não falar de todas as formas existentes quando o assunto é preparar o corpo para o verão. Também não é novidade (a não ser para os novos leitores do blog) que a minha barriguinha é minha luta diária. Já ouviram falar em "falsa magra"? Essa sou eu. Ontem falamos sobre uma técnica de massagem que dá muito resultado, mas não adianta ser "amassada" e não cuidar do organismo, da alimentação, enfim, de dentro para fora. Depois de algum tempo, voltei ao meu projeto "Quero meu corpinho de volta" como podem ver aqui, mas confesso que não é fácil, porque depois dos 30 anos o corpo (principalmente da mulher) sofre muitas alterações, ainda mais se já for mãe. Também sei que tem muitas leitoras do Beauty4Us que passam pela mesma dificuldade, então quero ajudá-las testando produtos, dietas saudáveis... e se eu vejo resultado, com certeza irá virar post.
Hoje vou falar sobre umas cápsulas que resolvi testar. Comecei na 5ª feira passada …

DIY: Como fazer quadro de recados em cortiça gastando pouco + Meu cantinho recém decorado =)

Oi lindonasssssssssssssssss... Tudo bem? Há duas semanas atrás comecei a mexer no meu cantinho de trabalho, onde passo boas horas do meu dia fazendo tudo acontecer. Nele trabalho Mary Kay, Payleven, Maquiagem, onde faço minhas bijoux e onde gravo meus vídeos e preparo os post's para o Blog, além de estudar para tudo isso =). Já viram que esse é um cantinho especial, então tinha que ter a minha cara. Como sempre gostei de colocar a mão na massa ao invés de mandar fazer ou sair comprando tudo o que vejo pela frente, pesquisei muito antes de me aventurar na decoração... Dá uma olhada como ficou e veja aprender como fazer os quadros de cortiça =).

Tendências: Primavera/Verão 2014 - Cabelo

Adoooooooooooooro...
Gente de Deus, os penteados que mais gosto continuam com tudo no calorão...Coque e Trança, juntos ou separados...


Isso sem contar com o cabelo despenteado, estilo "podrinho" como dizem por aí, isso mesmo, aquele com cara de "acabei de acordar e não mostrei escova para o meu cabelo"...
Na foto abaixo está uma super combinação da trança com o despenteado.

As franjas continuam também nessa estação, escolha uma que combine com seu rosto e dá-lhe tesoura =)


Já o comprimento do cabelo tem para todos os gosto, desde o famoso Joãozinho até o compridão. O único detalhe que todos os cabelo vem sempre desfiados ou em camadas, para dar leveza e balanço ao cabelo.



É isso meninas, depois eu volto com mais novidades =)
Beijocas.
Sobre a Autora:
Renata Nicolau- É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), trabalha com fitness desde 1996. Cursou Estética no CEAC / Portugal. É Maquiadora, Consultora de Beleza Mary Kay e Designer…

DIY: Porta Lápis com palito de sorvete

Ai que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo que ficou =) ...  AMEI!!! Olha só o DIY que trouxe para vocês hoje... Baratinho, super fácil de fazer e rápido... Quer aprender? É só continuar lendo o post que em seguida tem o vídeo com o passo a passo.

DIY: Porta-Maquiagem feito de caixa de papelão =)

Amoressssssss...tudo bem?
Andei fazendo "arte" essa semana, além de trabalhar que nem uma louca =)
Resolvi reciclar alguns materiais à meu favor, por enquanto, quem sabe não dou uma expandida na reciclagem...Bom, estava precisando de um cantinho para aconchegar minhas maquiagens, mas não estava querendo gastar muita grana, por enquanto, mesmo porque quero encontrar o que eu realmente gosto, para não jogar dinheiro fora né...Por isso resolvi investir em reciclagem, papelão, papel contact...acho que é uma ótima dica para quem não quer gastar muito também.
Não fiz o vídeo porque foi minha primeira "arte" da reciclagem, não sabia no que ia dar heheheheh, mas quem sabe numa próxima eu o faça...Por enquanto ficamos nas fotos.
Primeiro passo é escolher uma caixa, com o tamanho ideal para suas makes, e escolher também o formato que você deseja dar para ela...Eu escolhi recortar dos lados na diagonal, para ter uma base legal no tamanho das paletas, tipo da maior para a men…